DISCURSO DE POSSE DO PRESIDENTE DO CONFEA
ENG. JOSÉ TADEU

Discurso de posse do presidente do Confea, Engenheiro Civil José Tadeu da Silva, na solenidade ocorrida no Senado Federal, em 14 de março de 2012.

O presidente José Tadeu é um lider carismático e articulado. Geralmente tem falas claras e bastante ispiradoras. Mas, confesso que eu esperava um discurso com um pouco mais de conteúdo, nessa cerimônia de posse.

Não vi o evento todo (não estava lá) e, portanto, não posso julgar o discurso fora do seu contexto. Mas algumas coisas me chamaram a atenção

Nas saudações iniciais muitas pessoas e instituições foram citadas. Os ex-presidentes do Confea Frederico Bussinger, Henrique Luduvice e Wilson Lang. E só.

O ex-presidente Marcos Túlio não estava na cerimônia? ou a não citação do seu nome foi só uma indelicadeza política mesmo?
Se foi, já começou mal. Sem a grandeza necessária aos vencedores.

Depois perdeu-se ao definir a técnica usando justamente um texto da Igreja Católica (inimiga histórica da ciência) até chegar à afirmação de que nós, Engenheiros, somos \"os profissionais do bem\". Fiquei me perguntando, quem seriam \"os profissionais do mal\"?

Também senti falta, no discurso do nosso presidente, de uma palavra aos colegas Arquitetos, que acabam de inaugurar uma nova e importante fase nas suas histórias. Embora tenha citado os demais Conselhos Profissionais, faltou uma menção especial (eu acho que cabia) ao CAU.

Gostei de saber da disposição do presidente no sentido de promover a Modernização da Legislação Profissional. Isto é uma providência muito bem-vinda, com certeza

Por fim, ficou uma dúvida: afinal, o que o nosso presidente quis dizer, quando falou (11min25s) \"...por isso nós sabemos da importância que nós estamos assumindo ao sermos diplomados nessa noite, aqui, de forma enigmática, nesse auditório do Senado, para fazer com que o sistema responda a necessidade da população e do país.\"

Não consegui decifrar o enigma!

Comentário #1 — 20/03/2012 16:14

Arnaldo Pugliesi — Economista — São Paulo

Verdadeiramente o enigma do atual presidente do Confea deve estar escondido nos passeios internancionais que ele realiza com dinheiro público, buscando votos para ser eleito. Onde andarás o MPF para colocar este cara no lugar dele.

Comentário #2 — 30/07/2017 11:40

CLEITON JOSÉ DE SOUZA — Empresário — APARECIDA DE GOIÂNIA

Sendo ele maçom grau 33, sabendo-se que um dos lemas desta ordem é a ordem pelo caus, dá pra imaginar...

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4448176

5