QUEM PRECISA DE EMPREGADOS?

(Publicado em 23/08/2012)



Muitos escritórios de Arquitetura e de Engenharia, no Brasil, funcionam sem um único empregado. Nem uma secretária. É apenas o profissional que, sozinho, cuida de todas as tarefas. Infelizmente isso é uma realidade em um número muito maior de escritórios do que a maioria de nós imagina.
São o que eu chamo de \"euscritórios de Engenharia ou de Arquitetura\"


Uma empresa (qualquer empresa, e isso inclui um escritório de Arquitetura ou de engenharia) deve utilizar os seus recursos para produzir aquilo que irá disponibilizar ao mercado (os produtos) proporcionando, assim, uma série de benefícios aos stakeholders.

Stakeholder é todo indivíduo (ou grupo de indivíduos) que tem com a organização uma relação de propriedade, poder, influência ou interesse. Pode ser Stakeholder Primário (acionistas, empregados, consumidores e fornecedores) ou Stakeholder Secundário (comunidade, governo e sociedade).

Os principais recursos que uma empresa dispõe são os seguintes:



• Recursos Materiais (recursos físicos, como edifícios, prédios, máquinas, equipamentos, instalações, ferramentas, matérias-primas, etc);
• Recursos Naturais (recursos disponíveis na natureza, que as empresas utilizam para construir as instalações ou como matéria prima);
• Recursos Financeiros (capital, dinheiro em caixa ou em bancos, créditos, contas a receber, investimentos, etc);
• Recursos Humanos (pessoas que trabalham na empresa);





Cada tipo de empresa valoriza o tipo de recurso que tem maior participação e importância no seu processo produtivo. Assim, por exemplo, um banco valorizará muito mais os seus recursos financeiros, uma fábrica terá de dar especial atenção aos recursos materiais, uma mineradora cuidará dos seus recursos naturais...

E uma empresa prestadora de serviços deverá dar especial atenção aos seus Recursos Humanos, pois esse recurso é o mais decisivo para o sucesso desse tipo de empresa.

Um Escritório de Arquitetura/Engenharia é uma empresa fornecedora de serviços. deveria dar muita importância a essa questão dos empregados. As faculdades de Arquitetura e de Engenharia deveriam ensinar isso de forma muito insistente aos seus alunos: Arquitetura e Engenharia são atividades profissionais que não podem ser exercidas (com sucesso comercial) de maneira solitária e individual. É preciso uma equipe de trabalho para transformar as ideias e as soluções que estão na cabeça do engenheiro ou do arquiteto em um produto comercialmente viável.

Uma equipe de trabalho (secretárias, assistentes, estagiários e outros profissionais) bem selecionada e bem treinada é um grande diferencial competitivo pois, embora não seja um recurso raro, pode ser idiossincrático (o concorrente não consegue imitar e é um recurso feito sob medida para aquele escritório em particular).

Embora o simples fato de ter uma secretária não constitua ponto forte de um escritório de Engenharia/Arquitetura, a recíproca (não ter uma secretária) constitui um ponto fraco da empresa que pode ser explorado pelos concorrentes.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br



Texto extraído do livro ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ARQUITETURA




---Artigo2012 ---Administração


DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4460789

7