FIZ SUPLETIVO. QUERO FAZER ENGENHARIA!

(Publicado em 09/02/2012)

[IMG2;duvidas.jpg;E]Oi Ênio, descobri o seu site recentemente e acessá-lo só fez aumentar meu interesse pela Engenharia. Pretendo entrar em breve para a faculdade e fazer este curso.
Minha dúvida é a seguinte: Como durante o ensino médio interrompi meus estudos por três anos, quando voltei a estudar tive que fazer o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Fiz o segundo e o terceiro ano em apenas um, por isso o ensino ficou muito comprometido. Estou receioso, não sei como me preparar, tenho medo de enfrentar muita dificuldade no curso. Como me preparar para não entrar na faculdade e ficar perdido?
Grato pela atenção.
Abraço.

Mário Sabino | Uberlândia-MG
(Nesta seção, o nome e a cidade são trocados sempre que solicitado pelo leitor)

Resposta de Ênio Padilha

Mário
Não vou enganar você. Se você entrar numa boa escola de Engenharia, o fato de não ter cursado o ensino médio regular vai fazer falta sim, pois há muitas coisas que o curso de Engenharia considera como pressupostos. Uma delas é a de que o aluno já DOMINA a matemática básica e a Física do Ensino médio (isso, infelizmente, quase nunca se obtém no ensino supletivo).

Minha sugestão para você agora é RECUPERAR O TERRENO PERDIDO. Ou seja: estudar pra valer!

Vou dar uma dica: reserve uma ou duas horas por dia para estudar, aqui mesmo, no computador.
Procure, no YouTube pelo canal TELECURSO 2000. Procure pelas aulas de matemática, física, química, português e inglês.
Organize seus estudos. E estude com disciplina. Faça os exercícios recomendados. Isso funciona mesmo, pode acreditar.

Importante. Se, no meio do percurso você passar no vestibular, continue os estudos dessas matérias básicas. Isso vai ser muito útil mais à frente.

ÊNIO PADILHA
professor@eniopadilha.com.br



Para mandar a sua pergunta clique AQUI. A pergunta será respondida aqui no site.

Comentário #1 — 28/08/2014 09:02

Lorena Ribeiro Dos Santos — estudante — Entre Rios - BA

Oi Ênio tudo bem?
Estou no primeiro ano do ensino médio mas estou muito atrasada e gostaria de fazer o CPA, mas estou com medo de me prejudicar na hora que eu for me matricular na faculdade.
Prejudica mesmo, me ajuda.
Obrigado, Abraço.

Réplica de Ênio Padilha

Oi, Lorena
No seu comentário você não informa a sua idade. Mas, à menos que você já esteja com 60 ou 70 anos, você não está ATRASADA.
O que você está chamando de "estar atrasada" é, na verdade, "estar com pressa". São duas coisas muito diferentes.
E, como você sabe, "a pressa é inimiga da perfeição".

Então, aqui vai a resposta que você não quer ouvir mas que é a mesma que eu dou para todos que me perguntam: faça o ensino médio regular. Estude com muita dedicação. Prepare-se bem para entrar numa boa faculdade. Invista no seu futuro o que você tem para investir: o seu tempo, a sua energia e a sua vontade.
Seu futuro agradecerá.

Comentário #2 — 28/08/2014 12:31

Ligia Fascioni — Engenheira eletricista — Berlim, Alemanha

Eu daria as mesmas respostas; sou fã do telecurso!!!

Réplica de Ênio Padilha

Eu sou fã do Telecurso desde os primórdios.
Fiz ensino médio regular (entre 1977 e 1979 - no Instituto Estadual de Educação - Florianópolis). E acordava de madrugada para ver as aulas do Telecurso. Me ajudou muito no vestibular.

Comentário #3 — 29/08/2014 19:50

Lorena Ribeiro Dos Santos — Estudante — Entre Rios

Oi Ênio tudo bem?
Estou no primeiro ano do ensino médio mas estou muito atrasada, pois tenho 19 anos e sei que vou perder de ano pq estou com problemas familiares e isso está atrapalhando minha frequência nas aulas e perco muitas provas por isso, e gostaria de fazer o CPA, mas estou com medo de me prejudicar na hora que eu for me matricular na faculdade.
Prejudica mesmo??
Obrigado, Abraço.

Comentário #4 — 12/09/2014 09:28

Lorena Ribeiro Dos Santos — Estudante — Entre Rios

Oi Enio, te fiz uma pergunta acima e aguardo a sua resposta.
Muito obrigada, Abraço!

Réplica de Ênio Padilha

Já respondi, Lorena.
Olha ali em cima, no comentário #1

Comentário #5 — 11/12/2014 15:00

magda moema brito silva — AUTONOMA — CASTANHAL PA

Oi Enio .!
Eu terminei meu 1 grau a 10 anos e agora voltei a estudar e consegui meu certificado ,só q consegui pelo supletivo Eja..E somente uma vez por semana em 1 ano e meio , estou querendo entrar na faculdade ,mas estou com muito medo ,de enfrentar muita dificuldade ..Me der um caminho a segui ..O q eu faço ?
obrigada

Comentário #6 — 16/01/2015 22:15

lf_egidio@hotmail.com — Corretor de Imóveis — Rio de Janeiro

Caro Sr. Ênio,

Por motivo de força maior tive que pausar meus estudos há um tempo atrás, porém concluí no ano passado o 2º grau em supletivo. Sempre tive vontade de ingressar ao curso de Engenharia da Computação, porém sempre me achei incapaz de um dia ser um Engenheiro devido à minha situação anterior, pois sinto meus conhecimentos mais reduzidos do que uma pessoa que cursou o 2º grau normal, e não tem como negar que isso é fato. Nunca tive muito incentivo dos meus pais em relação aos estudos, hoje sou casado, tenho 26 anos, minha esposa é conhecedora da minha situação e ela me disse que eu sou capaz SIM de ser um Engenheiro. Estive olhando na grade curricular deste curso e confesso que fiquei pasmado e ao mesmo tempo com um certo receio, pois coisas que nunca nem ouvi falar estão na grade deste curso. Aprendi a montar/desmontar e formatar computadores sozinho, sou bom em raciocínio lógico, porém sou péssimo em matemática. Quero muito fazer algo relacionado à computação, pensei até em Ciências da Computação, achando que fosse \\\"mais fácil\\\" do que a Engenharia da Computação. Será que se eu estudar pelos canais de ensino do Youtube e ao mesmo tempo cursando, é possível que eu consiga acompanhar o curso sem \\\"tropeçar\\\"? Caso o Sr. tenha alguma sugestão de curso para mim será muito bem recebida, talvez eu não possa ser Engenheiro um dia, mas, se eu tiver um diploma de graduação em minhas mãos um dia, sem dúvidas serei um vencedor. Trabalhei um tempo em indústria e confesso que já me deparei com certos Engenheiros que mal sabem a tabuada, rsrs.

Comentário #7 — 20/01/2015 21:49

Laine — estudante e manicure — Nossa senhora das Dores

Oi. Eu tenho 20anos estou atrasada três anos no primeiro ano. Reprovei os três anos em matemática. Estou querendo fazer supletivo mas estou com muito medo de da problemas no dia de mim fazer a faculdade de educação física. Eu gostaria de saber se tem algum problema ❓

Comentário #8 — 03/02/2015 19:38

Paulo henrique — barbeiro — BH

Ola sr.Ênio por Coincidência minha pergunta e a mesma da colega a cima ( laine ). Tbm quero fazer ed.física sempre gostei de esportes e desse meio. E tbm preciso terminar o ensino medio. Pq parei no 2° ano. Também irei fazer o Telecursos. Iai terei problemas em ser um educador físico? Des de já agradeço. Obg

Comentário #9 — 11/02/2015 04:11

Louise Gabriele de souza peixoto — estudante — SALVADOR

Oi Enio .
Tenho 17 anos completo 18 anos em abril .
Perdi de ano e me atrasei. Vou começar a cursar 1 ano ddo ensino médio . Teria um meio de estudos ou ate escolas especializadas em aceleração?

Comentário #10 — 22/02/2015 02:07

lucas de deus marcondes — dba — curitiba

Olá Ênio, minha duvida e a seguinte tenho 27 anos e terminei meu ensino médio supletivo, gostaria de saber se tenho condições de cursar uma faculdade de engenharia da computação,pois tenho muito interesse na TI. E também trabalho em uma empresa da area de telecomunicações e a possibilidade de crescimento mas tenho receio devido a minha idade e meu ensino médio

OBS. ja passei no vestibular do curso referido acima

Comentário #11 — 20/04/2015 15:52

selma — — sp

Oi.. ÊNIO tudo bom eu conclui a oitava serie, e agora vou fazer o ensino médio pelo supletivo em 60 dias quais as possibilidades de me da bem na faculdade? mesmo prestando muita atenção nas aulas, ou devo fazer um curso preparatório primeiro por alguns meses?

Comentário #12 — 10/07/2015 16:58

lucas cavalcante dos anjos — nem umá — bananeiras PB

Oii tenho 17 anos e vou fazer 18 em outubro e estou pesando em fazer o Ejá isso vai prejudicar em alguma coisa na minha vida?

Comentário #13 — 10/07/2015 17:02

lucas cavalcante dos anjos — nem umá — bananeiras PB

Oii tenho 17 anos e vou fazer 18 em outubro e estou pesando em fazer o Ejá o 2° e 3° ano isso vai prejudicar em alguma coisa na minha vida?


Comentário #14 — 10/07/2015 17:05

lucas cavalcante dos anjos — nem umá — bananeiras PB

Oii tenho 17 anos e vou fazer 18 em outubro e estou pesando em fazer o Ejá o 2° e 3° ano isso vai prejudicar em alguma coisa na minha vida?





Comentário #15 — 11/07/2015 14:30

Rebeca Moreira — psicologia — Vila Velha

Enio,tenho uma duvida,fiz uma prova de supletivo para acabar o ensino médio,e agora estou querendo entrar numa faculdade particular pra cursar psicologia,pois nao me inscrevi pro enem? Posso fazer a faculdade particular?

Comentário #16 — 11/08/2015 19:29

TAIANE SANTOS — — RIO DE maneiro

Comentário #17 — 08/10/2015 09:05

Jessica Isabel — Do lar — São Paulo

Oi Enio tenho 24 anos, e pretendo entrar pra faculdade, de Ciências Contábeis. Tenho dificuldade com matemática, porém gosto muito da matéria, estou estudando pra fazer o enem,vou fazer pela segunda vez.
Minha média foi de 500, no ano que fiz. Eu terei dificuldades nesse curso, por ter dificuldades com a matemática.
Obrigada

Réplica de Ênio Padilha

Fique tranquila, Jéssica.
Se você GOSTA de Matemática a coisa já está à caminho de se resolver. Na faculdade você terá a oportunicade de aprender a matéria, com a necessária profundidade. É só fazer tudo o que os professores disserem pra fazer. Isso é importante.

Comentário #18 — 23/08/2016 23:17

Bianca Andreassi — Cabeleireira — São Paulo

Ola Ênio tenho 23 anos e não terminei meus.estudos...agora quero retonar , e estava pesquisando e vi um supletivo de 3 meses numa escola que usa o programa de ensino telecurso 2000... queria sabe se é bom..se pode fazer faculdade se é recomendado é conhecido pêlo mec...? Pois estou perdida pois tem muitas escolas que enganado... obrigado aguardo.sua resposta

Comentário #19 — 20/09/2017 22:43

Luana — Desempregada — Sonora

o fato de eu ter feito o EJA atrapalha minha carreira profissional futuramente?

Comentário #20 — 15/02/2019 20:33

Luana Coutinho — Atendente — Teresópolis

Tenho 18 anos e estou fazendo EJA pq parei no sexto ano do fundamental e estou voltando agr, queria saber se fazer o EJA vai me atrapalhar na faculdade de psicologia ?

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4448159

8