SOU DENTISTA. QUERO SER ENGENHEIRO.

(Este artigo foi publicado em 07/01/2014)



[IMG2;dentist.jpg;E]Professor. Ênio,

Eu estou com 37, e me formei em Odontologia. Só que desde que me formei, jamais exerci a profissão... Passei os 15 anos que tenho de formado trabalhando na área de Restaurantes...

Bom, apenas para resumir, hoje em dia, acho que a carreira que eu deveria ter seguido era a de engenharia. E quero tentar fazer!

Agora vem o motivo da minha pergunta: Estou fora do colégio há 20 anos, sem ver as matérias que me dariam alguma noção para conseguir seguir num curso de engenharia, que seriam basicamente a matemática e a física...

O Sr. teria alguma dica do que eu preciso estudar, e como, para poder não quebrar a cara em uma faculdade de engenharia?

Andei assistindo a uns cursos on line, de introdução ao Cálculo e à Algebra Linear, de um professor do MIT. Não me lembro de praticamente mais nada!!! Por isso gostaria de resgatar esta base, para poder finalmente cursar a engenharia...

Agradeço qualquer tentativa de ajuda. Me sinto perdido sobre como resgatar esse conhecimento...

Muito obrigado,

Antônio Bahia | Sorocaba-SP

(Nesta seção, o nome e a cidade são trocados sempre que solicitado pelo leitor)



RESPOSTA:


[IMG2;eniopadilha_avatar_email.jpg;E]Prezado Antônio

A resposta que eu tenho pra você certamente não é a que você espera. Vou tentar ser simples e objetivo: NÃO FAÇA ISTO!

E esta é, provavelmente, a primeira vez em mais de 30 anos que eu digo isso para alguém que está interessado em fazer Engenharia. Por isto vou explicar melhor.

Há algumas semanas, respondendo a uma Pergunta de Leitor, procurei chamar atenção para o fato de que a escolha do curso superior deve levar em conta não apenas o que a pessoa gosta mas, principalmente, o tipo de vida que ela gostaria de viver. (veja AQUI).

Também tenho dito, muitas vezes, para muitos leitores, que não devem se preocupar com a idade na hora de optar por fazer a faculdade de Engenharia. Não existe nenhum grande problema em formar-se engenheiro com 35, 40 ou 50 anos (veja AQUI)

Mas, no seu caso é diferente: você já tem uma formação. E (isso é muito importante!) você nem deu ainda uma chance a si mesmo de experimentar o exercício dessa profissão.

Acho que você levaria apenas alguns meses para retomar o ritmo e atualizar os conhecimentos para o exercício da Odontologia.

Mas levaria uns dois anos de preparação para o vestibular, mais cinco anos de faculdade (tendo que enfrentar muitas dificuldades - veja AQUI e AQUI) e mais uns dois ou três anos para engrenar na nova profissão, ou seja, mais uns dez anos e bastante luta.

Não vale a pena, considerando que você tem uma alternativa na mão.

Abraço




ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




Para mandar a sua pergunta clique AQUI. A pergunta será respondida na seção PERGUNTA DO LEITOR.



Imagem (fonte): http://www.canstockphoto.com/illustration/dentist.html



---Artigo2014

Comentário #1 — 08/01/2014 22:56

Fabiano — Gestor — Porto Alegre

Boa Noite,

Meu caso é similar, tenho 39 anos, porém já sou sou formado em engenharia. Sou engenheiro químico desde 2005, me formei na federal do RS e nunca consegui me inserir no mercado, acabei migrando para supply chain/varejo e sinto uma grande frustração de ter perdido a crista da onda. Eu gostaria de entrar nesse mercado, mas o mercado se fecha para um cara com minha idade sem experiência! Hoje tenho uma boa experiência de 8 anos numa área q não tenho formação alguma e na área que tenho formação, nunca exerci nada além de um estágio e um início de mestrado, o qual tive que trancar, porquê a empresa que trabalho não me disponibilizou tempo devido o mestrado não ser na minha área de atuação na empresa. Como desenrolar isso?

Réplica de Ênio Padilha

Fabiano.
A vida é uma sucessão de escolhas e consequências.
como você mesmo diz, você não se inseriu no mercado quando se formou em Engenharia. Vou dizer aqui (e você provavelmente vai se sentir contrariado, mas é verdade: você, provavelmente não teve paciência para esperar pela oportunidade certa. Não investiu na carreira e, quando viu, já estava trabalhando em outra área.
Agora, realmente, o retorno é ainda mais difícil. Mas não culpe os outros.

O que fazer? Se você quer, realmente, retornar ao mercado, tem de aceitar as regras como elas são. Apresentar currículos e, nas entrevistas, deixar claro que você entende que as regras, agora, não lhe são favoráveis, mas que você está "pagando" para obter experiência.

Passada essa fase, a vida segue e você estará novamente no jogo.

Boa sorte.

Comentário #2 — 22/01/2014 14:42

Larissa Bezerra — Garçonete — Maceió

Ênio,eu estou em uma situação parecida. Há 5 anos concluir o ensino Médio,mais parei ai,só agora resolvi fazer o enem e não me lembro de nada também. Estou reunindo informações pra começar estudar, pretendo fazer engenharia quimica,ai a dúvida, será que até outubro consigo me atualizar e conseguir uma boa nota no enem? Tenho 23 anos, será que vale a pena fazer engenharia ? Tenho medo de não ingressar no mercado de trabalho.

Réplica de Ênio Padilha

Oi, Larissa.

Não. A sua situação não é nada semelhante a do leitor Antônio Bahia.
No seu caso, não existe um Plano B. Você precisa mesmo estudar para fazer o ENEM e outros vestibulares, se for o caso.

O tempo é curto. Para conseguir um bom resultado, você precisa de muitas horas por dia de dedicação.
Se você aproveitou bem quando fez o ensino médio, ainda dá tempo, sim. Mas não perca mais nenhum minuto.

Comentário #3 — 23/03/2014 18:59

FABIANO — Engenheiro Químico — PORTO ALEGRE

Professor Enio,

Ao ver sua resposta acima do dia 08/01.. fiquei com a "pulga atrás da orelha" e criei coragem, me coloquei a procurar emprego na minha área e não é que consegui? hehehe... em menos de 2 meses me recoloquei.. E o melhor.. com uma remuneração melhor. Para engenheiros sempre haverá oportunidades!

Obrigado!

Réplica de Ênio Padilha

Que boa notícia, Fabiano!
Agora é "fazer a lição de casa" e recolocar a sua carreira nos trilhos.
Você está de volta ao jogo. Parabéns!

Comentário #4 — 15/09/2014 23:56

karolyne mrs. — Tecnologa — Umuarama - PR

Prof Ênio, me ajude por favor.
Entrei em uma faculdade estadual aos 16 anos, agora 2 meses para me formar estou com 20. Cursei esses 4 anos de tecnologia em construção civil pra adquirir conhecimento. Nunca tive aulas particulares, cursinhos e etc, e estou me formando na UEM. Acredito que fiz isso só pq era UEM. Estagiei na área e não gostei de campo algum! Não me dei bem com nada. Meu pai quer que eu continue neste caminho, mas estou louca para fazer odontologia. O que eu faço? Levando em conta que odonto são 4 anos integrais e faria pelo FIES, teria que dar meus pulos para pagar o aluguel do apto. Mas me considero jovem, e sei que necessito de fazer algo que realmente tenho vontade. Ufa, me sinto frustrada :(

Comentário #5 — 19/09/2014 10:19

Laura — estudante — Natal

Olá gostaria de opnião ... assim que sai do ensino médio passei em engenharia quimica na ufrn, no terceiro semestre tranquei o curso para tentar alguma área da saúde , Medicina era meu foco , tentei um ano e nao consegui, acabei desistindo de tentar, pois não estava mais conseguindo estudar materias de cursinho pré vestibular, agora me sinto deslocada do curso, não sei se volto para a eng química ou faço odonto, (detalhe estou 2 anos fora do curso) ... As vezes acho que por ser mulher vou ser um desvalorizada no mercado de trabalho na engenharia ....

Comentário #6 — 23/01/2015 01:14

Paulo Lopes — Caros amigos, sou engenheiro civil a 10 anos eng de seg do trabalho, trabalhei em varios setores da — maceió

Caros amigos, sou engenheiro civil a 10 anos eng de seg do trabalho, trabalhei em varios setores da contruçao civil ( obras verticais, socios de empresa, fiscalizacao de obras publiicas ) e ate fui eng oficial militar do exercito. Toda profissao tem sua dificuldade, depois de 10 anos atuado como engenheiro vi que nao era o q eu queria da minha e vida ( mais na epoca achava ), dcidir fazet odonto ( estou no 1 periodo ), porq ??? Tenho 33 anos , casado e com 2 filhas, porq vi q nao era esse tipo de trabalho q quero levar o resto da minha vida, trabalho como eng no horario de manha e a tarde vou para fac de odonto, porq pretendo trabalhar pra mim ( e dontologia me da essa oportunidade ), e vou se Deus quizer trabalgar com as duas priofissoes!!

Comentário #7 — 23/01/2015 08:39

eline — estudante — cruz das almas

Oi, eu tenho 19 anos, com 18 assim que sair da faculdade ingressei em eng. De alimentos, pela estadual, não me identifiquei com a área, na biblioteca da faculdade, vendo livros de saúde, odontologia comecei a ficar interessada, sai no segundo semestre fui para o cursinho, para prestar vestibular, essa faculdade é muito concorrida, fiquei bom próxima, mais não teve segunda chamada. Eu queria mais uma chance, minha mae não quis que eu fizesse cursinho, fiquei mais 5 meses em um curso de exatas, prestei vestibular e fiquei proxima novamente. Minha mãe se revoltou e resolveu matricular numa particular de odonto, só que os custos são muito alto, ela quer que eu faça o financiamento pelo FIES, mais o meu medo é do futuro, o mercado de odontologia esta saturado. Eu queria ingressar numa área mais rentável .. E que eu sei que eu vou gostar, tipo contabilidade.. Quero me formar numa publica, me ajuda, o que eu faço???

Comentário #8 — 31/01/2015 15:44

Marcone — Dentista — Belo Horizonte

Estou no meio do curso de engenharia civil, sou dentista a 25 anos, estou adorando, meu medo acabou quando consegui como trofeu tirar 9,9 em calculo 3 ( eu tava sem paciência de desenhar o grafico). Hoje tenho CERTEZA, é genetica. Ninguém da minha sala faz continha de tirar e por melhor que minha mãe. Meu pai é engenheiro. NÃO É FÁCIL, engenharia é muito difícil. Mas eu devia ter feito antes. É muito difícil mesmo, mas sabe: eu amo tudo isso. É assim.

Comentário #9 — 14/03/2015 22:14

Pedro — Engenheiro 2x — SP

Então isso é meio complicado, o mercado de engenharia já começou a apresentar seus indícios que não vai bem, experiência própria tenho experiência na área 6 anos.
Não tenho nada contra as pessoas que querem fazer engenharia, realmente é uma ciência maravilhosa, siga seus sonhos porém saiba não vai sair ganhando como engenheiro de cara, quero ver a pessoa formada em engenharia que tem o 1º emprego CLT registrado na carteira, muito mesmo difícil, também se acrescenta o fato de não consegui formar família por ter essa instabilidade de mercado.
Estou com 28 anos de idade e agora estou parando totalmente a engenharia para estudar medicina pelo fato de gostar, estabilidade, sei que terei que me sujeitar a sentar novamente com pessoas mais jovens porém é meu sonho e torno realidade.
Não falo sem base tenho todas as certificações do pacote Offic. pelo EUA, inglês FLuente GMAT, apresentações nacionais e sou formado em 2 engenharias, experiencia como projetista, manutenção e outras coisas mais.
Preciso de algo que eu goste, que traga retorno e que proporcione estabilidade familiar.
Engenheiro tirando 18 MIL parabéns Quantos anos de Casa? Teve QI ? (Engenheiro Diretor Industrial, Planejamento).
Tirando 8 mil como médico estou satisfeito quero ser cirurgião sei que é bem mais, mas na atual situação estou bem \" - Prostituindo meu CREA\" fazendo projetos e assinaturas por preço de 20% de qualquer um, e necessidade, realidade.
Se houvesse possibilidade venderia meu CREA + cursos , em troca do tempo, ja me falaram que sou frustado, porem hoje em dia eu vejo a realidade, na faculdade aprendemos Calculos 1/2/3/4 fisica 1/2/3/4, UM monte de tranqueirada para desenvolver tudo bem.....
E depois de formado receber um canudo, pagar CARO p caramba o registro do CREA, quando fui tirar ganhei o pagamento do boleto de um familiar, e você sai e acha q vai ganhar....
Presta atenção!! Se liga! Se eu tivesse ganhando o piso, com estabilidade não reclamava, no momento estou prostituindo o meu CREA para sobrevivência.
Para não mentir acabou de chegar uma amiga da minha irmã aqui em casa cheia de presentes acabei de ganhar uma camisa Dudal. original obs: médica clinica geral. E eu aqui mal consigo pagar a parcela de um Fiat Uno, tenho vergonha, tenho indignação meus 7 anos totais de estudo com cursos, e quer saber a realidade ganhando 3800,00 (6 anos de exp. + 2 Engenha.).
Em fim boa sorte para os que acreditam em sonhos façam tornar em realidade, agradeço os que me desejam também como dizem -> FOI BOM ENQUANTO DUROU, agradeço toda a experiência que me deu e conhecimento.

Comentário #10 — 16/11/2015 22:06

jaiderson — auxiliar administrativo — bh

gostaria de saber como ta o mercado de trabalho para engenharia de produção, administração, odontologia e medicina estou com muita duvida nessas áreas eu odeio matemática quero uma profissão que me de uma bom retorno financeiro estabilidade estou com muita duvida nessas áreas principalmente administração ou engenharia estou com 24 anos moro em bh pretendo fazer o vestibular em janeiro

Comentário #11 — 08/01/2016 13:01

Ana Vitoria — estudante — sao paulo

estou duvida quero fazer engenharia mais estou em duvida de engenharia civil e odontologia

Comentário #12 — 11/02/2016 12:09

Fernanda — Professora — Rio de Janeiro

Bom dia, Professor Ênio.

Sou Professora de Matemática, tenho 33 anos e acredito q tenho feito a escolha errada no passado. Sou funcionária pública consegui tudo q almejei lá atrás, mas ficou pouco pra mim. A Educação no Brasil é péssima e só aguentei até aqui pq tinha esperanças q não tenho mais. Sinto, infelizmente, q perdi e não tenho mais tempo pra perder e quero mudar de área. Só q estou parecendo uma adolescente sem saber o q fazer, por isso escrevo pra saber uma opinião de uma pessoa experiente. Tenho duas profissões em mente, essas duas acredito q ne proporcione um salário melhor e q consiga investir na minha carreira com inglês, informática, especializações coisa q com minha profissão não ganho nada a mais por isso, é triste!

Comentário #13 — 20/02/2016 18:10

Bruna — Estudante — Nova Iguaçu

Boa tarde, tenho 17 anos e esse ano eu termino o ensino médio e ano que vem já começa a faculdade, mas eu não sei o que fazer, estou em dúvida, não sei se faço Odontologia ou Engenharia Química.
Sou muito tímida por isso tenho um pouco de dificuldade pra escolher uma profissão, eu era muito inteligente, me esforçava bastante, mas do nada eu mudei, não consigo mais prestar atenção nas aulas, não entendo nada que os professores falam, mas se eu focar em algo que eu goste eu vou me dar bem, então preciso saber qual profissão seria melhor pra eu fazer. Gosto muito de ajudar as pessoas e também adoro fazer pesquisas e descobrir coisas novas, sou uma pessoa muito curiosa, e adoro viajar, conhecer lugares diferentes e não sei qual profissão combina com esse meu jeito 😏 preciso de dicas para saber o que fazer. Qual profissão mais combina comigo? Preciso de ajuda

Comentário #14 — 29/03/2016 07:54

Otavio de Paula — estudante — Pouso Alegre

Estou com uma duvida passei no prouni para odonto já estou cursando, mas agora acabei de ser informado que passei pelo sisu em engenharia civil e agora continuo em odonto ou vou pra engenharia o que vc aja?

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4444106

5