O QUE O EMPREGADO QUER (OU ESPERA) DO SEU ESCRITÓRIO

(Este artigo foi publicado em 09/06/2014)



Um assistente administrativo (geralmente conhecido como a secretária) é um empregado no seu escritório. Mas, antes disso, é um ser humano com necessidades, desejos e anseios. É importante refletir não apenas sobre o que o profissional espera da sua secretária (ou dos seus empregados, no geral) mas também sobre o que a secretária (e os empregados, no geral) esperam do seu emprego.

Posso adiantar que, de uma maneira geral os empregados esperam:
• Um ambiente de trabalho saudável e tranquilo onde as ordens e determinações sejam claras e objetivas;
• Instalações e equipamentos adequados para o seu trabalho;
• Uma filosofia empresarial clara e transparente (declarada na sua missão, visão e princípios) e que corresponda à sua prática empresarial;
• Uma linha hierárquica bem definida. Ela quer saber a quem deve obedecer e não quer participar dos conflitos internos da direção
• Uma chefia que seja franca, e que saiba reconhecer o mérito e o esforço.
• Um relacionamento profissional baseado na honestidade e na ética
• Uma carga de trabalho compatível com o cargo e com o salário
• Orientação e apoio para o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos
• Oportunidades de crescimento
• Remuneração compatível com o desempenho
Encontrar formas de atender a essas necessidades básicas dos empregados já é, na prática, estabelecer uma boa Política de Relações Humanas no seu escritório.

Em contrapartida....

O QUE O ESCRITÓRIO DEVE QUERER (OU ESPERAR) DOS SEUS EMPREGADOS
Por outro lado, de nada adianta você propiciar aos seus empregados as melhores condições de trabalho se não souber exatamente o que espera em contrapartida. Basicamente, um profissional de Arquitetura/Engenharia, espera (deve esperar) o seguinte das pessoas que trabalham no seu escritório:
• Que sejam fatores determinantes para a manutenção do bom ambiente de trabalho. Que tenham boa vontade, disposição e trabalhem com bom humor e prestatividade;
• Que sejam cuidadosos com as Instalações e equipamentos com os quais trabalham;
• Que absorvam os valores e os princípios do escritório, incorporando a filosofia empresarial da casa;
• Que tenham respeito pela hierárquica definida;
• Que sejam honestos e éticos;
• Que sejam esforçados para cumprir a carga de trabalho determinada;
• Que aceitem a orientação e apoio para o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos, aproveitando as oportunidades de crescimento;
• Que não sejam gananciosos e que tenham a percepção da remuneração não-financeira que o escritório possibilita.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




Este artigo é baseado no capítulo 7 do livro ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA. 1ª ed. Balneário Camboriú: 893 Editora, 2013. pág. 97 - 98




---Artigo2014

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