NÃO GOSTO DE MATEMÁTICA, MAS QUERO SER ENGENHEIRO.

(Publicado em 19/04/2013)






Tamara
Essa sua dúvida tem sido uma das questões recorrentes na minha caixa de e-mails. É fácil entender: com o aquecimento do mercado de trabalho e de oportunidades para a Engenharia é natural que muitos jovens pensem em fazer este curso e abraçar essa carreira. Só que, muitos pensam que ser engenheiro é só uma questão de ter vontade.
Lamento informar que NÃO. NÃO É BEM ASSIM!

Durante os nebulosos anos da Década Perdida (os anos 1980) e da Década em que estávamos perdidos (os anos 1990) esse tipo de questão nunca aparecia. Porque a escolha pela carreira de Engenheiro era sempre motivada por uma vocação muito clara e, obviamente, pelo gosto pelas ciências naturais (especialmente Matemática, Física e Química).

Hoje as motivações para fazer Engenharia muitas vezes são outras: bons empregos, ótimos salários, segurança, status elevado, etc.

E muita gente esquece que a Engenharia, assim como outras atividades profissionais exige de seus praticantes o domínio de fundamentos.

Um FUNDAMENTO é algo que sustenta alguma coisa. É o alicerce sobre o qual algo pode ser construído. O apoio principal.
Num edifício são as estacas e os pilares. Numa residência, as sapatas de fundação.

Geralmente os fundamentos não são percebidos a não ser pelos iniciados.

Saque, recepção, ataque e bloqueio são, por exemplo, FUNDAMENTOS do Voleibol. Significa que são as primeiras coisas que o jogador deve aprender, quando se inicia na atividade. Depois que o atleta está formado essas coisas não serão mais treinadas pois são os fundamentos que servirão de base, de alicerce, de suporte principal para o aprendizado das técnicas e táticas do jogo propriamente dito.

No futebol também existem fundamentos (domínio da bola, passe, condução, chute, cabeceio e drible, por exemplo). Isso é o que se ensina nas escolinhas para garotos de 7, 8 anos. Depois de crescidos os jogadores vão aprimorar a técnica, mas precisam chegar às equipes superiores com os fundamentos dominados.

Nas profissões também existem fundamentos. São as coisas que devem ser desenvolvidos na graduação. São conhecimentos e habilidades que os empregadores esperam não ter de ensinar para um recém-contratado. São aquelas características essenciais que todos os profissionais daquela área devem possuir.

Um dos Fundamentos da Arquitetura é o Desenho.
Se você não gosta de Desenho, não pode querer ser arquiteto (veja bem, eu não disse que você precisa saber desenhar para querer ser arquiteto. Eu disse que você precisa gostar de desenho. Porque desenho é um dos fundamentos da Arquitetura. Portanto, é uma coisa que você vai ter de aprender durante a faculdade. Terá muitas aulas, muitos exercícios, muitas tarefas dependendo desse conhecimento. Se você não curte desenho, primeiro, você vai sofrer muito dentro da faculdade e, segundo, você, muito provavelmente, será um arquiteto fraquinho (pra não dizer incompetente)

Os fundamentos da Engenharia são, basicamente, Matemática, Física, Química e Projeto.

Se você não é bom em matemática, isto não o impede de entrar numa faculdade de Engenharia. Nem impedirá (no futuro) que você seja um bom engenheiro. Você vai estudar muita matemática durante a faculdade e vai desenvolver esse conhecimento.

Importante: \"não ser bom\" em matemática é muito diferente de \"não gostar\" de matemática. Quem não é bom pode se esforçar e melhorar até o ponto de ficar bom na matéria. Quem não gosta não terá estímulo nem motivação para fazer algo que é essencial, tanto para Engenharia quanto para Arquitetura: aprender matemática.

RESUMO E CONCLUSÃO: Se você não gosta de Matemática, de Física ou de Química nem pense em ser engenheiro. Você vai sofrer demais durante a faculdade e ainda por cima, sem domínio da Matemática nunca passará de um engenheiro mediano, sem acesso às grandes oportunidades da profissão





PADILHA, Ênio. 2020



IMPORTANTE: Na sua pergunta você faz uma observação equivocada. E eu não posso silenciar porque alguns leitores poderiam (com razão) entender como se eu estivesse concordando com você: Tamara, ninguém faz o trabalho do arquiteto melhor do que um arquiteto. Muito menos um engenheiro. Vale aqui uma regra de ouro: Cada um no seu quadrado.

Comentário #1 — 25/09/2013 14:04

CARLA RANGEL — Estudante — Rio de Janeiro

Olá ÊNIO,
Estou querendo fazer engenharia de produção mas só que sempre estudei em colégio público onde a matemática, química e física não foram lá essas coisas e não sou um CRÂNIO em exatas mas sou esforçada e estudiosa e queria muito fazer esse curso já que estou cursou administração (estou no 3º período) mas não estou me identificando no curso, não é isso que eu quero, estou querendo trancar e começar engenharia de prod. e eu gosto mais da area de planejamento e controle gostaria de trabalhar nisso. Pode me ajudar?

Agradeço!

Comentário #2 — 07/03/2014 17:28

Ramon Skilate' — estudante — São Gonçalo- rj

Antes de tudo Boa tarde ÊNIO, eu gosto muito de matemática (cálculos em geral), e gostaria de saber oque é preciso para fazer faculdade de matemática para ser Professor ?

Comentário #3 — 28/03/2014 11:32

Diego vasconcelos — Técnico em telecom — São Paulo

Ola trabalho com telecomunicacoes sou tecnico eletronico e formado em gestao de ti ma minha area engenheiro e mais garantido e melhor salario tenho 27 anos nao sou bom em matematica nao digo que nao gosto mas nao curto muito e nao pratico sera que tem como fazer engenharia eletrica?? Aulas de reforco ajuda??

Comentário #4 — 28/03/2014 14:48

talita — técnico de enfermagem — Rj

Olá , sou técnica de enfermagem mais quero muito fazer engenharia , so quero um conselho seu , assim gosto de tudo fisica , química e matemática. Mas na matemática tem algumas coisas que tenho um pouco de dificuldade .. eu saber de você como faço pra perde essa dificuldade ?

Comentário #5 — 24/04/2014 08:39

Elaine Cristina Da Silva — Estudante — Guarulhos

Olá, sou estudante de Engenharia Civil, estou no terceiro semestre e vejo que não estou me identificando com curso, pois me encontro perdida.
Gostaria de trocar meu curso e fazer Arquitetura e Urbanismo, acredito vou me dar bem, pois é algo que me identifico, mas o meu medo maior é de me arrepender depois.
Me sinto um pouco confusa, gostaria se possível um conselho seu.
Att,

Comentário #6 — 30/07/2014 11:05

Gabrielly — estudante — São Luis

Olá!
Bom eu gostaria de fazer faculdade para pediatria, mas sei que para fazer pediatria tem que fazer medicina então eu gostaria de saber se medicina leva muita matemática e química ...
Bjs (^-^)

Comentário #7 — 22/08/2014 22:21

emanuele — engenheira — rio de janeiro

Esse cara nao sabe de nada. Se vc quer algo mesmo que nao seja bom naquilo, você corre atrás e seja o que quiser. Com força de vontade e dedicação, faz-se o que bem entender. "Se nao é bom em matemática então não faz engenharia" me poupe dessa falta de motivação, isso o Brasil ja tem de sobra!

Réplica de Ênio Padilha

Emanuele

Acho que você está confundindo "não ser bom em matemática" com "não gostar de matemática"

Você deve lembrar, do seu tempo de estudante de engenharia, que gostar de matemática é essencial para suportar a carga de Cálculo, Algebra, Geometria e outras tantas disciplinas de matemática do curso.
Se a pessoa não é boa de matemática mas tem vontade de aprender, tudo certo. Mas se não gosta... não vejo como essa pessoa vai ser um (bom) engenheiro.

Comentário #8 — 23/08/2014 10:44

emanuele — engenheira — rio de janeiro

Nao precisa gostar pra ser bom ou ruim em algo. Basta dar o seu melhor ja que é isso que a pessoa deseja ou desejou para sua vida. Obs: odeio matemática ;) e não preciso gostar pra ser boa no que faço.

Réplica de Ênio Padilha

Fiquei realmente curioso. Gostaria de saber qual foi a faculdade de engenharia que você fez, Emanuele. E como consegue ser tão boa em matemática (e, consequentemente, como profissional de Engenharia) sem gostar de (ou melhor, odiando) matemática.
Fale mais a respeito. Onde e no quê você trabalha? Acho que temos algo a aprender com pessoas como você.

Comentário #9 — 25/08/2014 11:15

Vitória — Auxiliar Administrativa — Americana

Olá,
Vi bastante comentários sobre o interesse em cursar Engenharia de Produção, porém meus caros, sem dominar muito a matemática é quase impossível kkkk. vocês precisam dominar muuuuuuuito, não dá fazer esse curso sem saber. Eu fiz 3 meses, e achei que conseguiria, mas minha base não era boa o bastante pra isso, e tava piorando mais ainda, pq eu só boiava nas matérias, até quem sabe boia, então, pensem com cuidado no que irão escolher, para não desistirem como eu..

Abraço.

Comentário #10 — 18/09/2014 01:23

Gabriella Vasconcellos — Estudante — São Paulo

Olá!!
Ao ver o drama do colega acima e os comentários logo abaixo, pude perceber o quão complicado é lhe dar com a temida, ou nem tanto, matemática. Se você quer ser Engenheiro, que seja! Comece uma faculdade e veja se é possível adequar-se à rotina de completa MATEMÁTICA, como curso de graduação superior, ali você irá aprender as técnicas de sua profissão, se ainda assim não conseguir acomodar-se na mesma, saia desta, pois as engenharia de um modo geral possuem boa remuneração, bom status social, etc, mas o que faz de você um bom profissional é o seu empenho e amor naquilo que se pratica, quem faz a profissão É VOCÊ! Desejo muitíssima boa sorte naquilo que escolher, independente do que seja, torço por você.

Comentário #11 — 23/09/2014 07:05

Ricardo F. — estudante — São Paulo

Ricardo
Seu comentário foi removido porque o e-mail que você informou é inválido e, segundo NOSSAS REGRAS PARA COMENTÁRIOS não aceitamos comentários feitos por anônimos.
Você pode postar novamente o mesmo comentário, sem problemas. Sua observação é espirituosa e interessante... Mas regras são regras.

Comentário #12 — 26/09/2014 13:29

Maíra Leme da Silva — Ass. administrativa — Piracicaba

Oi, prof.
Estou com uma dúvida: comecei a fazer Biologia, pois gosto das áreas relacionadas a sustentabilidade, mas há problemas ambientais que eu só consigo resolver sendo uma engenheira, como por exemplo, desenvolver processos, ferramentas, dentre outros, que enquanto Bióloga eu não conseguiria. E por isso decidi parar o curso e acabei escolhendo Engenharia Ambiental, porém, estou com medo de começar o curso, pois não tenho habilidades com exatas. Faço um curso de matemática há 1 ano e meio e estou estudando bastante a disciplina (matemática) o que está me possibilitando resolver alguns cálculos do ensino médio, como álgebra, raízes, gráficos, etc. - acho que pelo menos isso me dará base para a faculdade. Mas gostaria de perguntar ao professor se, na sua opinião, isso pode me ajudar na profissão a não ter tanta dificuldade com o trabalho. Obrigada.

Réplica de Ênio Padilha

Maira,
No seu caso acho que você vai se dar MUITO BEM. Fez a escolha certa e está fazendo "a lição de casa". Parabéns.
Ter dificuldades com a matemática na faculdade não condena um engenheiro. O problema é "não gostar de matemática". Porque isso é o que leva a pessoa a tentar resolver as coisas por intuição ou tentativa e erro.
Você, pelo contrário, está fazendo a coisa certa.

Comentário #13 — 30/09/2014 00:19

cristiano do anjos pereira — estudante — santo estevão ba

ola quero faze engenharia civil mas to com medo pq muitas pessoa falarão que a matemática e muito aplicada eu gosto mas meu ensino foi meio irregular pois eu estudo na rede publica de ensino ,mas esto estudado, o que eu faco mantenho meu sonho de ser engenheiro ou mudo meu curso ? gosto da matemática mas tenho dificuldade certo....

Réplica de Ênio Padilha

Cristiano. Creio que você já tem metade do que precisa: você gosta de matemática e já entendeu que ela é muito importante para a formação do engenheiro. Ter dificuldade faz parte. Mas, quem gosta se esforça e estuda com mais vontade. No fim acaba dominando a coisa.

Comentário #14 — 10/10/2014 14:12

Vanessa Brito — Analista Administrativa — Cotia

Boa tarde Professor.
Eu possuo o sonho de ser arquiteta. Eu sou muito criativa, gosto de desenhar (inclusive fiz um curso básico de desenho técnico e amei).
Mas não sou boa em cálculos.. tenho bastante dificuldade, mas quando me esforço acabo entendendo depois de algum esforço...
Mas boa mesmo sou em ter criatividade, decorar, sou boa na área de humanas..
Mas tenho muito medo de ingressar de cabeça no curso de arquitetura e ter dificuldades com os cálculos...
Hoje eu faço Comércio Exterior na Fatec, mas não sou feliz com isso e nem me vejo trabalhando com isso..
As pessoas falam que eu devo terminar Comércio Exterior ( que ainda faltam 2 anos) e depois fazer arquitetura, pois ainda tenho 20 anos.
Mas não gosto! Não me vejo estudando economia ou a inflação.. ou como esta a bolsa de valores... e etc. Me vejo fazendo maquetes, desenhando.. pintando...
O que devo fazer? Um conselho é super bem vindo..

Muito Obrigada!

Réplica de Ênio Padilha

Vanessa
Suas perguntas estão respondidas no texto e nos comentários que eu fiz em resposta a outros leitores.
Vou reforçar: "não ser bom" em matemática é muito diferente de "não gostar" de matemática. Quem não é bom pode se esforçar e melhorar até o ponto de ficar bom na matéria. Quem não gosta não terá estímulo nem motivação para fazer algo que é essencial, tanto para Engenharia quanto para Arquitetura: aprender matemática.

Comentário #15 — 26/10/2014 16:43

Larisa Lauren — Estudante — Barueri

Olá, boa tarde professor. Eu quero fazer engenharia elétrica, sou estudante de rede pública, gosto muito de matemática e física, tenho medo de desistir do curso( as pessoas Me colocam medo). Gostaria de saber algum curso que eu possa estar fazendo antes de entrar na faculdade, para eu já ter um pouco de noção e não me dá tão mal.

Comentário #16 — 27/10/2014 16:58

Juliana — Administradora — Brasília

Boa tarde, como os colegas acima estou com dúvidas eu estou cursando Administração gosto sou um ótima aluna mas perdi a empolgação por que infelizmente a classe não e reconhecida o suficiente.
Gosto muito de Engenharia civil mas morro de medo da ( Matemática ) não odeio gosto nunca tive grandes dificuldades até o segundo grau mas tenho medo por conta da faculdade .
O sr: acha que tenho chances?
pesei comigo se ficar muito difícil pensei num cursinho, o que acha?

Antes de terminar eu não gosto mesmo e de português . kkkkk
Boa tarde e me ajude ..

Comentário #17 — 27/10/2014 17:01

Juliana — Administradora — Brasília

Boa tarde, como os colegas acima estou com dúvidas eu estou cursando Administração gosto sou um ótima aluna mas perdi a empolgação por que infelizmente a classe não e reconhecida o suficiente.

Gosto muito de Engenharia civil mas morro de medo da ( Matemática ) não odeio gosto nunca tive grandes dificuldades até o segundo grau mas tenho medo por conta da faculdade .

O sr: acha que tenho chances?

pesei comigo se ficar muito difícil pensei num cursinho, o que acha?

Antes de terminar eu não gosto mesmo e de português . Boa tarde e me ajude ..

Comentário #18 — 03/11/2014 00:26

luciano cruz — DESEMPREGADO — SAO JERONIMO

OLA DEPOIS QUE CASEI, ISSO FAZ 20 ANOS ATRÁS HOJE ESTOU COM 42 FIZ 2 SEM DE SISTEMA DA INFORMAÇÃO , MAIS ACABEI DESISTINDO POR O CURSO SER MUITO TEÓRICO E MUITO POUCO PRATICO !
GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA AO SENHOR, SEI QUE TEREI DIFICULDADE EM VOLTAR A ESTUDAR, MAIS A GENTE COM ESSA IDADE E COM A BAGAGENS DE TODAS AS DIFICULDADES QUE ENCONTRAMOS NA VIDA FAZ A GENTE MUDAR UM POUCO A MANEIRA DE PENSAR ( ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, CONHEÇO BEM O LADO DO CHÃO DE FABRICA PORQUE TRABALHEI EM GRANDES EMPRESAS A 15 ANOS O QUE VC ACHA?

Comentário #19 — 11/11/2014 13:23

Vagner — engenheiro — curitiba

Olá sempre odiei matemática porem sempre tive predisposição para área de de exatas, por influência familiar me formei engenheiro eletrônico, terminei o curso com muita facilidade a unica dificuldade foi apresentar o projeto final, na área de eletrônica realmente nunca vi motivos para aprender tantas matérias de cálculos que tive na faculdade, então acho que as universidades deveriam preparar alunos melhor com conteúdo mais objetivo já que na pratica mesmo muito do que é ensinado é simplesmente esquecido ao longo da carreira.

Comentário #20 — 03/12/2014 09:46

allyne — estudante — Rio de janeiro

Olá a todos vejo muitos comentários enteressante , e gostaria muito que alguns de vocês pode-sem mim ajudar .

quero muito fazer direito , não tenho isso como sonho posso afirmar , mais sim como desejo profissional e pessoal , se que estou um pouco assustada porque pelo pouco que li sobre o curso o aluna tem que ser bom em português , e não que português não seja meu forte e que tive uma infância difícil é tive que auxiliar o trabalho com a escola. E ainda escola pública , não querendo desmerecer mais que o ensino não é lá essas coisas , mais enfim preciso de ajuda , porque quero muito teno muita vontade de estuda já que estudei como queria no passado !.

Comentário #21 — 03/12/2014 09:51

allyne — estudante — Rio de janeiro

Olá a todos vejo muitos comentários enteressante , e gostaria muito que alguns de vocês pode-sem mim ajudar .




quero muito fazer direito , não tenho isso como sonho posso afirmar , mais sim como desejo profissional e pessoal , se que estou um pouco assustada porque pelo pouco que li sobre o curso o aluna tem que ser bom em português , e não que português não seja meu forte e que tive uma infância difícil é tive que auxiliar o trabalho com a escola. E ainda escola pública , não querendo desmerecer mais que o ensino não é lá essas coisas , mais enfim preciso de ajuda , porque quero muito teno muita vontade de estuda já que nao estudei como queria no passado !.

Comentário #22 — 06/01/2015 15:40

Ana Cláudia Camargos Sales — Aux. técnica — Laguna

Boa Tarde Ênio!
Como posso ver você esclarece dúvidas referente a engenharia.Pois então tenho 22 anos,hoje trabalho em uma obra da Camargo Correa,mas executando outra função.Meu pai sempre trabalhou em obra,está é minha primeira(de muitas assim desejo) Amei a produção,a engenharia.E começei fazer o curso de Eng Civil,como muitos dizem eu não muito boa em matematica porem desejo e quero muito fazer e me tornar uma grande engenheira e fazer diferença no mercado.Só que reproveiro o 1 semestre isso me deixou muito frustada.Na época do meu colégio sempre tive dificuladade. Dê um dica.Desde já muito obrigada tenha uma ótimo ano!
At

Comentário #23 — 08/01/2015 16:48

Leticia Brito — estudante — Manaus

Ola, eu estou querendo fazer engenharia de produção ou administração, mas tenho medo de trancar a faculdade de enge. de produção por causa da matemática, eu nao sou muito boa nessa disciplina mas sou esforçada e mesmo assim quero fazer...gostaria da sua opinião se devo ou nao investir .

Comentário #24 — 08/01/2015 16:53

Leticia Brito — estudante — Manaus

Ola, eu estou querendo fazer engenharia de produção ou administração, mas tenho medo de trancar a faculdade de enge. de produção por causa da matemática, eu nao sou muito boa nessa disciplina mas sou esforçada e mesmo assim quero fazer...gostaria da sua opinião se devo ou nao investir .

Comentário #25 — 18/01/2015 15:40

Brenda caroline — estudante — recife

Olá Enio gosto muito de matematica mas tenho um pouco de dificuldade em alguns conteúdos.mais tenho muita vontade de fazer licenciatura em matematica mas tenho medo de não aprender o conteúdo é desistir do curso.gostaria muito de sua opinião. Obrigada!

Comentário #26 — 22/01/2015 01:51

Steffany Paes — Estudante — Cuiabá

Boa Noite Ênio, eu pretendo fazer a faculdade de administração já pesquisei as matérias em si do curso, mas tem umas matérias que envolve matemática, cálculos e etc.. (sinceramente não sou boa em matemática) mas também tem outras matérias que envolve a área de humanas que gosto e por isso me interessei no curso. Quero trabalhar em um órgão público, ou seja estudar para passar em concurso e pela administração ser um curso amplo quero fazer essa graduação. E por essa minha dificuldade em matemática, assim que iniciar o curso quero fazer um reforço nessa matéria. O que você acha? pfvr me ajude!!

Comentário #27 — 31/01/2015 23:25

Iuri — Agente de Combate às Endemias — Aracaju

Respondendo a Maira (comentário #12), as ciências biológicas possuem ferramentas especificas sim para atuar em sustentabilidade, preservação e controle ambiental. Engenharia ambiental é um curso novo. Qualquer biólogo pode ser um eengenheiro, basta cursar disciplinas da área de química, física e engenharia civil. Eu faço isso. E realmente quando se gosta de matemática aprende-se rápido. Agora, se a pessoa não gosta de exatas, então nem arrisque cursar engenharia ambiental ou ciências biológicas, pois todas essas áreas puxam, e muito, conteúdos das exatas.

Réplica de Ênio Padilha

Obrigado, Iuri, por ajudar no esclarecimento para a Maira

Comentário #28 — 01/02/2015 22:55

Laís — estudante — Mairiporã

Olá. Na escola meu forte sempre foi português. Até hoje não tinha encontrado uma profissão que eu gostasse então pensei em fazer direito. Porém recentemente me apaixonei por engenharia de petróleo. Estudei em escola pública e não tive uma boa base de matemática, o que eu aprendia eu sabia resolver mas não tenho a facilidade que tenho com a língua portuguesa. Tenho muito medo de entrar na profissão errada e não conseguir concluir ou não ser boa no que faço. Gostaria da sua opinião e tbm gostaria de saber... matemática se aprende ou tem que nascer com o dom?

Réplica de Ênio Padilha

Oi, Laís
Apenas respondendo a sua pergunta: fique tranquila. Matemática se aprende, sim. Mas é preciso gostar. Porque aprender matemática (especialmente para quem não tem o dom) exige muita dedicação, persistência, paciência e tempo. Matemática, Física e Química (fundamentos da Engenharia) não são coisas fáceis. Se você já entendeu isso, ótimo.

Comentário #29 — 02/02/2015 01:52

Denis Fernando Alves da Rosa — Técnico de Usinagem — Caxias do Sul

Achei seu comentário um tanto quanto pessimista, vc julga então que um jovem formado em escola pública não teria capacidade de cursar Engenharia por não ter os fundamentos que vc considera necessário? Discordo completamente, por mais que sua base ainda não seja boa em Matemática, Física ou Química ainda é possível SIM cursar engenharia. Ainda tem tempo (até mesmo Durante o curso!!) para desenvolver seus fundamentos, sim isso é possível, muitos podem não acreditar mas sei por experiencia própria. É óbvio que vai exigir ainda mais dedicação do aluno, mas se ele estiver focado pode muito bem acompanhar uma aula de cálculo, física ou química. Minha família, de certo modo, sempre me disse a mesma coisa que seu texto, fui até motivo de piada quando decidi fazer Engenharia mecânica (e ainda faço). Sempre tive curiosidade em aprender, quando alguém me falava "engenharia é muito difícil isso não é coisa de gente pobre " eu ficava pensando, será que é mesmo? É difícil mesmo, mas não é impossível como muitos querem nos fazer acreditar. É preciso perder o medo de exatas, se eu fosse escutar todo mundo que tentou me dissuadir não estaria no sexto semestre de engenharia.

Réplica de Ênio Padilha

Denis
Não sei a que comentário meu você está se referindo, mas, com certeza você está enganado. Eu não julgo que "um jovem formado em escola pública não teria capacidade de cursar Engenharia", por uma razão muito simples: eu era um jovem pobre. Eu estudei a vida toda em escolas públicas. Eu tive uma base ruim de matemática e física no ensino médio. E eu fiz Engenharia numa das melhores universidades do Brasil (UFSC).
Como você disse (e eu não discordo) isso me exigiu muito mais dedicação. Exigiu muita perseverança e disposição para estudar duro. Mas é possível, sim. Onde foi que você leu algo que eu tenha dito em contrário?

Comentário #30 — 06/02/2015 16:57

Luana Cosme Chagas — Assistente Administrativo — Santo André

Boa tarde, ÊNIO,

Tenho a mesma dúvida da \"#1CARLA RANGEL, Estudante, Rio de Janeiro\" = (...mas não encontrei sua resposta.
Estou querendo fazer engenharia de produção mas só que sempre estudei em colégio público onde a matemática, química e física não foram lá essas coisas e não sou um CRÂNIO em exatas mas sou esforçada e estudiosa e queria muito fazer esse curso...)

Desde já agradeço a atenção,
Atenciosamente
Luana

Comentário #31 — 08/02/2015 22:31

Monalisa Souza — estudante — Macaé RJ

olá,eu curso o ensino médio,estou no terceiro ano,tenho muita vontade em fazer uma faculdade de engenharia civil,é uma área que me interessa muito,mas tenho medo em relação a matemática,não sou apaixonada por essa matéria mas se me esforçar me saio muito bem,e se passar a praticar creio que serei melhor ainda,já na física é a matéria em que melhor me saio,e na química não me saio muito bem,tenho duvidas entre uma faculdade de engenharia ou gastronomia,são duas coisas totalmente diferentes,adoro cozinhar mas não me vejo na área de gastronomia,gostaria de saber uma opinião de uma pessoa que realmente entenda do assunto.
Obrigada.

Comentário #32 — 18/02/2015 18:59

WANDERLEY VIEIRA — Vendedor — João Pessoa

Olá!
Professor, tenho aprendido muito ao ler as perguntas dos colegas e suas respostas, eu também estou em um dilema \"ESCOLHA\". Gosta muito da área de segurança do trabalho e minha meta e ser um Engenheiro de Segurança do Trabalho e para realizar esse sonho terei que estudar Engenharia de Produção, que foi o curso que optei pelo PROUNI, apesar de não ser um exímio amante da matemática vou me arriscar, apesar dos meus 48 anos e só agora depois dos filhos criados poder realizar esse sonho de dar continuidade aos estudos. Já faço Gestão Ambiental e no próximo ano vou fazer pós em segurança do trabalho e esperar terminar minha Engenharia de Produção para então poder exercer a tão sonhada profissão.
Grande abraço!

Comentário #33 — 05/03/2015 22:54

thais gabriela — engenharia civil — recife

olá tenho esse sonho de mim forma em engenharia civil mas mim considero péssima em matemática,física e química as principais matérias para a engenharia oque vç acha q posso fazer para realizar esse sonho.

Comentário #34 — 18/04/2015 22:38

Sheila Medeiros Rodrigues — Arquitetura — Maraba

Quero fazer arquitetura e urbanismo mas tenho medo de nao conseguir,Pois nao sou tao boa em calculos,Sera que eu conseguiria fazer arquitetura e urbanismo?

Comentário #35 — 20/04/2015 20:50

adrielly de oliveira santana — estudante — araguaina

Quero fazer Engenharia civil , mas tenho medo de não dar conta , por que não sou muito bom em matemática e em calcúlos Fisica Quimica .Será se eu consigo fazer Engenharia Civil ?

Comentário #36 — 29/04/2015 11:50

italo — operadaor de máquinas — osasco

olá Ênio gostaria de saber como faço para aprender matemática, calculo I e II estou cursando tecnólogo na fatec e lá e muito puxada.... qual dica de estudos me daria ?

Comentário #37 — 18/05/2015 18:10

Rayane — Estudante — Fortaleza

Olá Ênio,
Tenho 22 anos, e estou no ultimo semestre do curso de Ciências Biológicas em UF.
E agora, no final do curso, decido fazer outra faculdade (Meus familiares me julgam, pois poderia fazer mestrado, já tenho inclusive contatos de possiveis orientadores de mestrado em algumas universidades).
Eu já conhecia o Curso de Engenharia Ambiental, e me identifiquei bastante, pois permite atuar em áreas ambientais, que muito me interesso, que eu como licenciada em biologia não poderia atuar.
Contudo, durante o meu primeiro vestibular a opção de engenharia ambiental não era viável p/ mim.
Eu reconheço que o curso -biologia- foi importante para eu ver o que eu realmente quero. Super me identifico c a Engenharia Ambiental, já li sobre cursos em várias universidade e faculdades; grades curriculares; áreas de atuação; os medos sobre ser uma engenharia e ter cálculos, ser difícil, etc Kkkk.
Pretendo prestar o vestibular p Engenharia Ambiental este ano. Já estou estudando!
Estou com a mesma carga de dúvidas de muitas outras pessoas eu tenho dificuldades em matemática. Eu nunca fui a melhor, sempre fui uma das mais esforçadas, e que realmente queria aprender. Mas eu quero mto fazer engenharia ambiental.
Ate nas disciplinas de matemática da faculdade, p.e. Biomatemática, bioestatística, eu senti que eu queria aprender, gostava daquilo, pois era interessante, e estava contextualizada. Eu me dei super bem.

Então to c uma dúvida imensa, faço o mestrado OU começo \'\'do zero\'\' esse meu sonho de fazer engenharia ambiental, e ficar em uma faculdade mais 5, 6anos, com a possibilidade de abandonar, pois já vi que o índice de desistencia em engenharia é mto alto?
Agradeço quem puder me dar ideias sobre.

Comentário #38 — 29/05/2015 20:22

Marilia — estudante — Tres Pontas

Queria muito fazer Engenharia Ambiental, Mas como não sou boa em matemática, já to desistindo, gosto muito também de educação Física, ultimamente faço curso de Meio Ambiente, por isso queria fazer uma graduação nesta área, estou tão confusa, gosto de tudo ligado ao meio ambiente, mas gosto também de esportes, gostaria que me ajudasse a refletir.

Comentário #39 — 29/05/2015 20:25

Marilia — estudante — Tres Pontas

Queria muito fazer Engenharia Ambiental, Mas como não sou boa em matemática, já to desistindo, gosto muito também de educação Física, ultimamente faço curso de Meio Ambiente, por isso queria fazer uma graduação nesta área, estou tão confusa, gosto de tudo ligado ao meio ambiente, mas gosto também de esportes, gostaria que me ajudasse a refletir.

Comentário #40 — 30/05/2015 22:19

Iuri — Agente de Combate às Endemias — Aracaju

Poxa, parem de desqualificar a escola pública minha gente. Não devemos culpar e generalizar o ensino público brasileiro pelo erro e mal desempenho de algumas gestões. Existem Municípios que aplicam as verbas de maneira correta e bem administrada. Ha escolas e Escolas públicas. Os colégios públicos em que eu estudei formaram os primeiros colocados no enem da minha cidade. Lembrem: quem faz a escola é o aluno, e ele quem deve fiscaliza-la também.

Comentário #41 — 03/06/2015 12:36

Iasmin — Estudante — Nova Friburgo

Olá,estou no segundo ano do ensino médio,e já estou confusa na escolha de que qual faculdade devo fazer,então gostaria de uma ajudinha rs ,Bom ,estuda em uma escola pública e gosto muito de Biologia ,Português e Matemática ,mas em matemática não sou muito boa para fixar as matérias,sempre esqueço de regras na hora das provas,só que sempre tento me esforçar ao máximo para tirar boas notas e meus professores também me elogiam bastante,dizendo que tenho muita vontade de aprender,mas não consigo fixar a matemática de jeito algum ,mas minha dúvida é que se devo cursar engenharia e continuar me esforçando em matemática, ou devo cursar Biologia ..

Comentário #42 — 03/06/2015 12:42

Iasmin — Estudante — Nova Friburgo

Olá,estou no segundo ano do ensino médio,e já estou confusa na escolha de que qual faculdade devo fazer,então gostaria de uma ajudinha rs ,Bom ,estuda em uma escola pública e gosto muito de Biologia ,Português e Matemática ,mas em matemática não sou muito boa para fixar as matérias,sempre esqueço de regras na hora das provas,só que sempre tento me esforçar ao máximo para tirar boas notas e meus professores também me elogiam bastante,dizendo que tenho muita vontade de aprender,mas não consigo fixar a matemática de jeito algum ,mas minha dúvida é que se devo cursar engenharia e continuar me esforçando em matemática, ou devo cursar Biologia ..

Comentário #43 — 12/06/2015 06:58

WIRIS BARBOSA — Cursando Engenharia Mecânica — uberaba

Bom dia, eu estou com uma duvida, bom eu comecei a cursar engenharia mecânica esse ano e não estou me dando muito bem, eu não consigo acompanhar o ritmo das matérias, e também não dou conta de pegar o caderno pra estudar fim de semana, e por isso estou me dando muito mal, já ate pensei em trancar, mas acho que se eu fizer isso vou decepcionar muitas pessoas, atualmente eu trabalho em uma empresa na parte da manutenção, no dia a dia tenho contato com muitas maquinas aqui na oficina ao lado só que eu passei a perceber que eu não tenho muito interesse, ah e eu estou cursando engenharia mecânica porque foi uma oportunidade que apareceu e não por eu ter escolhido porque ate então eu ainda não sei o que gostaria de fazer no futuro, me ajuda eu estou indo muito desanimado pra faculdade, não sei mas o que faço, e também sou péssimo em matemática, acho que no ensino médio não ensinaram muito bem ou eu não aprendi muito bem :( !

Comentário #44 — 23/06/2015 21:06

Diana Pereira — estudante — Lisboa

Boa noite professor,
Eu tou me sentindo um bocado perdida porque quero muito tirar o curso de engenharia civil mas tenho medo porque tive muitos problemas cm a matematica do 12º ano, n digo q nao gosto da disciplina porque qdo percebia a materia ate ficava feliz mas qdo n percebia era frustante tanto mais que chumbei, mas ca em lisboa é possivel começar ja a fzr a licenciatura e ao mesmo tempo repeitr a cadeira do 12º ano, mas tenho medo de nao conseguir e as pessoas não param de dizer q é muito dificil.

Comentário #45 — 23/06/2015 21:32

Diana Pereira — estudante — Lisboa

Boa noite professor,
Eu tou me sentindo um bocado perdida porque quero muito tirar o curso de engenharia civil mas tenho medo porque tive muitos problemas cm a matematica do 12º ano, n digo q nao gosto da disciplina porque qdo percebia a materia ate ficava feliz mas qdo n percebia era frustante tanto mais que chumbei, mas ca em lisboa é possivel começar ja a fzr a licenciatura e ao mesmo tempo repeitr a cadeira do 12º ano, mas tenho medo de nao conseguir e as pessoas não param de dizer q é muito dificil.

Comentário #46 — 23/06/2015 22:23

iuri — Agente de Combate às Endemias — Aracaju

Se você tem dificuldade com matemática, mas gosta de exatas, então o melhor a fazer seria iniciar um reforço em matemática como também em física para, só depois de fixar bem os conteudos de exatas, iniciar um curso de engenharia e, assim, evitar reprovação imediata em algumas disciplinas do curso. Na internet existem várias vídeo aulas disponíveis no YouTube. Eu faço isso. Está dando certo, apesar do meu relax de vez em quando. Estou cursando Cálculo l. O problema da engenharia não são os cálculos, mas sim o tempo que você tem de dispor para estudá-los.

Réplica de Ênio Padilha

Correto, Iure.
Corretíssimo.

Ter dificuldades não fará de você um mau engenheiro. O importante é gostar de exatas. Isto é o que dará a você o ânimo e a força para enfrentar a maratona de estudos e exercícios necessários para dominar o bicho.

Comentário #47 — 05/07/2015 17:46

Weydson — estudante — Caruaru

Professor boa tarde!!

Faço administração em uma universidade pública, estou concluindo o segundo período. Amo demais meu curso, porém, as cadeiras de matemática me tiram o sono, em um ano de estudo me dei bem em todas as matérias e gostei de todas, agora matemática não tem como eu entender, reprovei. Sendo que fui olhar a matriz curricular e vi que cadeiras de exatas vão até o 5 período de meu curso, e agora não sei mais o que fazer. Pois, amo o que faço, mas odeio matemática.

Gostaria de poder contar com sua ajuda, obrigado.

Comentário #48 — 19/07/2015 12:57

carla — estudante — são Paulo

Olá Ênio,
Preciso muito de sua opinião, tenho 27 anos e sei que é um pouco tarde para se inicia um curdo superior mas tenho esse sonho e vou fazer de tudo para realiza lo, bom minha dúvida é, gosto muito da área ambiental e além disso planejamento, pensar em soluções para resolver problemas, enfim escolhi fazer engenharia ambiental porém alguns comentários de pessoas próximas estão me desmotivando, falam que vou me forma na casa dos trinta e poucos anos e isso não é bom, dizem que só quem é bom em exatas é que pode fazer engenharia. Então me sugeriram gestão ambiental mas sei que não será a mesma coisa, enfim sei que o curso de engenharia exige muita dedicação e sei também que tenho dificuldade com física mas se me dedicar posso superar essas dificuldades.
Gostaria de saber se o senhor acha que realmente estou velha para cursar engenharia ambiental e se a física pode sim ser aprendida com esforço e dedicação?

Comentário #49 — 06/08/2015 21:57

Iara Oliveira — Estudante — São Thomé das Letras

Olá Professor.
Estudo atualmente em uma escola pública cursando o 1º ano do Ensino Médio, e tenho muita vontade de fazer Engenharia Civil, porém tenho algumas dificuldades na Matemática ( em algumas matérias ), mas sempre me esforço para aprender o máximo que consigo, além do mais, não sou muito boa em fazer cálculos de cabeças. Isso pode vir a me atrapalhar futuramente se eu for fazer a faculdade ? Em relação a Física, encontrei bastante dificuldade neste bimestre, aliás a matéria que tirei a menor nota foi em física em relação as outras matérias, mas espero que isso mude até o fim do ano rs. No entanto, me preocupo mais com a Física do que a Matemática. Quais as principais matérias de Física que é estudado na Faculdade de Engenharia Civil e as principais de Matemática ? Obrigado!! Abraços ...

Comentário #50 — 08/08/2015 07:40

Leide — Professora de inglês — São Luís

Olá, eu nunca fui boa em matemática, hoje sou professora de inglês cursei letras... Mas estou querendo mudar de carreira. E pensei em engenharia civil, porque sempre gostei dessa área. Acho bonita e gosto de obras. Minha dúvida é a seguinte : apesar de não ser boa de matemática, minha memória é muito boa para decorar fórmulas matemáticas, quando estava no ensino médio eu sabia as fórmulas mas não sabia fazer aquelas contas \"de cabeça\" . Vocês podem me informar se na faculdade de engenharia pode-se fazer provas com a calculadora ???? Obrigada.

Comentário #51 — 12/08/2015 20:13

Suellen Santos da Silva — Estudante Engenharia Civil — Niteroi

Boa Noite professor,
Estou estudando engenharia civil, mas estava querendo seguir engenharia química, é necessário fazer outra faculdade ou posso fazer uma especialização? Porque já estou no 9º período de civil.

Comentário #52 — 15/08/2015 22:44

André — Estudante — SP

Faça-me o favor, eu não curso arquitetura e essas disciplinas todas para uma pessoa dizer que um engenheiro civil faz meu futuro trabalho melhor! Cada um no seu quadrado, algumas pessoas de civil estão fazendo o trabalho dos outros, assim como reclamam quando um arquiteto se responsabiliza em executar, não deveriam projetar! Eu acho que se for pra viverem de fazer trabalho dos outros, é melhor juntar engenharia civil e arquitetura & urbanismo e tornar um curso só, seria pesado, mas ao menos teriam conhecimento no trabalho que estão exercendo. uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=16&codcur=16011&codhab=0&tipo=N

Comentário #53 — 31/08/2015 12:06

ANDRESA DE SANTANA DE SOUZA — Aux Administrativa — BARUERI

Bom dia Profº!

Trabalho na área de engenharia civil há 1 ano e 6 meses, gosto muito de tudo o que eu vejo e lido no trabalho, eu estudo matemática mas ela simplesmente não entra na minha cabeça desde a 6ª série. Meus superiores vivem me perguntando o que eu quero fazer e meus amigos insistem para que eu faça engenharia civil... trabalho na CCR, que é uma empresa destaque e que a maior parte trata-se de engenharia. Eu não odeio a matemática, mas acho que essa coisa de não conseguir entender nada me faz ter uma certa raiva rs
Penso que eu deveria fazer um curso técnico \"edificações\". O que você acha?

Comentário #54 — 21/11/2015 01:31

priscilla araujo — tenica em ti. — belem

ola prof, boa noite
eu tambm tenho dificuldade em matematematica ,venho estudando e percebi melhoras,entao compreendi q com esforço é possivel melhorar sim,ouço muitas pessoas me dizendo q nao vou conseguir porq para ser engenheiro é preciso dominar matematica,isso me desmotiva muito entao gostaria muito que o senhor compartilhase sua experiencia no inicio do curso se teve muitas dificuldades,enfim ficaria muito agradecida pois me motivaria muito.

Réplica de Ênio Padilha

Priscila. Dá uma olhada nas minhas respostas aos comentários #7, #12, #28 e #46.

Observe que se a pessoa gosta de matemática e se dedica a aprender (ainda que tenha dificuldades) é possível se tornar um bom engenheiro. O problema só existe quando a pessoa NÃO GOSTA de matemática.

Comentário #55 — 21/11/2015 17:04

Jeferson vieira — Secretário ADM — Dourados

Comentário #56 — 21/11/2015 17:10

Jeferson vieira — Secretário ADM — Dourados

Olá professor eu sou estudande de Eng.civil estou passando por apuros estou com DP logo 1 ano do curso, eu trabalho estou com pouco tempo para estudar eu moro em outra cidade, e venho todos os dias trabalhar e depois vou para faculdade, tenho vontade de desistir mas estou vendo a vontade dessas pessoas querendo cursa o curso isso e muito bom, eu sou pessimo em contas estudo mas quando chega a hora da prova não lembro de nada estou desesperado pq tenho subs para fazer e exame final para todas as matérias não sei se vou conseguir, eu gosto do curso não quero desisitir , porque penso em minha familia.

Comentário #57 — 21/11/2015 17:13

Jeferson vieira — Secretário ADM — Dourados

Olá professor eu sou estudande de Eng.civil estou passando por apuros estou com DP logo 1 ano do curso, eu trabalho estou com pouco tempo para estudar eu moro em outra cidade, e venho todos os dias trabalhar e depois vou para faculdade, tenho vontade de desistir mas estou vendo a vontade dessas pessoas querendo cursa o curso isso e muito bom, eu sou pessimo em contas estudo mas quando chega a hora da prova não lembro de nada estou desesperado pq tenho subs para fazer e exame final para todas as matérias não sei se vou conseguir, eu gosto do curso não quero desisitir , porque penso em minha familia.

Comentário #58 — 14/12/2015 21:34

Lenne — Acadêmica — Macapá

Olá professor boa noite eu sou acadêmica do curso de Serviço Social e estou no último semestre do curso, confesso que me identifico muito na área, pelo fato de não ser muito boa em matemática( Ciências exatas), preferir fazer algo que não exigisse cálculos, porém gosto de matemática o que falta mesmo e a dedicação e tenho muito interesse em fazer um outro curso e seria Engenharia da Computação... EC e um curso que envolve matemática,física e química, raciocínio Lógico, enquanto que o curso de Serviço Social e muito voltado para leitura e não possui cálculos, e pra quem não gosta de história, filosofia, sociologia, políticas, legislação e psicologia, não faça esse curso pois exige muita leitura e interpretação, e pra dizer a verdade tive estatística básica no semestre passado e me dei muito bem nessa disciplina.

Eu quero muito de verdade superar alguns desafios, e um deles e me dedicar a matemática que e tão útil e preciso nos dias atuais que e em muita das vezes fazemos pouco caso, tenho sentido na pele em concursos públicos essa falta de domínio da matemática sendo que Serviço Social x Engenharia da Computação são cursos totalmente diferente....

Comentário #59 — 19/01/2016 20:44

sabryna — conclui o ensino medio — tracunhaém

meu nome e sabryna terminei o ensino médio no fim do ano passado e entrei pra faculdade de engenharia civil, to com muito medo das aulas que ainda não tive na faculdade pois nunca fui tão boa em matemática mas sempre achei muito lindo essa profissão minha família ta me dando o maior apoio sempre do meu lado estou confiante de que irei conseguir minhas aulas começão em feverreiro

Comentário #60 — 29/01/2016 22:19

Yuri David — cursando engenharia de produção — Campos Dos Goytacazes

Eu não concordo, não curtia tanto matemática mas quando comecei com engenharia de produção dei o meu melhor para entender as coisas e estou conseguindo, se fosse assim, a maioria dos estudantes de engenharia q fizessem inglês nem poderiam tentar prq não gostam de inglês e sim mais da matemática tbm os ex gordinhos q não gostam de dieta mas se esforçaram para emagrecer ! acho q quando vc determina algo mesmo q não goste ou seja difícil pra vc mas quando é feito com vontade vc sempre consegue, Não importa se for matemática ou outras matérias.

Comentário #61 — 20/02/2016 09:42

Rhuan — Administrador — CAMPOS DOS GOYTACAZES

Li todos os comentários e me identifico com muitos deles.
concordo quando você diz que uma pessoa que ODEIA matemática talvez não tenha muito sucesso nessa profissão.
Meu caso é semelhante, nunca odiei exatas porem nunca amei, como também sempre estudei na rede publica, o ensino era muito fraco, automaticamente quando não aprendia bem uma matéria, ficava frustrado por não tirar notas elevadas.
Porem minha visão mudou quando comecei estudar Comercio Exteriro e tive Matematica Financeira, eu simplesmente AMEI por consegui entender bem, apesar de ter que me dedicar muito pra isso e conseguir resolver bem as questões que me eram propostas
porém agora quero fazer engenharia, mas muitos comentários negativos me desanimam.
Nunca fui apaixonado por exatas por não aprender graças ao ensino fraco
mas sou muito esforçado e quando aprendo começo a amar o que faço.
queria ouvir a opinião de quem já ta dentro e viveu essa experiencia
se puder da um sinal, agradeceria MUITO!

Comentário #62 — 23/02/2016 12:41

Adriano Gabriel Alves — Motorista — Sao Paulo

ola Ênio sempre sonhei em me formar um dia pq vim la de traz das (malhadas)rsrs do meio do nada rs comecei a facudade de Engenharia Civil pq sempre trabalhei no ramo como peão e claro rsrsr brincadeiras a parte sempre gostei da Engenharia mais eu apesar de gostar de Matematica nao tive um bom ensino pq ou trabalhava ou estudava ou nao comia apos a quinta serie terminei meus estudos no supletivo e nao aprendi muito matematica mas se me der o caminho eu consigo o meu medo é dos professores da facu nao dar este passo estou fora da escola a anos mas encarei a facudade q sempre sonhei pq hj posso pagar o problema nao ter conhecimento (me da um Norte ae!! valeuu saio da facu ou encaro com fé???

Comentário #63 — 29/02/2016 21:41

VANIA SILVA — Cerimonial — RUbiataba

Boa noite!! Quero muito fazer Engenharia Civil, mas sou péssima em matemática. Mas gosto da parte da execução, planejamento de imaginar que ajudei a construir algo. De fazer acontecer...será que consigo?

Comentário #64 — 18/03/2016 09:57

Brenda Evellyn — Estudante — Manaus

Olá Ênio,
Brevemente eu farei o vestibular para engenharia naval em uma das unicas universidades que oferecem esse curso no Brasil, mas sou péssima em geometria. Em alguns momentos do cursinho pré vestibular já pensei em desistir pois passei horas e horas para aprender, cheguei até a não dormir por ansiedade por não conseguir alcançar meu objetivo logo ( mas acabei aprendendo). Porém, minha vontade é grande, eu gosto de exatas por mais que ela me torture. ( Olha só, que masoquista uashaush ), já pesquisei sobre todas as profissões, inclusive medicina e não me vejo fazendo nenhuma delas, quero mexer com números, e, apesar de não ser gênia em matemática qualquer faculdade que não seja engenharia seria entendiante pra mim, seria fácil, até mesmo as que envolvem matemática (Física e matemática não contam, não quero ser professora). Não gosto de biologia, acho que as matérias que mais me dou bem é história e geografia, pelo fato de ler e entender tudo já escrito. Porém, estou com muito medo do que me aguarda na faculdade, além do fato de não ser a melhor em Matemática já estou há 2 anos sem estudar, esqueci praticamente tudo e estou tendo que estudar os 3 anos do ens médio só esse ano, pra passar em uma faculdade pública. E minha rotina é mais intensa que um candidato para medicina.
Será que eu consigo? Meus amigos que estão ao redor falam que eu não vou conseguir, que não é pra mim. Apesar de parecer firme, por dentro eu estou trêmula e com medo.

Comentário #65 — 12/04/2016 22:51

Diogo escorce — Técnico em mecânica — Sorocaba

Olá professor tudo certo ?? Professor meu caso é o seguinte, eu não aprendi basicamente nada de matemática no ensino médio, nem de física nem de química, eu sei o que sei agr, por várias pesquisas que eu fiz !! Bom, meu sonho é ser um bom engenheiro mecânico, mas gostaria de saber se na faculdade de engenharia, eu vou aprender a realmente fazer os cálculos de matemática embora eu n tenha aprendido nada na escola praticamente ??? Na faculdade eles ensinam bem a matemática que eu vou usar?? Eu n aprendi basicamente nada na escola, mas n me considero Ruim em matemática, eu graças a Deus, aprendo tudo que eu gosto com facilidade.. E tbm tenho muita vontade de me tornar um bom matemático , porque eu adoro matemática e tenho admiração por quem entende do assunto... Que conselho, modéstia parte sempre me destaque na minha profissão, sou técnico em mecânica formado pela volvo e pela Mercedes, já trabalhei nas 2 ... Que conselho o professor me daria ??? Pois muitas regras e símbolos de matemática eu n sei .... Por favor professor, sua resposta verdadeira, vai significa muito, mas muito msm pra mim !!!!! Desde já eu te agradeço...


Comentário #66 — 26/06/2016 09:44

max — técnico de Mecânica — salvador

Fiz supletivo a distancia no tenho uma barsi em matemática mais tenho sonho de fazer engenharia mais tenho medo de fica para traz na faculdade

Comentário #67 — 06/07/2016 23:10

Jonathan Borba — Sem — Parobé

Meu pai se suicidou em 2011 (Quando entrei em depressão ) larguei a escola no sétimo ano, voltei à pouco e vou fazer o provão do ensino médio ano que vem (pq ainda tenho 17) eu era bom em matemática, mas depois de largar os estudos me tornei ignorante no assunto, será que ainda posso recuperar o conhecimento perdido, entender matemática e me graduar em uma área que exiga exatas ?

Comentário #68 — 30/09/2016 02:41

Aline Paes — Estudante — Manacapuru

Ola, eu amo arquitetura e estou no 2° ano do ensino médio mas não vou bem em matemática, eu gosto mas por mais que eu eu tente entender tudo eu não consigo. Sei que isso ira me prejudicar no curso de arquitetura que tanto almejo. O que devo fazer?

Réplica de Ênio Padilha

Emanuele
Sua resposta é a mesma que dei no comentário #7. Mas acrescento algo, que vai deixar você animada: a Matemática não é um fundamento da Arquitetura, embora um arquiteto deva ser bom em matemática, principalmente Geometria. Ou seja. Se você souber o mínimo necessário (não é pouco, mas você consegue) já está tudo bem.
Preocupe-se com as disciplinas que são, de fato fundamentos da arquitetura: Desenho, História da Arte, Química, Geometria (matemática)


Comentário #69 — 04/11/2016 14:36

Vitor — Estudante — Carapicuiba

Olá, eu sempre sonhei em um dia conseguir construir qualquer tipo de máquina, robótica e desenvolver novas tecnologias, um dos meus personagens fictícios da qual eu mais me enxergo querendo ser desde a infância é o homem de ferro, ficava olhando ele fazer coisas incríveis com a própria inteligência e isso sempre me fascinou, eu quero entrar na engenharia mecatrônica no objetivo de desenvolver diversas áreas da tecnologia, mas eu não quero quebrar MT a cabeça com contas, teorias etc..., e isso me coloca em um impasse pois não sei se vou conseguir concluir ou gostar do que eu irei fazer tendo essa dificuldade das contas, teorias e lógicas envolvidas, e não me enxergo em mais nenhum ramo.

Comentário #70 — 22/11/2016 11:27

Amanda Figueiredo Gaspar dos Santos — Operador de Processos Metalúrgicos — rio de janeiro

Bom dia Professor. Estou em um grande dilema: Quero muito fazer Engenharia de Produção, mas tenho uma dificuldade enorme para matemática. Já trabalho na área de Produção, já atuei na parte de controle e planejamento, e decidi que é isso que quero pra mim. Mas tenho muito medo de não conseguir dar conta, pois sei que nesta profissão é necessário dominar a parte de cálculos. O que me aconselha?

Comentário #71 — 10/12/2016 05:03

André da Silva Araujo — Taxista — Rio de Janeiro

Olá professor me chamo André e pretendo iniciar o curso de engenharia de telecomunicações porém mesmo tendo dificuldade para assimilar muita coisa na matemática sou encantado pelos números e seus padrões ao nosso redor. Na sua opinião devo e talvez consiga ser um engenheiro, mas não um engenheiro que se formou vai ali e faz sua parte e nada mais, mas sim aquele que projeta, descobre e talvez prove suas teorias como os grandes matemáticos e cientistas da história, importante citar por que aprendemos o que eles nos ensinam através dos séculos por seus livros. Espero sua opinião. Obrigado

Comentário #72 — 27/12/2016 12:53

Luis — supervisor de obras — Contagem-MG

Olá professor!
Eu tenho graduação em Logística, sou técnico em edificações, trabalhei 20 anos na área da engenharia (pratico), entrei em varias faculdades de engenharia mas sempre tranquei por causa das viagens e algumas obras rápidas. Estou fora da escola há muito tempo, mas para minha carreira não morrer acredito que eu deva fazer engenharia mesmo agora depois dos 46 anos, qual sua opinião? gosto de matemática, de desenho técnico e de obras.

Comentário #73 — 27/12/2016 12:56

Luis — supervisor de obras — Contagem-MG

Olá Enio
Eu tenho graduação em Logística, sou técnico em edificações, trabalhei 20 anos na área da engenharia (pratico), entrei em varias faculdades de engenharia mas sempre tranquei por causa das viagens e algumas obras rápidas. Estou fora da escola há muito tempo, mas para minha carreira não morrer acredito que eu deva fazer engenharia mesmo agora depois dos 46 anos, qual sua opinião? gosto de matemática, de desenho técnico e de obras.

Comentário #74 — 09/01/2017 21:54

Leonardo Sousa — estudante — volta redonda

Olá Énio, vou me formar em breve em automação industrial e almejo cursar Eng. mecânica. nunca fui bom e gostei de matemática, porém amo física e pelo que pesquisei até o momento me identifico muito com a "proposta" da mecânica, imagino que poderei trabalhar em áreas por exemplo automotiva, minha paixão. Sei que dificulta, mas tenho toda a vontade de aprender e gostar da matemática e cálculos do mundo. posso prosseguir com o sonho ou seria muita pretensão minha? obrigado.

Comentário #75 — 12/01/2017 11:09

Beto — Analista Financeiro — Nova Venecia - ES

Olá Ênio, eu navegava pela internet procurando mais sobre profissões e me deparei neste teu site, e neste artigo, que me interessou muito. A minha procura é a respeito da escolha de uma nova profissão. Atualmente sou Graduado em Administração de Empresas com linha de pesquisa em Análise de Sistemas, tenho pós-graduação em Gestão Financeira Perícia Controladoria e Auditoria. Atualmente trabalho como Analista Financeiro em uma Multinacional. Mas não me sinto realizado, sinto que falta alguma coisa, ou melhor muita coisa.
Fiz o que precisava ser feito pra ser alguém, pra ter uma profissão, mas por vir de classe baixa, e por ser bolsista na faculdade ( por isso fiz administração)eu segui este caminho. E hoje gostaria de mudar. Mudar pra algo que eu ame fazer de verdade, e que eu seja bom em fazer.
Sempre fui bom em matemática, física, Química, música ( essa ultima sempre gostei apesar que estou afastado dela), gosto de coisas criativas e complicadas, gosto da tentativa e erro. Não sou fã de português, mas sempre soube que era preciso então estudei muito, quero dizer que mesmo não gostando eu me esforço pra aprender. A questão é qual caminho devo seguir... Se tiver algum conselho para este perdido nos caminhos que foi levado a seguir agradeço. Estive e uma situação em que " se você não sabe qual caminho seguir, qualquer caminho lhe serve" e aprendi que " não é o homem quem faz as suas escolhas, as escolhas que fazem o homem que quer ser" e quero escolher algo bom...

Comentário #76 — 16/01/2017 16:09

Wellington Martins — Zootecnia — Uruaçu - GO

Sempre é bacana quando alguém tem dúvida e se dispõe a ir atrás de respostas e aprender, do que escolher ficar quieta e achar que um dia a resposta cairá do céu. Me lembro bem durante o ensino médio, quando eu não entendia nada de matemática e física. Até que um dia procurei o meu professor de matemática e o pedi ajuda, e começamos nossa monitoria. Finalmente consegui entender os passos lógicos de onde surgem um número derivado a um cálculo compondo outros números e assim por diante. E era incrível aquela sensação de ter conseguido resolver aqueles cálculos, e aquela sensação de possuir um raciocínio lógico, onde tudo consegue ser explicado e comprovado.. foi simplesmente maravilhoso para mim. Contudo, possuo medo, sim.. MEDO, de cursar uma engenharia, por ter medo em não conseguir.. por justamente não conseguir responder se gosto ou não de exatas. O quê eu faço?

Comentário #77 — 16/01/2017 16:13

Wellington Martins — Zootecnia — Uruaçu - GO

Sempre é bacana quando alguém tem dúvida e se dispõe a ir atrás de respostas e aprender, do que escolher ficar quieta e achar que um dia a resposta cairá do céu. Me lembro bem durante o ensino médio, quando eu não entendia nada de matemática e física. Até que um dia procurei o meu professor de matemática e o pedi ajuda, e começamos nossa monitoria. Finalmente consegui entender os passos lógicos de onde surgem um número derivado a um cálculo compondo outros números e assim por diante. E era incrível aquela sensação de ter conseguido resolver aqueles cálculos, e aquela sensação de possuir um raciocínio lógico, onde tudo consegue ser explicado e comprovado.. foi simplesmente maravilhoso para mim. Contudo, possuo medo, sim.. MEDO, de cursar uma engenharia, por ter medo em não conseguir.. por justamente não conseguir responder se gosto ou não de exatas. O quê eu faço?

Comentário #78 — 02/02/2017 17:56

Camila — Vendedora — São Paulo

Olá Professor, boa tarde!
Gosto de matemática, adoro assistir vídeo aulas, entender como se faz um determinado exercício. Aprendi vetor no youtube, e amei também! Mas tenho muita dificuldade com física...tenho muito medo de ingressar na faculdade e acabar não acompanhando a turma, por conta de não saber a base de física e suas fórmulas. Você acha que é loucura eu tentar? Não sei de onde surge tanto medo de tentar assim... mais alguém é assim?
Obrigada!

Comentário #79 — 11/03/2017 15:27

Tamiris — Estudante de Eng. de Produção — Paraná

Gostaria de saber uma coisa, eu consegui entrar para o Curso de Engenharia de Produção, contudo, sou péssima em matemática, pois vim de uma escola muito ruim, tento estudar matemática sozinha, mas não consigo e estou super chateada. Não estou entendendo nada na disciplina de Cálculo Integral e Diferenciada e Álgebra Linear e Geometria Analítica, adoro matemática e física, mas estou tendo muita dificuldade. Estou gostando muito do curso, mas preocupada com isso, o que eu posso fazer?

Comentário #80 — 02/06/2017 12:27

Caio Joshua — Estudante — São Paulo

Olá, Ênio. Estudei por um período Gestão de Segurança Privada e Ciências Biológicas, apesar de ter dificuldades com cálculos e fórmulas, tenho uma certa paixão pelas Exatas e um fascínio por Física. Também não tive uma boa base nas matérias de exatas na escola (pública), Mesmo nessas condições, seria possível concluir o curso de engenharia e ser um bom engenheiro? Além disso, gostaria da opinião: diria que meu perfil envolveria um pouco mais de prática do que teoria, qual das engenharias se encaixaria melhor no meu perfil neste caso?

Comentário #81 — 06/06/2017 17:55

Alan — Estudante — Manaus-Am

Comentário #82 — 07/07/2017 20:31

ROSA — Professora — São João da Barra

Oi, Ênio. Conclui minha Graduação em Pedagogia e gostaria de lecionar matemática. A dúvida é se vou conseguir. pois sempre tive muitas dificuldades em acompanhar a matéria desde a antiga Admissão. Durante meus estágios, me identifiquei bastante com a disciplina na Educação Infantil e Ens Fundamental e penso em continuar estudando matemática, que será algo desafiador, mas estou muito preocupada porque me falta base. Sua opinião poderá me ajudar a pensar e decidir. Att

Comentário #83 — 21/08/2017 16:49

jai — estudante — Belo Horizonte

Boa tarde! gostaria de saber como é o curso de ciências biológicas ? muitas pessoas me falam que não vale a pena mas... eu amo animais plantas, pode ate não ter mercado de trabalho e nem ganhar muito dinheiro, mas só de saber que vou esta realizando um sonho.
já fico feliz, eu fiz biomedicina não gostei muito e acabei trancando a faculdade mas agora estou pensando em ciências biológicas, esse curso e uma boa profissão?
alguém fazer biologia, pode me dar umas dicas?
estou com muito medo de fazer ciências biologias e fica desempregado!
obrigado!!

Comentário #84 — 22/08/2017 01:40

Vania — Tecnicavem segurança do trabalho — Franca

Acabo de me formar para TST e 'preciso' fazer uma engenharia para me especializar em Eng. Seg. Trab. Qual engenharia vc me recomenda uma vez q ñ tenho muita facilidade com a matemática assim como tenho com potuguês e humanas? Existe uma que os cauculos sejam menos?

Comentário #85 — 27/09/2017 23:13

Felipe — Administrador — Brasil

Percebo que as pessoas que querem fazer engenharia e não gosta de matemática é apenas para status. Somente para um dia dizer "sou engenheiro" ou apenas pq assistiu um documentário de engenharia e achou uma area facinante ao ver apenas o resultado da obra e não o esforço do engenheiro. As pessoas engrandecem tanto essa area que esquecem que a base principal é a matemática e a fisica. O mesmo acontece com medicina. Eu, por experiência, te digo que se vc aprender matemática, fisica e quimica a engenharia se tornará uma area muito mais interessante, vc verá com outros olhos.
"Não pense no lucro, pense no seu sonho"

Comentário #86 — 12/02/2018 00:15

Lucas Santana — Estudante — Itaquaquecetuba Sp

Olá estou cursando o 3 colegial e faço curso de caldeiraria no senai um curso que exige um sólido conhecimento em matemática estou no 3/4 semestre e entrei no curso sem saber muita coisa em matemática não gostava muito não sabia muito Tbm em matemática mais fui aprendendo mais o único problema que tenho é na parte de divisão não sei quase que nada em divisao não consigo aprender e quero fazer engenharia de produção mais tenho receio na parte da divisão será que isso empataria no meu estudo em engenharia na faculdade precisaria ja entrar sabendo divisao ? Ou eles até ensinam na faculdade ? Esse e o único receio que tenho msm na parte de química e física sou bom o único que mata msm é a bebdita da divisao será que isso seria um obstáculo pra mim ?

Comentário #87 — 23/02/2018 11:41

doorgyval alves bento — vendedor motorista — Jaboatão

Estou no primeiro período em Educaçao física estou com dificuldade em biologia e anatomia,sempre estudei em escola publica nao teve uma boa base e desde os 15anos usei drogas ate a 10 meses atrás estou em uma clínica de reabilitação,trabalhei desde os 10anos de idade em construção civil meu pai e pedreiro e meu avo mestre de obras gosto de matemática maia as drogas mi tiro o endereço na época raiz 10anos que terminei o ensino médio querendo troca o curso de e Educaçao física e fazer engenharia civil que a sua opinião tem como eu consegue se forma.



Comentário #88 — 26/03/2018 20:39

Deógeno — Vigilante — Matões/MA

Com base no texto e nas respostas dadas aos comentários, já obtive minha resposta, no entanto, quero compartilhar um pouco do que penso acerca do assunto em discussão. Tenho 26 anos, até o presente momento não possuo graduação ( só o imenso desejo). Tive há um ano a oportunidade de passar para Agronomia numa ótima universidade federal, antes desse episódio não sabia nada a respeito de Engenharia Agronômica, foi aí que começou meu interesse pela área da engenharia, também conto com a influência de amigos estudantes de cursos relacionados. Acontece que o fato de ser ex aluno de escola pública acaba me fez um mero telespectador dos conteúdos de matemática, porque as aulas eram chatas, com professores sem metodologia atraente, sala lotada e ensino precário. Minha base em matemática tornou-se portanto, frágil. Contudo, busco compensar essa deficiência estudando em casa, fazendo revisões e exercícios. Espero que um dia consiga realizar meu sonho. Como bem falaram: ter dificuldade é diferente de não gostar, e eu gosto de matemática. Portanto irei lutar até conseguir.

Comentário #89 — 17/09/2019 00:30

Luiza — Estudante — Ariquemes

Como eu eu aprendo a gostar de matemática. Eu não quero ser uma amante, tipo esses gênios, superdotados, mas pelo menos aprender a conviver com ela.
Não quero fazer engenharia. Quero fazer medicina veterinária, e também possui matérias exatas.
E quero desenvolver raciocínio lógico, que eu posso usar diariamente.
Só não sei como adquirir força de vontade para atingir meus objetivos. Qual seria sua orientação?

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4455269

22