(Este artigo foi publicado em 18/01/2014 e atualizado em 18/11/2015)
Até muito pouco tempo existia aqui em Balneário Camboriú uma coisa que eu chamava de \"Monumento à Corrupção\". Veja a foto abaixo:
[IMG;Pilares_Ponte_inconclusa_BC.jpg;640;C]
É o seguinte: em 12 de outubro de 1983 o prefeito Haroldo Schultz promulgou a lei 0586/1983 que \"DENOMINA PONTE A SER CONSTRUÍDA NESTA CIDADE, LIGANDO A ZONA SUL AO BAIRRO DA BARRA\". (veja o texto completo da lei AQUI). O nome da ponte: PONTE PRESIDENTE JOÃO FIGUEIREDO.
A verba saiu, mas a ponte nunca foi construída (apenas os pilares de uma das cabeceiras). Custou a carreira política do prefeito. Bem feito!
Corta para 2015. O que temos, no mesmo lugar onde teria sido construída a famigerada Ponte Presidente Figueiredo? Uma obra no mínimo estranha. Veja a foto abaixo:
[IMG;passarela_barra.jpg;640;C]
Trata-se de uma passarela para pedestres. Dá pra acreditar?
É isso mesmo: a obra está ali, quase pronta, com as suas duas torres ligadas por uma passarela erguida a mais de 25 metros de altura (sem rampas nem alças de acesso). Em cada torre deveria haver um restaurante. E a passarela serviria apenas para pedestres e ciclistas.
O problema não é só isso. O problema é que esta obra começou no início de 2012, com a promessa de que ficaria pronta em 9 meses e custaria 22 milhões de reais (um preço absurdamente alto!) (veja notícia do Diário Catarinense em em 19/01/2012)
Vou resumir a história para não encher o saco do leitor com detalhes desnecessários: já se vão quatro anos (quase três vezes o prazo previsto), e já há quem fale que o custo já está batendo nos 50 milhões. Pior: já há quem fale que a obra nunca será concluída, à exemplo de sua finada antecessora, porque meio mundo já foi preso e está respondendo a processos por corrupção, desvios de verbas e outras práticas, infelizmente muito comuns por aqui.
Será que a história está se repetindo?
ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br
Imagens: (1) a primeira foto foi feita por mim, em 2011 (algumas semanas antes de os pilares serem, finalmente, removidos);
(2) a segunda foto foi feita durante o último verão, pelo ClicRBS
---Artigo2014 ---Artigo2015