NÃO FORAM ERROS DE ENGENHARIA
E SIM FALTA DE ENGENHARIA.


VALE A PENA LER DE NOVO
(Publicado em 01/02/2013)



Li uma matéria interessante num site que eu admiro muito, mas não gostei do título: ERROS DE ENGENHARIA NA BOATE KISS

Tá errado! Não houve ERRO DE ENGENHARIA. Houve, sim FALTA DE ENGENHARIA, o que é outra coisa. É o mesmo caso da queda dos edifícios no Rio de Janeiro, em janeiro de 2012. Nenhum engenheiro fez nada errado. Não havia nenhum engenheiro (de verdade) entre os culpados. O que havia era justamente a falta de engenheiros para trabalhos que exigiriam Engenharia.

Na minha avaliação, o título da matéria foi infeliz pois (considerando que a maioria das pessoas lê só as manchetes e quando muito, a metade do primeiro parágrafo) fica a impressão de que a culpa pela tragédia é da Engenharia ou de algum engenheiro.

A matéria em si está ótima, com muitos detalhes e ilustrações, apontando todas as coisas que foram feitas em desacordo com as normas, com as leis e, principalmente, em desacordo com as boas técnicas.

No entanto, já sabemos, por relatos de pessoas envolvidas com a Boate Kiss que o proprietário, Kiko Spohr, administrava ele próprio as obras. E que as obras e as reformas eram realizadas pelo primo (\"de chinelo de dedo e bermuda, sem nenhum equipamento de segurança\") e que dizia, em tom de desprezo e deboche: \"pra que é que eu preciso de engenheiro ou de arquiteto, se eu consigo fazer isso aqui sozinho e bem feito?\"

Infelizmente, isso aí acontece o tempo todo. Muita gente que tá aí postando frases indignadas no Facebook tem lá na sua empresa alguma gambiarra feita por um primo (de chinelo de dedo e bermuda) sob a alegação de que \"engenheiros e arquitetos custam caro e eu sei fazer o que eles fazem.\"

Então tá.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | ep@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO
[IMG1;Divulga_Livro.png;650;C;http://www.oitonovetres.com.br/loja]



DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4443833

4