OS BLOGUEIROS VENCERAM A GUERRA CONTRA O ECAD.
E AGORA?

Agora é hora de saber se a chamada blogosfera (a comunidade de produtores independentes de conteúdo na Internet) é capaz de assumir causas ou apenas defende, de forma egoísta, seus próprios interesses.

Na semana passada acompanhamos o escândalo promovido pela cobrança, por parte do ECAD aos blogueiros que inserem vídeos do YouTube nos seus posts. Veja detalhes do assunto AQUI e AQUI

Blogueiros do Brasil inteiro declararam guerra ao ECAD. Eu entrei nessa também, embora nosso site faça muito pouco uso desse recurso (vídeos do YouTube). É uma questão de princípios. Já falaremos disso adiante.

Pois bem. Quem não sabia o que era o ECAD acabou descobrindo que se trata de uma das instituições mais odiadas do país. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD é um resquício do que havia de pior no Regime Militar. Criado por uma Lei de 1973, o ECAD recebeu poderes supremos e tem agido de forma arbitrária, gananciosa e abusiva desde então. Já estragou festas de aniversário, casamentos, quermesse de escola... já perturbou restaurantes, bares, lanchonetes, consultórios médicos, e qualquer lugar onde haja uma caixinha de som tocando música.

Mas nunca tinha mexido com a Internet. E quando os metralhas do ECAD olharam para aquele mundão de blogs e portais devem ter pensado, \"é o paraíso! Vamos nos esbaldar e encher as burras com o dinheiro desses trouxas.\"

Bando de incompetentes! Se deram mal. Muito mal. A reação da Internet foi tão forte que, em menos de uma semana, eles recuaram. Desistiram das cobranças e dizem que estão reavaliando o procedimento. Em outras palavras, o problema dos Blogueiros com o ECAD acabou. Pronto!

Agora é que eu quero ver o que havia de ideologia e o que era simples fisiologismo na blogosfera.

Afinal, queremos que o ECAD não nos aborreça ou queremos que o ECAD não aborreça ninguém?

Não nos importaremos se o ECAD continuar incomodando donos de lanchonetes, consultórios de dentistas e festinhas de aniversário, desde que não mexa nos sites e blogs?

A escandalosa forma de gestão do ECAD e o autoritarismo das suas atitudes são da nossa conta? mesmo que eles não estejam mais nos perturbando com suas cobranças absurdas?

Agora eu quero ver! Temos de manter a luta contra esse bando de vampiros, batedores de carteira, corruptos e gananciosos. A comunidade da internet tem uma grande chance de se engajar numa luta que vale a pena, mesmo que os beneficiários sejam os outros.

A luta é justa.
Ao abandonar a briga com os blogueiros o ECAD fez uma aposta estratégica: sem a oposição da Internet eles podem se perpetuar na sanha arrecadadora voraz. Porque as outras vítimas desses achacadores não têm instrumentos de defesa eficientes.

Precisamos assumir a defesa dessa parcela da sociedade.
Guerra ao ECAD. Até a sua extinção!

ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | ep@eniopadilha.com.br



PS.: Importante salientar que a questão não é (de maneira nenhuma) contra os DIREITOS AUTORAIS.
Artistas e intelectuais devem, sim, ter um mecanismo que permita a proteção dos seus direitos financeiros sobre suas obras. Isso precisa ser protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, que está em processo de revisão. A questão é o comportamento autoritário, ganancioso, predador e nada transparente dessa quadrilha chamada ECAD.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4455338

3