
BONS PROJETOS EXIGEM PLANEJAMENTO, GESTÃO E RESPEITO À ENGENHARIA (José Roberto Bernasconi)
[IMG2;copa_sinaenco.jpg;E]Clique sobre a figura para obter mais informações no site portal2014.org.br
O Brasil foi escolhido para sediar a Copa 2014 em 30 de outubro de 2007 e a Olimpíada 2016 em 2009. Esses sete anos de antecedência para sediar os dois megaeventos esportivos mundiais seriam mais do que suficientes para os governos, em todos os níveis, planejar o que precisaria ser feito, desenvolver estudos, contratar bons projetos executivos e executar as obras necessárias, especialmente em mobilidade urbana e aeroportos – setores que permitiriam deixar um verdadeiro legado à sociedade, muito além dos equipamentos esportivos exigidos. Em 2010, foi instituída a chamada “Matriz de Responsabilidades” para os diversos níveis de governo para as obras da Copa. Porém, a ineficiência na gestão governamental é registrada pelo atraso nas obras dos aeroportos em metade das cidades-sede e na confissão, pelos ministros Miriam Belchior, do Planejamento, e Aguinaldo Ribeiro, das Cidades, de que o plano anunciado pela presidente Dilma Rousseff após as manifestações de junho último de investir R$ 50 bilhões em mobilidade urbana não teria condições de ser cumprido na íntegra “por falta de projetos na prateleira”.
Comentário de ÊNIO PADILHA (professor@eniopadilha.com.br)
Antes de você clicar sobre a imagem e ir para o site do Portal 2014 ler o artigo, deixe-me dizer umas palavrinhas sobre o Engenheiro Bernasconi.
Trata-se de um dos profissionais mais inteligentes do Brasil. Ele tem uma capacidade incomum de articular informações e apresentar argumentos inteligentes e construtivos.
Qualquer coisa que ele escreve ou diz vale a pena ser lido ou ouvido. Não perca esta oportunidade
|