JANEIRO

(Publicado em 02/01/2004)



Janus é um deus romano. Um deus com duas faces. Uma voltada para frente e outra para trás. Protege as entradas e as saídas. O interior e o exterior. É o deus dos começos.

Não é por acaso que o primeiro mês do ano, o mês que marca o começo de tudo (tudo outra vez!) é uma homenagem a esse deus. Janeiro olha para trás, mas olha, principalmente, para frente, para os outros onze meses que temos "de crédito" até o acerto de contas do fim-do-ano.





Imagem de efes por Pixabay



Em janeiro iniciamos a implementação dos sonhos e projetos desenvolvidos em dezembro do ano anterior. Começa uma vida nova. Um curso, uma construção, uma nova atividade.

É verão, no Brasil. É tempo de férias nas escolas e no trabalho. É tempo de viagens, praias, festas, ensaios de escolas de samba... Esses "detalhes" dão a janeiro o título de "mês preferido de 8 em cada 10 brasileiros". (aqueles dois que não preferem janeiro, provavelmente são nordestinos que, por razões muito justificáveis, gostam mais de junho. Mas isso já é assunto de outro artigo).

Em janeiro, três grandes cidades do Brasil fazem aniversário: Belém-PA (dia 12), Rio de Janeiro (dia 20) e São Paulo (dia 25). Mais festas, comemorações, cerveja, alegria!
Em janeiro tem mini-série da Globo, tem o Rally Dacar, tem a Taça São Paulo de Futebol Júnior... e aqui na Barra (uma comunidade de pescadores em Balneário Camboriú-SC) tem Terno de Reis. Uma beleza!

Com tantas festas, tanta folga e tantas atividades de lazer, janeiro acaba dando a falsa impressão de que é um mês de letargia nacional. Falsa impressão, é bom que se repita.

Em janeiro trabalha-se, e muito. Basta lembrar que todas as pessoas ligadas ao turismo e ao lazer têm no mês de janeiro seu mês de maior atividade. Além disso, muitas empresas industriais e mesmo o governo mantêm atividade intensa nesse mês. Muita coisa se decide, muitas obras são iniciadas, muito trabalho importante tem continuidade à todo vapor.

Isso significa o seguinte: se você tem planos, coisas para fazer, projetos para implementar... tire vantagem de janeiro. Comece cedo. Capitalize esses dias e semanas que muita gente considera "perdidos" e... quando fevereiro chegar, você já estará "um mês adiantado".

Que tal ?





PADILHA, Ênio. 2004





Leia também: ACORDA! JÁ É ANO NOVO.
Não tá fácil pra ninguém. Imagina pra quem entrar nessa de que "o ano só começa, pra valer, depois do carnaval".
Essa pessoa já vai começar o ano no fim da fila. Quando o fim do ano se aproximar provavelmente estará choramingando picuinhas nas redes sociais.






DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 7624 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

5347336

138