PRODUTOS E SERVIÇOS É MENAS

(Publicado em 05/05/2014)



Repito em todas as minhas aulas que envolvem conceitos de Administração (incluído aí o Marketing): usar a expressão \"PRODUTOS E SERVIÇOS\" nessa ordem, na mesma frase é um erro de português. Equivale a falar \"Menas\".

Não adianta brigar comigo. Não sou eu que faço as regras da língua portuguesa. Se você fala \"Menas\", lamento muito. Precisa aprender a falar direito. Com relação aos \"produtos e serviços\" faça uma pesquisa (uma pesquisa séria. Não em blogs ou em material de autores maisomenos). Procure pela definição de Produto. Depois pela definição de Serviço.

Pronto. Você irá descobrir que \"Serviço\" é um tipo de \"Produto\"


Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

Produto é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca.

Portanto, consideramos PRODUTOS os bens físicos e os serviços


Ainda assim, vira e mexe eu leio em algum lugar ou escuto alguém dizer que “nossa empresa vende produtos e serviços” ou que “nosso negócio é prestar serviços. Não vendemos produtos.” (...)
Como assim, vende serviços e não vende produtos?!?

Se você é um fornecedor de serviços, preste atenção: todo serviço é um produto. Não existe “produtos e serviços” nem “produtos ou serviços”. Produtos e Serviços NÃO SÃO termos complementares.

Eu sei que muita gente entende PRODUTO como uma coisa física, tangível. Uma coisa material, em contraposição ao SERVIÇO que é uma performance, intangível. Um bem não materializado.

Mas, na verdade, PRODUTO é o resultado de uma atividade produtiva. Em uma fábrica, onde são feitas coisas físicas, tangíveis como panelas, tijolos, telhas, eletrodomésticos, automóveis, aviões ou coisas assim, o produto é uma MERCADORIA. O resultado da atividade fabril é uma mercadoria.

Por outro lado, quando a atividade é uma performance, como o trabalho de um médico, de um mecânico, de um cabeleireiro ou de um arquiteto, o produto (resultado) é um produto que não é uma coisa física. Não é material: é um serviço. Mas continua sendo um produto. O produto da atividade do prestador de serviços.

Portanto, quando você ouvir alguém dizendo “nossa empresa fornece produtos e serviços” o que ele, realmente, está querendo dizer é “nossa empresa fornece dois tipos de produtos: mercadorias e serviços”.

E não adianta querer usar o argumento de que \"todo mundo fala assim\" ou que \"quando a gente fala PRODUTOS E SERVIÇOS\" todo mundo entende o que a gente quer dizer, e isso é o que importa.
Primeiro, muita gente também fala que \"um raio não cai duas vezes no mesmo lugar\". E você sabe que isto é uma rematada bobagem. E o fato de milhões de pessoas a repetirem não muda as leis da natureza.
Segundo, quando alguém fala \"menas\" as outras pessoas também entendem o que a pessoa quer dizer, não é mesmo. Então...

E se você pensa que esse erro (de falar em \"produtos e serviços) é cometido apenas por leigos ou por pessoas despreparadas comece a observar com mais atenção. Você verá que esse tipo de erro é cometido por muita gente. E muita gente que deveria ter esse discernimento com a maior clareza. Administradores de empresas, economistas, colunistas de economia e marketing, profissionais de publicidade e propaganda, professores, palestrantes e até os próprios fornecedores de serviços.

É só abrir um jornal ou revista, ouvir rádio, ver televisão ou participar de cursos/palestras que logo vai aparecer alguém falando de “produtos e serviços”, com a maior naturalidade.

Gente que fica escandalizada ao ouvir um \"menas\" no meio de uma conversa.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO
[IMG1;Divulga_Livro.png;650;C;http://www.oitonovetres.com.br/loja]





Para copiar e reproduzir este artigo, conheça nossas REGRAS PARA PUBLICAÇÕES




---Artigo2014




DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4448755

5