Comentário #1 — 31/08/2006 19:26 solimar de castro bastos — ex-engenheirocivilcassadopelaanuidadedocreamg — itapagipe mg |
ok colega tenho ultimamente lendo seus artigos e sobre sua atuação frente as associações de engenheiros regionais na motivação da classe em ainda acreditar valer apena ser engenheiro, moro numa pequena cidade do triangulo com poucos mais de 3000 imóveis mas temso mais de 30 colegas por aqui e apenas o da prefeitura tem emprego e é informal sem salario mínimo e sem aposentadoria pois é cargo de confiança, assim nos os outros ficamos apenas com o diploma na parede, quanto ao mercado e a ação do crea, o errado não é a estrutura como critica, no geral o crea funciona de acordo com a realidade de maercado que não existe, se algum dia vier na associação dos engenheiros de uberaba ou de uberlandia os presidentes terão um imenso prazer em comentar a ação defasta dos inspetores que auto denominam deus apos a posse ao cargo honorífico, então está faltando é a tal pnl aos membros que aceitam ser inspetores. |
Comentário #2 — 25/10/2006 01:07 Maurício Fontana — Arquiteto-Engenheiro de segurança do trabalho — Pelotas |
Prezado Ênio. Acho que você tocou no ponto nevrálgico da relação do CREA com seus fiscalizados: a destinação do montante da arrecadação efetuada junto aos profissionais a cada começo de ano. Além disso a tal fiscalização beira o desvairiu. Quase sempre acompanhada da truculência habitual. Cartinhas prematuramente ameaçadoras, muitas vezes por precariedade do controle do próprio órgão. Talvez o problema da entidade seja o abarcamento de tantas categorias profissionais, sim porque quando falamos em engenharia lembramos que ela é dividida hoje em mais de 10, algumas delas não tem sequer uma câmara de representantes. Hoje vemos que um estudo recente concluiu que pouco mais de 30% da classe dos engenheiros atua no mercado, mas pelo jeito isso não é matéria para debate do CONFEA, que parece não ter interesse no engajamento de questões sociais no que tange aos seus próprios credenciados. Mas pra que mexer num castelo tão solidamente edificado, há de pensarem, não achas? Um abraço. |
RÉPLICA DE ÊNIO PADILHA |
Meu caro Maurício. |
Comentário #3 — 02/06/2007 22:10 lino alves de almeida — Engenheiro de Operação Edificações — Juazeiro Do Norte |
Caro Maurício, recentemente o CREA/CE conseguiu cassar a liminar coma qual eu conseguia sobreviver com meus projetos, porém esse não é a minha única restrição em relação ao CREA, em nenhuma época nunca viu-se sequer o esbosso de uma prestação de contas do dinheiro arrecadado. |
Comentário #4 — 21/06/2007 11:58 Rui Bertim de Campos — Engenheiro de Materiais — Limeira |
Nós , os "Engeheiros Peões", os Engenheiros Mecanicos, de Produção, de Materiais, Eletrônicos, grande parte dos Elétricos e dos Civis, que sobrevivemos vendendo nosso serviço sob vinculos empregatícios, estamos "totalmente" desamparados por nosso Conselho de Classe. O CREA está parado nos padrões dos anos 50, quando um Engenheiro abria seu escritório e vendia Projetos. O mundo mudou (não discuto se para melhor ou pior) mas nossa entidade parou no tempo. Pagamos uma anuidade sem retorno nenhum. Hoje é impossível a existência de uma entidade sem transparência, que não mostre onde aplicou o que arrecadou (que não é pouco) ou mostre conquistas. O CREA é uma instituição cujo o objetivo é afagar a vaidade de pseudo-líders e continuar executando atividades que eram pertinentes à algumas décadas. As máximas do mundo moderno de trabalho em equipe são incompativeis com a estrutura personalista e retrógrada do CREA. Por isso odiamos esse expoliador de nossos recursos. |
Comentário #5 — 14/05/2009 10:51 Mario Roberto Dal Zot Flores — Eng. Mecânico e Seg. do Trabalho — Santa Rosa - RS |
Concordo em gênero, número e grau com todas as manifestações supra citadas mas, observo que o principal está na própria legislação, que considero anacrônica. Basta observar que a Lei 5194, base principal de ação dos CREAs foi criada no apagar das luzes de 1966 sob um regime e por consequëncia, pensamento e ações autoritárias. A sociedade clamou e conseguiu a tão sonhada democracia, mesmo que torta do jeito que se encontra, mas o sistema CONFEA/CREA continua com o velho cacoete das leis de gabinete sem observar o que se passa com os seus profissionais e sociedade em geral. Hoje com as atuais legislações cíveis, criminais, trabalhistas, e outras, o sistema CONFEA/CREA tornou-se apenas um coadjuvante na condenação de seus profissionais, advertindo ou "cassando" após condenação sentenciada por estas outras legislações. Acho interessante que seja realizada ampla reavaliação de toda a legislação do sistema CONFEA/CREA, observando a atual realidade dos profissionais e da sociedade. |
Comentário #6 — 27/05/2009 17:44 solimar de castro bastos — engenheiro civil — itapagipe mg |
não achei um link sobre sua ultima postagem com o seminario de alagoas, dá a entender que representa o confea se isto for vedadeiro nunca mais acesso seu site, só sendo engenheiro para saber o quanto é inutil o sistema crea/confea |
Comentário #7 — 03/07/2009 17:20 Livio José da Silva — Professor e Desenhista Industrial na Universidade Federal de Campina Grande — Campina Grande |
Caro Ênio |
Comentário #8 — 12/05/2010 11:09 Paulo Sérgio de Jesus Silva — Engenheiro Ambiental — Fernandópolis-SP |
Caros colegas, deixo aqui uma sugestão a respeito da cobrança de anuidade do sistema CONFEA/CREA: Eles vivem aplicando restrições a nossas atividades. Então, que tal pagarmos somente pelas atribuições que nos concedem. Ou seja, se um engenheiro tem aquelas famigeradas 18 atividades da Res. 218, paga integralmente; se tem menos, paga propircionalmente às atividades que possui como atribuições. Nada mais justo. |
Comentário #9 — 24/05/2011 08:53 José Gonçalves — Engenheiro Elétrico — Petrópolis, RJ |
Infelizmente o CREA tornou-se o ECAD dos profissionais de engenharia. |
Comentário #10 — 22/11/2011 10:51 Gleidison Santos — *Profissão — Fortaleza |
Estou precisando de uma ART , estou com uma obra de 69.90 m , CREA foi na minha obra, EU JÁ TENHO UMA PLANTA CASA MAIS SÓ FALTA ART. |
Comentário #11 — 12/01/2012 22:01 Roberto Neiva — Tecnico Estrutura Naval — Macae/RJ |
CREA orgao inutil,sem finalidade e/ou aplicacao pratica--para os engenheiros bem como para os tecnicos os sindicatos atenderiam perfeitamente . |
Comentário #12 — 27/01/2012 17:36 Diego Sousa Dias dos Santos — Estudante — Salvador |
Olá, |
RÉPLICA DE ÊNIO PADILHA |
Prezado Diego |
Comentário #13 — 28/01/2012 14:19 Silton Henrique — Arquiteto e Urbanista — Cajazeiras/PB |
Boa Ênio, em sua resposta ao jovem Diego, não podemos abdicar do raciocínio e servirmos apenas de propagadores das instituições, como se fôssemos aqueles burros usando "pestanas", nome dado em minha região às abas de couro para que este animal não se assuste com acontecimentos laterais. Sou um estranho no ninho neste momento, pois sou Arquiteto, com a primeira letra em maiúscula, e me encontro em outro Conselho, porém em formação, que é o caso do CAU. Por 15 anos estive atrelado ao CREA/PB e concordo com os artigos acima. Não existe comunicação e sim um adestramento dos profissionais aos ditames deste Conselho, e como dito por você de forma tão inteligente, "Sem um "espaço de contradição" nenhum sistema tem legitimidade. Sem a discussão dos opostos não há credibilidade na informação." Casos como esse recente na cidade do Rio de Janeiro mostram como somos importantes para este país e como podemos contribuir para seu crescimento e diminuição de tragédias, vide urbanismo. Mas antes é preciso fazer uma lavagem ética, moral, comportamental e acadêmica nas pessoas responsáveis pelo ensino destas profissões, o engenheiro aprende apenas a ser um pouco diferente do mestre de obras, assim como os arquitetos a serem um pouco diferentes dos decoradores nas universidades. Não existe valorização profissional, não existe um plano de carreira neste país para os estudantes, um estreitamento das relações entre universidades e empresas e saímos destas instituições totalmente desnorteados e sem valor para o mercado. "Esse menino se formou agora, deve fazer um preço bom..." Ao estudante de medicina, o mesmo encontra possibilidades, mesmo de forma ilegal, de se ganhar enormes quantias nos PSfs deste Brasil desmantelado e improvisado rumando ao status de primeiro mundo sem observância ao procedimentos, processos de formação e o devido cumprimento de normas. Parabéns pelo seu trabalho! |
RÉPLICA DE ÊNIO PADILHA |
Silton |
Comentário #14 — 29/06/2012 16:04 Vanessa — estudante — SALVADOR |
Crea não passa de um CREUUUU!!! em nossos bolsos, pois mandam folhetinhos de cursos, palestras, revistinhas, mas vaga de emprego que é bom não mandam para gente. Isso é indignante... ESTOU ESTUDANDO E PRECISANDO QUE MEU PAI SEJA EMPREGADO NA ÁREA, ENTRETANTO, AO INVÉS DE EMPREGO MANDARAM ELE PAGAR R$ 183,75. ESSE DINHEIRO FEZ FALTA NA MINHA CASA POIS ELE ESTÁ DESEMPREGADO E MINHA MÃE VENDE AVON E NATURA. É ELA QUE SUSTENTA A CASA E EU A AJUDO. MINHA MÃE QUE TEVE QUE PAGAR O CREA DELE ACREDITANDO QUE VALERÁ A PENA E QUE ELE TERÁ UMA OPORTUNIDADE, MAS ACHO QUE ISSO É PURA ILUSÃO. FIQUEI TRISTE POIS FALTOU COMIDA EM CASA PARA PAGAR O CREA. ESSE MÊS DE JUNHO DE 2012 ESTÁ SENDO UM PESADELO PARA MIM E MINHA FAMÍLIA POR CAUSA DO CREA. NAS MINHAS ORAÇÕES PEÇO A DEUS PARA QUE NENHUMA FAMÍLIA PASSE O QUE A MINHA ESTÁ PASSANDO, POIS COM 14 ANOS SOU OBRIGADA A TRABALHAR... NÃO POR MEUS PAIS, MAS PELA SOCIEDADE QUE NÃO DÁ OPORTUNIDADES AS PESSOAS MENOS FAVORECIDAS. UM BEIJO PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA AREA TÉCNICA E ENGENHEIROS ^ ^ . E DEIXO AQUI O MEU DESCONTENTAMENTO COM OS GESTORES INTEGRANTES DO CREA CONFEA QUE NÃO PASSAM DE EXPLORADORES E NÃO DÃO FORÇAS AOS SEUS TÉCNICOS E ENGENHEIROS DO BRASIL. T_T |
Comentário #15 — 02/07/2012 21:34 Paulo Luporini Pastore — engenheiro mecanico — Sao Carlos |
Trabalho desde 1983, nunca me pediram o tal do CAT, ai nestes dias me chamaram para trabalhar numa usina, pronto perdi um ganho que ia tirar eu do atoleiro, mas, não tinha o CAT e nem vou ter, por que é uma burrocracia, como se acha que um empresário que eu pedi demissão em 2010, como se acha que uma empresa que eu trabalhei em 1994 que fechou, como se acha que numa empresa que trabalhei me demiti de novo por que não era respeitado, como vou pedir a este povo documentos, o CREA deve estar delirando, foi criado para grandes empresas, já empresas pequenas que não tem estrutura, se não tem como obter documentos, ou seja estou morrendo de fome, a única coisa que aprendi a fazer foi ser engenheiro, e agora o CREA tá me tirando empregos, já perdi dois em duas semanas atrás, um por que era de outro estado e eu paulista não aceitaram, queriam lá documentos que eu estaria agindo em duplacidade, e quem iria dar estes documentos são as empresas que sou RT, se acha que o povo que eu trabalho são na maioria semi analfabetos vão assinar um termo que eu trabalho em duplacidade, o CREA tá louco, e ter todas as ART´s com eles que passamos, o CREA ficou doido, e eu sem trabalho, vou fazer o que dá vida com 60 anos de idade, desde 1983 trabalhei como engenheiro, agora que sou autônomo querem me foder, é isto, só pode ser isto, pago tudo que querem, e na hora que eu preciso trabalhar me fodem, é tá certo isto. |
Comentário #16 — 02/07/2012 21:43 Paulo Luporini Pastore — engenheiro mecanico — Sao Carlos |
Nós , os "Engeheiros Peões", os Engenheiros Mecanicos, de Produção, de Materiais, Eletrônicos, grande parte dos Elétricos e dos Civis, que sobrevivemos vendendo nosso serviço sob vinculos empregatícios, estamos "totalmente" desamparados por nosso Conselho de Classe. O CREA está parado nos padrões dos anos 50, quando um Engenheiro abria seu escritório e vendia Projetos. O mundo mudou (não discuto se para melhor ou pior) mas nossa entidade parou no tempo. Pagamos uma anuidade sem retorno nenhum. Hoje é impossível a existência de uma entidade sem transparência, que não mostre onde aplicou o que arrecadou (que não é pouco) ou mostre conquistas. O CREA é uma instituição cujo o objetivo é afagar a vaidade de pseudo-líders e continuar executando atividades que eram pertinentes à algumas décadas. As máximas do mundo moderno de trabalho em equipe são incompativeis com a estrutura personalista e retrógrada do CREA. Por isso odiamos esse expoliador de nossos recursos. |
Comentário #17 — 02/07/2012 21:54 Paulo Luporini Pastore — corretor de imóveis desistente — Sao Carlos |
Fui corretor de imóveis a vida toda, fiz engenharia, e voltei a ser corretor em 2007 com carteira do CRECI, para meu espanto na minha cidade que é do tamanho de um botão de camisa, as imobiliárias dominam, ai desisti e voltei a ser engenheiro, mas, fiquei sem pagar as anuidade, eleições, ou seja de 2011 para cá todos os meses pago dividas que me vieram a me cobrar, e se tu não pagar uma das mensalidades perdem todas tem que pagar de novo, ou seja, o CRECI me fod..... agora o CREA me tira empregos, e vejo que todos os engenheiros que conheço no Brasil afora estão na mesma situação que eu não possuem o tal CAT e nunca terão, assim o CREA pisando na bola o CRECI pisando na bola, e eu neste mes de julho, duro, tudo que consigo ganhar pago tudo, e não sobra nada, minha dividas cresceram, daqui a pouco vou ter que trabalhar em outra coisa, ou seja todos os engenheiros terão que abandonar esta profissão, por que CREA e CRECI só nos exploram, nos tiram tudo, não fiscalizam obras de jeito nenhum, mas, o engenheiro é crucificado, já perdi emprego em 1998 por que o CREA apadrinhou a empresa que eu trabalhei, agora em 2012 perdi uma empresa na Bahia e outra agora aqui em São Paulo, nestes dias, tudo que eu aprendi foi ser um engenheiro honesto, que faço memória de cálculo de tudo e me pagam melecas, e o CREA e o CRECI tiram a vontade da gente ser gente, querem que a gente seja animal, ora vou ter que ir morar num zoológico deste jeito, lá como animal não vou pagar nada. Eu nem sei mais o que escrever, aos 60 anos de idade, ver que o mingau vai para o CREA e para o CRECI, todo mes pagando anuidades que deixei de pagar, e não atuo mais como corretor desde 2007, quando abandonei e vieram atrás me ameaçando de morte e me colocarem no Serasa, eles são assim, ou pagamos com que dinheiro, estão me forçando a virar ladrão, é isto que estão provando, neste mês de julho, meu dinheiro acabou não tenho residência, pago aluguel que já atrasei um mês, pago carro, daqui a pouco vou estar sem meu veiculo de trabalho, sem moradia, e vou pagar o que vou ter que cancelar o CREA também, é isto que querem. |
Comentário #18 — 30/08/2012 13:03 Fabiano Valente Nunes — Engenheiro Mecânico — São Paulo |
Algo simples sobre o CREA! Nunca recebi, em 10 anos de profissão um curso GRATUITO ou uma palestra GRATUITA. Tenho visto em 4 estados, 3 de grande porte (RS, SP, RJ) e isso não ocorre. No Conselho de Contabilidade do RS, meu cunhado recebe a cada 2 meses atualizações GRÁTIS! E o Crea não me dá nem desconto para usar o auditório que eu banco com meus Projetos, Laudos, Perícias, Cursos, Treinamentos e a minha anuidade. Onde existe respeito existe boa intenção. Sem respeito não há boa intenção... É o maior órgão de classe e o de maior rejeição! Uma vergonha! Pago pq preciso; pois, do contrário não tenho ânimo em fazer; pois, não o vejo como algo útil, mas sim algo que só quer abocanhar. Outra coisa são as revistas do CREA - RS, pesa a engenharoia civil, assunto na área de engenharia mecânica só uma vez a cada século. Onde está os outros engenehiros... cadê, volto a questionar, o respeito? Sem respeito não há obras salutares e onde falta o salutar não há boas intenções. O triste é não ter o que fazer e ter que viver com essa lepra. |
Comentário #19 — 04/12/2012 17:48 José Ferreira Nascimento — Eng.Produção — Ipatinga-MG |
A Engenharia movimenta o futuro e o mundo, não consigo imaginar que com tantos Engenheiros o CREAs são de péssimo atendimento aos associados!!!.Os CREAs são máquinas de dinheiro!!!! como foi relacionado a OAB fornece assistência aos membros, quanto os CREAs deixa todos indignados pelo mau atendimento. |
Comentário #20 — 25/02/2014 16:41 Arnaldo Lopes — Engenheiro Civil e Sanitarista — Brasília DF |
Vc sabia que 70% do PIB do BRASIL é produzido pela tecnologia? Muito bem. Foi falado aqui mil elogios a OAB e como faz parte do contexto dos advogados, a legislação da OAB é conhecida a fundo por todos os seus profissionais registrados. Pois bem. Vejamos os engenheiros. Aqui foi comentado que um colega precisando da CAT ( Certidão de Acervo Técnico) para obter um bom emprego não teria condições de reunir os documentos necessários. Ora, é sabido que ao iniciar qualquer trabalho de engenharia é necessário que se tenha uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Assim, ao concluir o trabalho que ali foi anotado, com valor, prazo de execução, objeto do trabalho a ser executado, identificação do contratante e outros detalhes que podemos considerar um contrato simplificado, vc teria elemento que somado com uma declaração (atestado técnico de execução) o depósito registrado do seu trabalho. Quando necessário vc poderia obter o tão sonhado currículo profissional chancelado pelo Conselho atestando a sua vida profissional necessário para o reconhecimento do seu valor profissional. No entanto não conhecemos a nossa legislação profissional e muito menos que anualmente é feito um congresso nacional para alterar aquilo que na nossa legislação não anda muito certo. Se não participamos de nosso Sistema por inteiro, não temos como reclamar do leite derramado. Por 9 anos dediquei ao sistema o meu trabalho como conselheiro regional de forma voluntária e prol da valorização de nossa profissão. Façam o mesmo. Enxuguem as lágrimas e participem com o seu trabalho corrigindo o que acham que está errado. Vcs por acaso sabem o que é Engenharia Pública ? Pois bem, os advogados tem a Defensoria Pública que é similar em atendimento a população carente na defesa de seus direitos. Precisamos movimentar na Câmara dos Deputados Estaduais e Federais e também no Senado para que seja implantado em todos os níveis de governos executivos, abrindo o campo profissional para mais empregos de engenheiros. Nada vai cair do céu se os colegas não se associarem na defesa de uma ideia. |
Comentário #21 — 03/07/2014 16:04 Paulo — Engenheiro Mecânico — São Paulo |
Vejo que no Brasil todo existem muitos engenheiros que pregam o CREA, mas tudo se mantém na inércia, leiam sobre este grupo: exatasmentes wordpress com |
Comentário #22 — 02/08/2014 12:13 Leonilo Lima — Estudante de engenharia civil — Pirpirituba |
Esse artigo reflete o que acontece hoje no nosso país a respeito do CREA, eu particularmente, odeio o CREA, um conselho totalmente ineficiente. |
Comentário #23 — 19/08/2014 21:00 Renze — Técnico em eletrônica — Salvador |
Adquiri o CREA em São Paulo. Nunca me foi útil por lá. Apenas quando fui trabalhar em um centro de pesquisas do governo da Bahia tive de apresentar o mesmo. Depois disso nunca mais o apresentei aos empregadores. Servia apenas como uma referencia de que eu tinha uma formação (vale mais do que um diploma). Trabalhei com aviação civil na area de galvanoplastia e depois em outros empregos ao qual nada tinha em haver com a função de eletrônica. Atualmente trabalho com manutenção de equipamentos científicos e me pediram o CREA. Fui no CREA-BA e fizeram uma pesquisa sobre a atualização do meu CREA. Para espanto meu não há nenhum registro. Ou perderam ou acham que estou em estado de graça (morto). Para mim esse CREA é apenas um órgão arrecadador de dinheiro e nada mais. Não ajuda em nada e só prejudica. Não há uma imposição de salário base dos profissionais com CREA. Se uma empresa deseja o CREA de um profissional que pague um salário de acordo com o que pede. |
Comentário #24 — 03/06/2015 13:07 ARNALDO CÉSAR FAVORITO JR — ENGENHEIRO CIVIL — CURITIBA |
(comentário excluído à pedido do próprio leitor) |
Comentário #25 — 21/08/2015 15:34 Henrique — Emprésario — Niterói |
Boa tarde. Sou sócio de uma empresa de prestação de serviços com aproximadamente 900 condomínios contratados. Nossos contratos são fixos, logo teria a obrigação de emitir 900 ARTS todo ano. |
Comentário #26 — 07/09/2015 20:24 Gonçalo Divino Baltazar — Tecnico em eletrônica — Belo Horizonte. |
Boa noite! Estou devendo o CREA-MG duas anuidades, 2014 e 2015. A empresa que trabalho não exige o crea e sim o diploma, ate mesmo porque faço um trabalho mais braçal e bem menos tecnico. Se eu não pagar posso sofrer algum tipo de trastorno? Ou simplismente vão cancelar meu registro? |
Comentário #27 — 21/12/2015 21:18 Sebastião Milhomem Silva — engenheiro mecânico — Três Pontas |
Sou Engenheiro e assim como os demais colegas, também não vejo o CREA com bons olhos, além da comunicação mencionada nos textos anteriores o CREA deveria fazer 2 coisas antes de mandar o boleto, pra ganhar o meu respeito. |
Comentário #28 — 31/12/2015 09:58 EDERSON LUIZ LAURINDO — Eng. Agrônomo e Eng. Seg Trabalho — Foz do Iguaçu-Pr |
O CREA-PR faz fiscalização seletiva, por exemplo não fiscaliza órgãos públicos e quando faz seleciona temas e funções que não comprometam estes órgãos, processei o CREA-PR pois cancelou várias ARTs mesmo eu possuindo CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR emetido pelo próprio CREA-PR. O CREA-PR não retribui o que pagamos em anuidade e ART, estamos \\\\\\\"órfãos\\\\\\\". |
Comentário #29 — 14/01/2016 14:49 Jayme Monteiro Cardoso — Engenheiro Mecânico — Volta Redonda |
Uma das coisas que efetivamente me tiram do sério em relação ao CREA (odeio o CREA), é que é um órgão que se assemelha a um policial truculento: Primeiro bate, depois pergunta o que houve, quando pergunta. Em outras palavras não há diálogo com o profissional, pune com multas altissimas, na maioria das vezes desproporcionais ao \"crime cometido\". Se você comete uma infração no trânsito antes da emissão da multa há o direito de defesa, se há um equívoco na declaração de imposto de renda a Receita Federal lhe chama para esclarecimentos antes de autuar. O CREA não concede o benefício da dúvida: PUNE. |
Comentário #30 — 04/02/2016 17:01 Gustavo Souza — Gerente de portfolio de projetos de engenharia — Itajubá-MG |
A maior dificuldade que temos em nosso escritório é a questão de registro de empresa. É dificultada a regularização da prestação de serviços dos engenheiros em outros estados em contratos longos. de 4 tentativas de registro (SP, RJ, SC e PR) somente SC obtivemos sucesso, sendo que PR está em análise há 6 meses retornando exigências secretas a cada contato, SP e RJ simplesmente negaram o pedido devida a não termos engenheiro residente no estado. Então significa que se moro em MG não posso ter um contrato extenso em SP, com execução em períodos intermitentes?! Achamos um absurdo, tentarmos com tanto afinco trabalhar dentro da \"lei do CREA\", e sermos simplesmente barrados e perdermos prazos de contrato pela negativa de registro/incompetência na liberação de visto. |
Comentário #31 — 21/02/2016 09:19 heliomauro farias barbosa — tecnico mecanico — vila velha |
EU NAO SOU ENGENHEIRO E NEM AGRONOMO EU SOU TECNICO MECANICO, ENTAO PORQUE TENHO QUE PAGAR ESSE TAL CREA |
Comentário #32 — 02/03/2016 11:43 David Augusto Gimenez Cabanas — Tecnico em Informatica e APM IBGE — Foz do Iguaçu |
Haha, OAB \"ORDEM\"? hahahaa... |
Comentário #33 — 11/03/2016 19:38 Osmar Luiz — Técnico em Eletrotécnica — Costa Rica - MS |
CREA - Sinônimo de atrazo profissional - Sou Técnico em Eletrotécnica com especialização em SPDA, se não fosse essa máfia que existe em nosso país que exigem registro profissional jamais pagaría a essa máfia chamada CREA, esses inúteis , nada fazem em prol de nossa classe, vivem nos barrando, temos leis que nos amparam no exercício de nossa profissão , Ex. Decreto 90.922 que nos permite projetar, executar obras até 800 KVa , e o crea por conta própria passando por cima da lei diminuiu a carga limite de 800 KVa a seu bel prazer, pagamos taxas exorbitantes para esses larápios nos ampararem não para nos atrapalhar ou nos barrar , na hora de pagar essa máfia são pontuais, quando precisamos deles , fazem pouco caso. NÃO OUSEM COMPARAR A OAB QUE É UMA INSTITUIÇÃO SÉRIA , COM ESSA MÁFIA CHAMADA CREA ! NADA CONTRA QUE APÓIA O CREA , MINHA INDIGNAÇÃO É CONTRA ESSA INSTITUIÇÃO QUE SE FAZ DE CONSELHO ! |
Comentário #34 — 14/04/2016 21:25 RAMON ANGEL GARCIA LOPEZ — Eng. operacional mecanica de maquinas — sao paulo |
PASMEN SRS. SOU RESPONSAVEL TECNICO POR UMA EMPRESA DE CONEXOES, A 14 ANOS A EMPRESA REVENDE PRODUTOS COMPRADOS DE TERCEIROS, E FAZ PEQUENAS ADAPTAÇÕES, INDEPENDENTE DE QUALQUER PROJETO, POIS OS PRODUTOS SAO NORMATIZADOS ANSI, ISO ASME. ETC, AGORA O CREA PEDE QUE SEJA ADMITIDO UM ENG PLENO PARA ASSINAR PROJETOS , POREM NAO ACEITOU O PRIMEIRO RECURSO, NAO MANDOU NENHUMA FISCALIZAÇÃO NA EMPRESA, SENDO QUE O OBJETIVO SOCIAL DA EMPRESA NAO TEVE NENHUMA MODIFICAÇÂO NESTES ANOS TODOS. SERA QUE ALGUEM EXPLICA AONDE O CREA ENTENDEU QUE A EMPRESA TEM QUE TER UM DEPTO DE PROJETOS, PRA QUE SE NAO USA, PELO , QUE SEI NINGUEM MODIFICA UM PRODUTO NORMATIZADO, OU PODE MODIFICAR UMA NORMA . ESTA E A SITUAÇÃO DO CREASP< PELO JEITO VOU RASGAR A CARTEIRINHA NA CARA DO PRESIDENTE DO CREA O JAPONES QUE NAO RESOLVE PORRA NENHUMA, SO ESTA MAMANDO NA TETA< DA NOSSA ANUIDADE> |
Comentário #35 — 08/10/2016 16:59 dalton de lara stella — eng civil — brasília |
Conselhos, quando me formei na década de 70,com um número relativamente pequeno de profissionais ninguém queria assumir;o presidente do CREA_PR queria deixar o cargo e não conseguiu,por vários anos. |
Comentário #36 — 13/12/2016 23:14 Jamil Januário Soares — Eng Agrônomo. — Piumhi, MG |
Conselho não pode ser multiprofissional. O número de profissões abarcadas no sistema deve ser na ordem de centenas. Os arquitetos saíram, os tec de nível médio também estão preste, com as "malas arrumadas", os agrônomos, na "estaca zero" iniciando um movimento. |
Comentário #37 — 30/01/2017 16:18 LUIS AUGUSTO DITTRICH DA SILVA — Engenheiro — Rio Negrinho |
A questão é bem simples. |
Comentário #38 — 03/02/2017 02:45 DAVE LIMA — Tec. em Edificações — Armação dos Búzios - RJ |
Como técnico industrial, não vejo nenhuma representatividade junto as prefeituras dos municípios do Rio de Janeiro. Se quiser aprovar um projeto de acordo com que a LEI permite, nos os técnicos temos que ir pra justiça garantir nossos direitos, pois muitas vezes as prefeitura em seus planos diretores, nem mencionam os técnicos que são profissionais habilitados, e o CREA NÃO FAZ a lei faler mesmo que estaja com suas anuidades pagas e com sua ARTs também pagas. Não temos direitos garantidos por LEI aceitos como deveria ser e não temos representantes para fazer valer a LEI 90.022/1985 que são rejeitados pelas prefeituras. |
Comentário #39 — 14/02/2017 17:40 Sergio Alves Nascimento — Engenheiro Mecânico — Curitiba |
Caro colega Elizeu Padilha. |
Comentário #40 — 14/02/2017 17:45 Sergio Alves Nascimento — Engenheiro Mecânico — Curitiba |
Caro colega Elizeu Padilha. |
Comentário #41 — 21/02/2017 16:33 ROGERIO MEZZOMO — ENGENHEIRO AGRONOMO — SANANDUVA |
Puxa. Como é bom ter uma atribuição, um canudo, estudar 5 anos para se formar num curso superior, após gastar um Rio de dinheiro. Agora, depois de formado, temos que Pagar Anuidade para um CONSELHO(CREA), até aí..tudo bem..agora...A cada projeto pagar uma TAXA...isso é um ROUBO, um ABSURDO...um ASSALTO LEGALIZADO, pois se já pagamos anuidade, por que pagar mais uma taxa por seviço prestado. Ah sim, daí dizem que é para manter uma fiscalização pelo bem da comunidade. O quero dizer é, que não haveria necessidade de cobrar pela emissão da ART, assim como os Técnicos Agricolas que emitem e são ISENTOS da taxa. Porque essa discriminação com agronomos então. |
Comentário #42 — 24/03/2017 23:15 Aluisio Ghelardi — Agrônomo — Mato Grosoo |
Se o CREA fosse bom ajudaria os profissionais, e não só cobrar, cobrar, e fiscalizar para cobrar mais. |
Comentário #43 — 17/04/2017 05:53 José Alves da Silva — Engenheiro — São Paulo |
Os creas sempre foram entidades de pouquíssimas serventia aos engenheiros.Sempre estiveram de fato contra os profissionais.Atuam muito bem no recolhimento de taxas, anuidades, ARTe, e etc.Atualmente temos os Creas jovem, com o objetivo claro de fisgar os estudantes e garantir a renda futura.Então qual a serventia de tal órgão? Por isso ele não tem nenhum prestígio e se continuar assim nunca terá. |
Comentário #44 — 18/04/2017 18:52 Jair — engenheiro de construção — Rio |
Esse CREA e sua matriz CONFEA asim como o tal de CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo, cria do primeiro, são meramente cabides de emprego de arquitetos e engenheiros fracassados, perdedores, sem talento e sem freguês. Vivem de mamar nas tetas dos profissionais. Não fazem nada por eles. Batem no peito e arrotam "SOMOS UM CONSELHO FEDERAAAALLLL". " Se não nos pagar, não pode trabalhar!" Mandam cartas intimidadoras citando pelo menos uns cinco artigos e leis para amedrontar os incautos. Nos envelopes e nas correspondências colocam (PASMEM!) o símbolo da República, como se fossem um órgão do governo. Entretanto quem paga o salário desses caras são os profissionais. Esses conselhos são um desserviço à sociedade e aos profissionais de "ENGANARIA". Uma profissão que virou commoditie. Até pedreiro faz; e esses não pagam um centavos para essa máfia. Nenhum desses conselhos, como CREA e CAU jamais multaram ou puniram pedreiros e mestres de obra que constroem milhões de moradias sem qualquer registro ou qualificação profissional. O negócio deles é correr atrás do dinheiro dos profissionais. O "Zé Raimundo", que faz de tudo está isento. E ganha mais que muito engenheiro ou arquiteto por aí. |
Comentário #45 — 15/08/2017 14:09 ANDREW JOHN RICHTER CASS — Eng. Civil e Segurança do Trabalho — São Carlos |
As universidades são credenciadas pelo Ministério da Educação e demais órgãos federais que são amplamente competentes para a avaliação e fiscalização dos profissionais oriundos dessas escolas. Sim, fiz um grande investimento na minha carreira e não gostaria de estar exposto a concorrência desleal de profissionais de capacitação duvidosa. lembro que a capacitação é avaliada pelas instituições de ensino e estas avaliadas pelo órgãos federais fiscalizadores e em nenhum momento o CREA avalia qualquer profissional ou instituição de ensino. Certamente que quero estar protegido contra, a referida, concorrência desleal, mas também quero estar protegido contra as despesas desnecessárias impostas pela manutenção de um órgão, que em termos práticos, não traz benefício nenhum ao profissional senão um número/carteira profissional, que poderia muito bem ser emitida da mesma forma que o CIC, o RG e título de eleitor só que emitido junto com o diploma. A anuidade é cara e em tempos de crise pena consideravelmente o profissional, que muitas vezes opta pelo alimento à família e vez da "permissão de exercer" a profissão tão duramente conquistada, o que é injusto e fere o direito adquirido de exercer a profissão. Há sempre um grande recheio de hipocrisia e cinismo quando os "Conselhos" profissionais se auto defendem perante a sociedade, prometendo o controle, fiscalização e proteção da sociedade contra os maus profissionais. Se um profissional habilitado pela federação não cumprir adequadamente com suas obrigações, instaura-se então uma medida disciplinar, cautelar ou, eventualmente, criminal contra ele pela própria federação. |
Comentário #46 — 21/08/2017 22:15 Louise E Bryden — FIN — chicago |
Olá, |
Comentário #47 — 22/08/2017 15:30 Hugo — Engenheiro — Resende |
REA-RJ SÓ EXISTE PRA ROUBAR DINHEIRO DOS ENGENHEIROS !!! |
Comentário #48 — 19/10/2017 16:13 Rafael Rocumback — Engenheiro Civil — São Paulo Zona Leste |
O CREA é somente mais um imposto, não serve para nada e o $$$ não sabemos como é usado e pra onde vai. |
Comentário #49 — 13/11/2017 20:09 Auone — Engenheiro civil — Marabá |
Eu penso o contrário, uma das poucas coisas que gosto do Crea é essa ausência de corporativismo doida que existe na Oab que defende um monte de corrupto apenas porque são colegas de profissão, a única coisa que odeio no Crea é que eles metem a faca cobrando por tudo, e cobrando caro pela emissão de Arts e outros documentos. |
Comentário #50 — 21/12/2017 16:46 Antonio — Engenheiro — Rio de Janeiro |
O CREA é só mais uma máfia que visa somente extorquir os profissionais com essas anuidades absurdas, taxas etc. É um \"sindicato\" dos intocáveis que existe com a única finalidade de mamar nas tetas dos profissionais, um órgão ditatorial que diz que você só está capacitado pra executar tal serviço se pagar a parte deles, se atrasar alguns meses vai para Serasa, Spc ... Essa máfia chamada Crea deveria ser extinta. Pra defender um órgão mafioso desse tem que ser muito imbecil. |
Comentário #51 — 19/01/2018 08:43 Cleber Ferreira — Projetista — Guarulhos |
Sou formado em tecnologia e pago o mesmo que um bacharel, sem as mesmas atribuições. |
Comentário #52 — 31/01/2018 17:45 Henrique Diniz — eletricitário — Montes Claros |
Eu tenho o Registro de Eletrotécnico e Geografo. Mas uso somente o de eletrotécnico profissionalmente, porque sou obrigado. Porém não consigo suspender o de Geografo, pois assim tenho que pagar a taxa de nível superior Acho um absurdo. |
Comentário #53 — 28/03/2018 10:10 Reginaldo — Tecnólogo em Edificações — Esperança nova PR |
A minha maior reclamação em relação ao CREA mais especificamente o CREA-PR, é a relação profissional - instituição. Não há qualquer vontade do CREA em defender os interesses dos profissionais, eu por exemplo sou Tenólogo em Edificações e sofro com a falta de regulamentação legal com um projeto de lei que se arrasta por mais de uma década na Câmara dos Deputados (provavelmente por interesses obscuros isso jamais terá fim)... Por lei eu hoje sou obrigado a estar coligado ao CREA para exercer minha profissão, curioso é que mesmo tendo uma formação superior, maior parte de minhas atribuições técnicas são oriundas de um curso técnico que eu fiz e cadastrei como complemento a minha formação. |
Comentário #54 — 05/04/2018 23:06 Lucas lima — Engenharia — Don eliseu |
CREA É UMA PUTA que só serve pra fuder com a vida da classe.. Não beneficia em nada a classe, a profissão está cada vez mais desvalorizada e esses lixos não fazem nada além de pedir dinheiro...são piores do que a igreja universal no quesito extorquir dinheiro.. É melhor mudar de profissão, virar pastor ou comerciante do que ficar dando dinheiro pra esses corruptos do CREA |
Comentário #55 — 10/04/2018 08:42 Valmir — Técnico em Eletrônica — Catu-Ba |
Se para os engenheiro e arquitetos o crea é ruim, imagine para os técnicos que são obrigados a pagar um valor alto pela anuidade e nem o salário mínimo de técnico existe. Um grande abuso, pois se os técnicos não tem vantagem nenhuma em filiar-se as Crea, apenas a obrigação de pagar a anuidade. |
Comentário #56 — 13/04/2018 12:34 N — Eng civil — Brasília |
Mediante minha indignação com o Conselho já supracitado, achei na internet seus textos. Concordo com algumas partes dele, como por exemplo \\\"Eu, por exemplo, que investi 17 anos da minha vida em escolas, até receber o título de engenheiro, acho muito justo que a profissão que me custou tanto investimento só possa ser exercida por outras pessoas que tenham feito o mesmo investimento que eu fiz. Nesse sentido, eu penso que o valor pago pela anuidade do CREA nada mais é do que um custo de manutenção para um patrimônio que eu conquistei com muito sacrifício em um curso que durou 3800 horas (mais que 100 vezes o tempo para fazer a carteira de motorista) e exigiu como pré-requisito o segundo grau completo e uma prova de vestibular com altíssimo grau de dificuldade.\\\" Entendo e compartilho desse sentimento, e ainda acrescento, o curso em si não é nada fácil, não nos é dado de bandeja. |
Comentário #57 — 17/06/2018 08:56 João Evangelista de Melo Neto — Engenheiro — São José dos Campos - SP |
Com mais de trinta anos de formado e exercício da engenharia, nunca soube de absolutamente nada que o CREA fizesse em benefício da categoria. |
Comentário #58 — 17/07/2018 13:35 André Costa — Professor — BELO HORIZONTE |
\"O CREA-MG é a autarquia pública federal responsável pela fiscalização do exercício e das atividades profissionais no Estado de Minas Gerais. O Sistema CONFEA/CREA foi criado pelo Decreto nº 23.569 de 11/12/1933 e posteriormente regulado pela Lei nº 5.194 de 24/12/1966, e vem sendo regulamentado por meio de resoluções.\" |
Comentário #59 — 13/11/2018 17:00 Wesley — engenheiro mecânico — Vitória-ES |
O CREA não faz mais do que um cartório faz, não há necessidade de um órgão assim, que nada mais é do que uma agência regulamentadora, que obriga os profissionais a pagar por um serviço ruim ou que não é prestado. Eles tem nas mãos um monopólio, e suas regras e taxas só ajudam a diminuir a classe, dificultando a entrada dos mais jovens no mercado de trabalho da engenharia, os mais velhos a se manter, impedindo que novas oportunidades sejam feitas, em outras palavras o estado \"ferrando\" a vida do cidadão. É necessário mais liberdade, que empresas privadas ofereçam esse serviço, que qualquer cartório ofereça esses serviços, que o profissional não seja obrigado a por meio da força. |
Comentário #60 — 13/11/2018 17:03 Wesley — engenheiro mecânico — Vitória-ES |
O CREA não faz mais do que um cartório faz, não há necessidade de um órgão assim, que nada mais é do que uma agência regulamentadora, que obriga os profissionais a pagar por um serviço ruim ou que não é prestado. Eles tem nas mãos um monopólio, e suas regras e taxas só ajudam a diminuir a classe, dificultando a entrada dos mais jovens no mercado de trabalho da engenharia, os mais velhos a se manter, impedindo que novas oportunidades sejam feitas, em outras palavras o estado \\\\\\\"ferrando\\\\\\\" a vida do cidadão. É necessário mais liberdade, que empresas privadas ofereçam esse serviço, que qualquer cartório ofereça esses serviços, que o profissional não seja obrigado por meio da força a pagar nenhuma taxa. |
Comentário #61 — 07/02/2019 17:14 José — Eng — São Paulo |
Prezados, o problema não é o CREA, o problema são os conselhos de modo geral; são ineficientes, incompentes e se tornaram um cabide de empregso para profissionais de segunda linha. Cobram anuidades caríssimas, pois o salários deles, na média, é muito maior do que os salários de mercado. Eu sou a favor do FIM de conselhos no Brasil! Se o profissional fez algo de errado, quem deve julgar é a justiça - ponto final! Se for condenado, perde o direito de exercer a profissão. O CREA é um grande cabide de empregos e ponto final! |
Comentário #62 — 27/03/2019 13:09 Danilo Colombo — Eng civil — São Bernardo do campo |
Gostaria que alguém respondesse, no final das contas no que o CREA ajuda o engenheiro. |
Comentário #63 — 03/04/2019 18:40 ANTÔNIO SOARES DE MENDONÇA — Engenheiro Civil — Uberlândia |
Caro Ênio, |
Comentário #64 — 30/05/2019 10:18 1berto — Engenheiro — Sorocaba |
Fazem 3 anos que pago a anuidade e nada de contrapartida, nem a carteirinha me forneceram, estou desempregado fazem 6 anos e nunca atuei como engenheiro, perdí 3 oportunidades por caus deles, essa instituição fatura enormes quantias de dinheiro sem nenhuma contrapartida, deveria de ser fechada por ser tão incompetente, conheço casos de engenheiros que estão sendo processados pq perderam seus empregos e não conseguem pagar o absurdo da anuidade, ao invés de ajudar essa entidade só atrapalha a categoria! |
Comentário #65 — 15/09/2019 18:25 Marcos — Engenheiro Mecânico — Marília |
Sou novo na área, da geração de Engenheiros formados em 2015. |
Comentário #66 — 07/10/2019 11:17 Nilson Junior — Engenheiro Eletricista / Seg. do Trabalho — Rio de Janeiro |
Não li todos os comentários mas deu para perceber a insatisfação de grande número de profissionais sobre a atuação dos CREA`s. Quero deixar minha crítica quanto a cobrança de taxas, anuidades e etc dos profissionais para exercerem suas profissões. Conforme Art. 2º da RESOLUÇÃO Nº 1.025, DE 30 DE OUTUBRO DE 200, \"A ART é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea\", ou seja, na verdade se tornou uma fonte de renda feita de forma extorsiva, principalmente quando o profissional, por algum motivo (podendo ser até financeiro quando aguarda o pagamento da primeira fatura pelo seu cliente) não faz o registro antes do início do serviço, e aí é cobrado 300% de multa pelo atraso. Fazendo um comparativo com os outras profissões, seria o caso de cobrança de taxas pelo CRM por cada consulta ou intervenção médica feita pelos médicos, ou cobrança de taxas pelo CRECI por cada imóvel vendido/alugado feita pelos corretores de imóveis, ou ainda a cobrança de taxas pela AOB por cada petição ingressa nos tribunais pelos advogados. Não faz sentido essas cobranças a não ser o enriquecimento a custas de nós profissionais, muitas vezes causando transtorno e impedindo o exercício da profissão. Para isso existe as anuidades, com valores altíssimos, que seria para cobrir as despesas relativas as atividades de fiscalização. Além disso existe as multas, muitas vezes emitidas de forma arbitrária, que também contribuem para receita dessas instituições. |
Comentário #67 — 22/10/2019 07:47 José Rodrigues de Moura — Engenheiro Agrônomo — Goiânia |
Dr. Enio, eu ODEIO O crea. Vejo o CREA como um instrumento arrecadador não fiscalizador. Se fiscaliza nunca vi e o benefício desta fiscalização ainda não surtiu nenhum efeito para mim. Trabalho como perito na Justiça Comum. Lá me deparo com casos de outros profissionais que não tem atribuição legal exercendo a atividade de perito demasiadamente. Estou perdendo este mercado para profissionais que não tem condições para escrever um laudo pericial. Ja falei para o CREA e a resposta é que tenho que fazer DENUNCIA. Não faço denuncia. Isto não é o meu dever. É dever do CREA fiscalizar. Como o CREA tem medo dos juízes, não faz. |
Comentário #68 — 22/10/2019 08:00 José Rodrigues de Moura — Engenheiro Agrônomo — Goiânia |
O atendimento do crea está todo eletrônico. Não se consegue completar uma ligação. Tá pior que o atendimento das telefônicas. Nos deixa irritado, nervoso e afeta até a nossa saúde. Como tem acontecido com o crea que sou obrigado a ser inscrito. E a demora para liberar uma ART? Dois dias. Isto por que é tudo informatizado. |
Comentário #69 — 27/10/2019 22:01 Fabiano Araujo Milagres de Oliveira — Engenheiro Civil — Belo Horizonte |
Boa noite Dr. Enio, |
Comentário #70 — 06/11/2019 14:22 Leonardo — Tec Manutenção — Betim |
Prezados, concordo em parte em relação a tudo que está sendo dito, que falta um apoio maior por parte do CREA. Mas em contrapartida, o que vocês estão fazendo para ajudar nisso? reclamar é fácil, alguém já entrou em contato com a ouvidoria? tentou falar com algum diretor para discutir os assuntos abordados aqui? Acho que cabe uma reflexão quanto a isso ao invés de só criticar. |
Comentário #71 — 19/12/2019 17:11 klaus Renan Nunes — Eng SMS — Praia Grande |
Existe algum movimento contra CREA que esteja circulando ? |
Comentário #72 — 29/02/2020 22:12 ERIC P KUWATOMI — Engenheiro e técnico — Osasco |
O CREA é uma merda. Não serve pra nada. Só pra cobrar taxa anual e sustentar vagabundo. |
Comentário #73 — 29/03/2020 00:31 Juliana — Colaboradora — Rio de Janeiro |
CREA multou nossa pequena empresa por um serviço prestado por outra empresa, pago pelo cliente para outra empresa, com ART recolhida pelo profissional de outra empresa... já expliquei, recorri e fui até lá. O Que consegui? Nada. Eles julgam, julgam o recurso e não dão a mínima pro que escrevemos e explicamos. Multaram a empresa errada. O Que podemos fazer? Enfim fica a pergunta: o CREA serve pra mais alguma coisa além de bater em pequenas empresas? |
Comentário #74 — 29/05/2020 15:26 Laerte Carlos Rocha — Engenheiro Civil — Rio Claro |
Que o CREA só serve para arrecadar, que fiscaliza precariamente os serviços de engenharia e que é um órgão extremamente burocrático, disso tudo acho que a maioria dos profissionais engenheiros não tem dúvida. O que assusta é o grau de exploração que ele exerce nas suas taxas. Fui recolher uma ART de um pequeno serviço de R$ 1.200,00 e me deparei com uma taxa de R$ 88,78, ou seja, mais de 7% só de ART!!! E o pior, em março deste ano paguei de taxa R$ 67,68 por um serviço de valor maior. Qual a explicação para um aumento de 31% no valor da taxa em tão curto período??? |
Comentário #75 — 18/02/2021 14:45 Sofia — Engenheira Eletricista — SP e ES |
Boa tarde Enio Padilha. |
Comentário #76 — 10/05/2021 19:18 LUCIA SNATOS — EMPRESARIA — CORONEL FABRICIANO |
Minha empresa não presta nenhum serviço relacionado ao Crea e acabei de receber um protesto do mesmo de 4.500,00. Esse protesto se não for pago, poderá parar a minha empresa, já que so realizamos licitações e podemos ter alguma de nossas certidoes negativas bloqueada. O que fazer? Não temos emisssão de notas fiscais emitidas com servições relacionados ao CREA, vendemos produtos médico-hospitalar. O que fazer? |
Comentário #77 — 04/10/2021 20:45 Fagner — consultor — Curitiba PR |
conselhos de classe perderam suas essências, CFM acoberta médicos sem ética , OAB mesma coisa faz até recurso para evitar a quebra de sigilo de péssimos "profissionais" SEM ética envolvidos até o pescoço. Crea tira tudo dos engenheiros, não pune quando cai o prédio mas cobra caro. A obrigação de se filiar e a arcar com anuidades a conselhos de classe é inconstitucional fere art 5 XIII CF, necessário LIVRAR as ciências e os trabalhadores destes falsos fiscais, destes velhos conselhos. Necessário rever a participação social destas "entidades". |
Comentário #78 — 05/10/2021 19:32 Marcelo Augusto Silva — Engenheiro Civil — Suzano - SP |
Meu Deus! Só agora vi essa postagem e são quase 20 anos discutindo o mesmo assunto. Quanto tempo será necessário para o CREA conseguir ouvir seus associados? Se o CREA apenas cumprisse sua missão fiscalizadora de obras irregulares, se denunciasse ao Ministério Público as omissões das Prefeituras quanto à não fiscalização de obras irregulares, já valeria a anuidade que se paga ao Conselho, nem vou entrar no mérito de que nesse tempo que se passou, já estamos quase caracterizados como funcionários de arquitetos e tudo com previsão legal. Talvez o CREA seja apenas um dos reflexos do país e como tal, necessite que se passe a motoniveladora para recomeçar do zero. Por que odiamos tanto o CREA? Porque odiamos tudo aquilo que taxa, não funciona e não quer falar a respeito. |
Comentário #79 — 20/10/2021 11:46 Antônio Guilherme DaSilva — Engenheiro Civl — Pará de Minas |
O CREA MG é um órgão ridículo, ele se faz cumpridor de leis, após a liberação para protestar os profissionais, não se fez rogado, esta protestando sem procurar entender a necessidade de cada profissional, como sempre foi, mesmo com a pandemia esta sim seguindo sua conduta de órgão arrecadador, segue meu repudio a esta instituição que não me representa. O CREA NUNCA FEZ NADA EM PROL DO PROFISSIONAL. |
Comentário #80 — 28/12/2021 14:33 SENEVAL FRANCO DE OLIVEIRA — — Pouso Alegre |
Prezado Enio, |
Comentário #81 — 19/01/2022 18:06 LUIZ — ex-engenheiro — RJ |
Ementa |
Comentário #82 — 09/01/2024 17:30 George — Engenheiro — Bahia |
20 anos se passaram, tu acha que mudou algo? O CREA não tem excelencia nos serviços que deveria prestar aos seus engenheiros e a sociedade, você vai no prédio do CREA/BA sede em Salvador, dá até vergonha de dizer que é o nosso conselho, até o atendimento é horrivel. Já até recebi notificaçoes de xingamento pelo aplicativo do CREA/BA por alguém que o "hakeou". Não vejo a hora de ser nacional e acabar com as panelinhas regionais entre empresas privadas de ensino e de engenharia junto aos CREA. A sociedade vai desgostando do sistema e uma hora todo ele desmoronará... |
www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020] powered by OitoNoveTrês Produções |
20/04/2024 00:35:45 6196975 |
554 |