GOSTO DE MATEMÁTICA QUAL CURSO DEVO FAZER?

(Publicado em 09/12/2013)

[IMG2;duvida_mulher.jpg;E]Prezado professor Ênio Padilha.
Minha pergunta é bem simples: gosto muito de Matemática. Qual curso devo escolher?

Aline da Silva | Brotas-SP
(Nesta seção, o nome e a cidade são trocados sempre que solicitado pelo leitor)



RESPOSTA:


[IMG2;eniopadilha_avatar_email.jpg;E]Aline. A resposta mais óbvia (e que você, provavelmente, já ouviu de muita gente) é a seguinte: JÁ QUE VOCÊ GOSTA DE MATEMÁTICA, FAÇA ENGENHARIA. Afinal, para fazer engenharia é muito importante gostar de matemática, como já foi dito em outra PERGUNTA DO LEITOR que você poderá ler AQUI.

Mas... cuidado! Essa é uma armadilha na qual muitos jovens caem: escolher o curso em função da matéria que mais gosta.

Gostar de cachorro ou de gato não é motivo suficiente para decidir-se por ser veterinário. Gostar de animais não é suficiente. É preciso gostar do TIPO DE VIDA QUE UM VETERINÁRIO LEVA, que, geralmente, inclui lidar com animais doentes.

Gostar de plantas não é motivo suficiente para fazer Biologia ou Agronomia. É preciso conversar com algum biólogo ou com algum agrônomo e ver como é o dia-a-dia desses profissionais. Que tipo de dificuldade é típica do exercício dessas profissões. Quais são os ossos do ofício.

Cada profissão tem seus fundamentos. Matemática, Física e Química são alguns dos fundamentos da Engenharia; Desenho, Percepção Espacial e Representação Gráfica são fundamentos da Arquitetura; Biologia e Química são fundamentos da Medicina e da Odontologia... portanto, o mínimo que você precisa para escolher uma dessas profissões é gostar dessas matérias.

No entanto, gostar de Desenho, por exemplo, é condição necessária mas não suficiente para ser um bom Arquiteto. É preciso muito mais: é preciso gostar da vida de arquiteto (lidar com pessoas, lidar com pressões de diversas ordens, trabalhar fora de horários convencionais, aceitar críticas...).

No seu caso, gostar de matemática significa que você poderá se dar bem em muitas profissões: Economia, Administração, Contabilidade, Arquitetura, Engenharia, Agronomia e várias outras. Cabe a você investigar os ossos de cada um dessses ofícios.

Só não caia na armadilha de escolher um curso superior (só) por conta da matéria que você mais gosta. Você estará resolvendo o problema dos próximos cinco anos, mas pode não estar preparada para os cinquenta anos seguintes.

Boa sorte!



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | ep@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO
[IMG1;Divulga_Livro.png;650;C;http://www.oitonovetres.com.br/loja]




Para mandar a sua pergunta clique AQUI. A pergunta será respondida na seção PERGUNTA DO LEITOR.

Comentário #1 — 20/05/2015 16:24

Maria Caroline de Sousa — Caixa — Guaruja

Sempre quis ser veterinária gosto demais demais de animais e quando vou ao veterinário sinto como seria bom seguir a carreira, mas tenho muita dificuldade com biologia e agora estou em dúvida gosto de matemática pensei em administração mais não acho que o mercado esteja bom para o ramo penso em engenharia civil mas nunca entendia o que o professor de física falava qual o carreira devo seguir ?

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4460818

8