ARTIGOS INÉDITOS DE ÊNIO PADILHA
PUBLICADOS EM JANEIRO DE 2014

• VIAJANDO COM A LÍGIA FASCIONI
(publicado em 04/01/2014)
Muitos amigos meus viajam pelo mundo. Fico feliz por eles. Acho legal ver as fotos que eles publicam no Facebook e no Twitter.

Mas poucos conseguem ir muito além das fotos do tipo \"olha eu aqui, na frente da Torre Eiffel\" ou \"Eu e fulano de tal visitando o ((insira aqui seu ponto turístico favorito))\" (antes que alguém pense que estou criticando, deixo claro: no ano passado fiz uma viagem à Holanda e Alemanha e tudo o que publiquei no Facebook foram exatamente fotos do tipo citadas acima)

Por isso gosto tanto das resenhas de viagem da minha amiga Lígia Fascioni. Faz algum tempo que eu a acompanho pelo mundo... (Continuar lendo...)




• COMO ESTAR PREPARADO PARA
O PRIMEIRO CONTATO COM O CLIENTE?

(publicado em 06/01/2014)
O sonho de consumo de 10 em cada 10 engenheiros/arquitetos é não ter de vender o seu serviço. Ter uma fila de clientes ansiosos por nos contratar é o que a gente, no fundo, mais deseja.

Infelizmente isto é uma quimera. Na vida real nós precisamos convencer as pessoas de que vale a pena contratar nossos serviços e (mais do que isto) pagar por ele o preço justo.
Então, antes mesmo de saber o que dizer quando estivermos frente a frente com o nosso cliente potencial devemos providenciar essa circunstância. Ou seja: temos de conseguir um primeiro encontro. (Continuar lendo...)




• 11 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE EM 2014
(publicado em 06/01/2014)
Para tornar seu escritório mais produtivo neste 2014 que se inicia, aí vão 11 recomendações adaptadas por Ênio Padilha à partir do site FastCompany.com (Leia as 11 dicas:)




• O BRASIL JÁ PERDEU A COPA DE 2014.
(publicado em 07/01/2014)
(...) Questões importantes no Brasil estão mal e o governo não as enfrenta como deve.
A saúde vai mal, mas o governo resolveu o problema transferindo a responsabilidade para os médicos.
A educação vai mal. Mas o governo resolveu dourar a pílula, dando diploma universitário para milhões de analfabetos.
As obras do governo não andam, Mas o Governo resolve o problema chamando os engenheiros de incompetentes.

Ou seja, vivemos um tempo em que o governo vive de fazer o que fazia quando era oposição: colocar a culpa nos outros. Só que agora não é mais a hora. Já se passaram 12 anos. Quanto tempo mais precisaremos para acordar? (Continuar lendo...)




• SOU DENTISTA. QUERO SER ENGENHEIRO.
(PERGUNTA DO LEITOR publicada em 08/01/2014)
(...) A resposta que eu tenho pra você certamente não é a que você espera. Vou tentar ser simples e objetivo: NÃO FAÇA ISTO!

E esta é, provavelmente, a primeira vez em mais de 30 anos que eu digo isso para alguém que está interessado em fazer Engenharia. Por isto vou explicar melhor. (Leia a resposta Completa)




• EXCELÊNCIA APEDREJADA
(publicado em 10/01/2014)
Uma pergunta: Tome-se as marcas Coca-Cola, McDonald\'s, Nike, Rede Globo e Apple. Qual é o elemento presente na estratégia de todas essas empresas? Resposta: a inovação e o senso de excelência!

Todas essas marcas foram construídas com estratégias baseadas na inovação, na excelência dos seus produtos e na atenção aos detalhes...

Por que, então, são tão atacadas e apedrejadas? (Continuar lendo...)




• FEVEREIRO E MARÇO
(publicado em 13/01/2014)
Circula na internet uma interessante brincadeira sobre o Calendário de 2014 no Brasil: (Continuar lendo...)




• CONSULTORIA/ASSESSORIA DE ADMINISTRAÇÃO
PARA ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA

(publicado em 13/01/2014)
O principal problema relatado por profissionais que buscam ajuda para organizar e administrar seus escritórios está no fato de que a maioria dos Consultores e Agências disponíveis no mercado NÃO CONHECEM A REALIDADE DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA. (Continuar lendo...)




• UMA REFLEXÃO SOBRE VALOR COMERCIAL DO SEU TEMPO
(Ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

(publicado em 15/01/2014)
Quanto vale o seu tempo? Quanto você pode cobrar por ele? Melhor dizendo, quanto seus clientes ou empregadores estão dispostos a pagar pelo seu tempo?

Pense no seguinte: um menino ou uma menina de 10 anos não possui ainda nenhum conhecimento, capacidade ou habilidade que possa ser comercializada.

Digamos que ele, nesta idade, abandone a escola e não se dedique a nenhuma atividade de aprendizado de coisa alguma. Gaste seus dias apenas se distraindo ou se divertindo. Digamos que, por sorte, esse menino não seja cooptado pelo mundo do crime nem se torne usuário de drogas. Que se torne apenas um adulto sem nenhuma qualificação. Pior, sem, sequer, a condição de aprender habilidades simples.

O que resta ao nosso jovem quando chega aos 16 ou 18 anos? Quanto vale sua hora de trabalho? Por quanto ele pode vender a sua força de trabalho? (Continuar lendo...)




• O QUE ACONTECEU COM A GAMA FILHO?
(publicado em 16/01/2014)
Em 1981 a Aula Magna da UFSC foi feita por um professor da Universidade Gama Filho (que, aliás, trouxe um magnifico grupo de dança folclórica que realizou uma apresentação espetacular).

A Universidade Gama Filho era uma instituição respeitável. Tinha uma equipe de atletismo de qualidade internacional. Tinha pesquisadores de ponta, e, o que é mais importante: formava profissionais de primeira linha.

O que aconteceu nesses trinta anos? (Continuar lendo...)




• SERÁ QUE A HISTÓRIA ESTÁ SE REPETINDO?
(publicado em 18/01/2014)
Até muito pouco tempo existia aqui em Balneário Camboriú uma coisa que eu chamava de \"Monumento à Corrupção\". (Veja a foto)

É o seguinte: em 12 de outubro de 1983 o prefeito Haroldo Schultz promulgou a lei 0586/1983 que \"DENOMINA PONTE A SER CONSTRUÍDA NESTA CIDADE, LIGANDO A ZONA SUL AO BAIRRO DA BARRA\". (veja o texto completo da lei). O nome da ponte: PONTE PRESIDENTE JOÃO FIGUEIREDO.

A verba saiu, mas a ponte nunca foi construída (apenas os pilares de uma das cabeceiras). Custou a carreira política do prefeito. Bem feito! (Continuar lendo...)




• POR QUE ARQUITETOS DEVEM SER
ADMINISTRADORES DE OBRAS

(publicado em 20/01/2014)
(...) O trabalho do arquiteto (o projeto) é realizado muito antes de a obra virar realidade. Isto significa que o resultado do serviço do arquiteto não aparece (na visão do cliente) quando o serviço do arquiteto é realizado. Só aparece muito tempo depois (quando a obra fica pronta) e, frequentemente, passa despercebido, pois está “misturado” com a influência de dezenas de outros fatores envolvidos no produto final. (Continuar lendo...)




• EU JÁ FUI INTELIGENTE.
HOJE ESTOU IRREMEDIAVELMENTE IDIOTA

(publicado em 20/01/2014)
Desde que me conheço por gente. Desde que tive algum contato com o mundo acadêmico e intelectual me acostumei com a ideia de que é legal ser de esquerda. Isto sempre foi um dogma: na esquerda estão as pessoas inteligentes, articuladas, bem intencionadas, interessadas no bem público e, acima de tudo, honestas; na direita estão os obtusos, os mal intencionados, os desonestos, os que só se interessam pelos seus próprios benefícios e os alienados em geral. (Continuar lendo...)




• A FIFA É A NOVA GENI. SE ALGUMA COISA ESTIVER ERRADA,
JOGA A CULPA NA FIFA!

(publicado em 20/01/2014)
No dia 15/01/2014 o Blog Brasília por Chico Sant\'Anna publicou um post sob o título Fifa dá mais um drible nas pretensões de Brasília

Li a matéria inteira (leia você também). Não consegui ver nenhuma relação da notícia com o título da matéria: onde está o DRIBLE da Fifa nas pretensões de Brasília. O que a Fifa fez? Nada. O que temos aí é um caso típico de incompetência e ganância... (Continuar lendo...)




• 25 ANOS DE ARTIGOS SOBRE A VALORIZAÇÃO
PROFISSIONAL DE ARQUITETOS E ENGENHEIROS

(publicado em 20/01/2014)
O livro LER E ESCREVER não é sobre a língua portuguesa. Nem trata de como escrever melhor ou como produzir trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses ou livros.
Infelizmente muita gente pensa que é isso.
Mas a culpa é minha! (Continuar lendo...)




• QUEM PRECISA DE EMPREGADOS?
(publicado em 22/01/2014)
Muitos escritórios de Arquitetura e de Engenharia, no Brasil, funcionam sem um único empregado. Nem uma secretária. É apenas o profissional que, sozinho, cuida de todas as tarefas. Infelizmente isso é uma realidade em um número muito maior de escritórios do que a maioria de nós imagina.

São o que eu chamo de \"EUscritórios de Engenharia ou de Arquitetura\" (Continuar lendo...)




• PENSE MELHOR ANTES DE ATIRAR PEDRAS
NOS ESTÁDIOS DA COPA DO MUNDO

(publicado em 23/01/2014)
Nos blogs e nas redes sociais (especialmente no Facebook e no Twitter) tá uma onda incontrolável de mimimi contra a Copa do Mundo. Tudo bem. Quem não gosta de futebol ou é contra a realização da Copa do Mundo no Brasil tem o direito de se manifestar. Mas, nesse caso, pelo menos utilize argumentos inteligentes.
Problema maior é quando Engenheiros e Arquitetos (que deveriam entender um pouco mais de números) atiram-se em argumentos vazios, só porque é o que todo mundo está dizendo e é bacana ficar bem na foto do perfil. (Continuar lendo...)




• VALE A PENA CONTRATAR UMA SECRETÁRIA?
(publicado em 27/01/2014)
Por que Engenheiros e Arquitetos relutam tanto em contratar uma secretária?
A resposta que eu mais ouço para esta pergunta é \"porque o meu escritório ainda não tem faturamento que comporte as despesas de salário, obrigações sociais e trabalhistas que a contratação de uma secretária impõe\".
Mas existem outras respostas comuns:
\"Não precisa. Eu dou conta de todo o trabalho\"
\"Quem sabe faz. Quem não sabe manda fazer\"
\"Eu não tenho paciência pra ensinar\"
\"Eu não encontro alguém que entenda o serviço que terá de ser feito. É muito difícil de aprender\"
\"Ensinar uma secretária iria consumir o meu tempo e me tornar improdutivo\"

E, se você pensa que eu escrevi este artigo para contestar os argumentos acima, está enganado. Todas as respostas ESTÃO CORRETAS. São verdadeiras. (Continuar lendo...)




• AFINAL, O QUE É UMA STARTUP
(o conceito se aplica a escritórios de Arquitetura e Engenharia?)

(publicado em 29/01/2014)
Você já percebeu que a palavra Startup entrou na moda? Todo mundo agora quer ter uma Startup. Abrir uma empresa não basta. Chique mesmo (no último) é ter uma Startup. (Continuar lendo...)




• MARKETING NA REDE
(o conceito se aplica a escritórios de Arquitetura e Engenharia?)

(publicado em 30/01/2014)
No Brasil a internet existe desde o início dos anos 1990 e hoje ocupa um espaço considerável dos recursos de comunicação e produtividade para muitos profissionais e empresas. Mas Nem sempre foi assim. Veja esse breve histórico dos primeiros tempos: (Continuar lendo...)

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4448728

3