O QUE ACONTECEU COM A GAMA FILHO?

(Publicado em 16/01/2014)



[IMG2;universidade-gama-filho.jpg;E]Em 1981 eu estudava Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina. Naquela época havia uma tradição (deve haver ainda) de se realizar um evento chamado \"Aula Magna\", que consistia de uma palestra especial com alguém respeitável e renomado, para iniciar o ano letivo.

Pois em 1981 a Aula Magna da UFSC foi feita por um professor da Universidade Gama Filho (que, aliás, trouxe um magnifico grupo de dança folclórica que realizou uma apresentação espetacular).

A Universidade Gama Filho era uma instituição respeitável. Tinha uma equipe de atletismo de qualidade internacional. Tinha pesquisadores de ponta, e, o que é mais importante: formava profissionais de primeira linha.

O que aconteceu nesses trinta anos? O que levou a Gama Filho a se perder a ponto de se transformar na sucata que existe hoje? Qual foi o link perdido? Qual foi o momento da história do Brasil que a Gama Filho não conseguiu superar?

Terá sido a turbulência econômica que se estabeleceu no Brasil no início dos anos 1980 e só foi contida em 1992, com o fim da inflação?

Terá sido a entrada em cena das novas tecnologias de comunicação? O Telefone Celular? a Internet? Os controles por computador? as Redes de Informática?

Terá sido a administração (ou a falta dela)?

Terá sido a concorrência de outras Universidades melhor estruturadas?

Terá sido a concorrência (desleal) de outras Universidades menos fiscalizadas pelo MEC e com poder de convencimento para enganar os potenciais alunos?

Terá sido a fúria mercantilista que tomou conta do ensino superior no Brasil (e que já está se apoderando do ensino de pós-graduação também)?

O que aconteceu com a Gama Filho?



---Artigo2014

Comentário #1 — 18/10/2015 19:46

Jorge Vieira — Arquiteto — Rio de Janeiro

É difícil de entender, mais não de explicar, que o único criador e detentor de tudo que ali começou da semente ao grande império da educação tem um mentor que com grande esforço, dedicação profunda, inteligência e capacidade que foi o ilustre Ministro Luiz Gama Filho, que sabendo o que o futuro lhe reserva transformou a universidade em instituição sem fins lucrativos para os herdeiros da família, evitando assim a venda da instituição da família para terceiros, mesmo assim a família conseguiu arrecadar com a manobra dos herdeiros, passando a administração para um grupo de farsantes que pagaram muito por isso e também receberam por alguns anos limpando os cofres da instituição e destruindo o grande trabalho feito por mais de 30 anos por seu mentor maior Luiz Gama Filho, não só para ele mais para seus alunos que do Colégio Piedade até a universidade tiveram ensino respeitado no Brasil e fora dele, com os maiores e melhores profissionais do ensino como por exemplo os cursos de Medicina, Engenharia, Arquitetura, Direito etc, que honram os profissionais de hoje que por lá passaram. Esta competência e dedicação infelizmente não foi herdada e honrada por seus sucessores, é lamentável passar pela rua Manoel Vitorino e ver vários quarteirões de edificações no local abandonados, é inacreditável e verdade tudo isso,

Réplica de Ênio Padilha

Prezado Jorge
Obrigado pelo esclarecimento. Ajuda a explicar e responde a pergunta título do Post.

Comentário #2 — 29/05/2018 19:54

natalia melo — pesquisadora — Rio de Janeiro

Olá Ênio,

Também me pego fazendo as mesmas perguntas, e foi por isso que tive uma ideias, acho que você pode me ajudar !
Se puder entre em contato comigo por email natalinha_marley@hotmail.com

Comentário #3 — 23/02/2020 07:40

ENIO PADILHA — professor — Balneário Camboriú

teste

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4451931

3