ARTIGOS INÉDITOS DE 2015

• SOBRE A ARTE DE ESCREVER
(um recado aos editores, diagramadores, revisores...)



(05/01/2015)



As pessoas que (além do autor) trabalham na produção de um livro (editores, diagramadores, revisores) precisam entender que não estão trabalhando com uma forma comum de manifestação artística ou intelectual. Não se trata de arte plástica nem de arte cênica.

Ler não é uma atividade NATURAL. Uma pessoa nasce, cresce e, mesmo sem ser ensinada, desenvolve a visão, a audição e o tato. Mas a leitura necessita ser ensinada e aprendida.



(Ler o texto completo...)



• OS DIREITOS DO AUTOR E A PIRATARIA NA INTERNET



(15/01/2015)



\"Caiu na rede é peixe!”
Este comentário, de um dos meus amigos no facebook, definia, na semana passada, a regra geral dos direitos autorais na internet. Segundo esse meu amigo, uma vez que uma determinada coisa tenha sido publicada na rede, não cabe mais chororô. É de quem chegar primeiro.

Eu disse \"ôôôpaaa! Peraí. Não é bem assim”. Eu sei que muita gente realmente pensa que na internet ninguém é de ninguém, mas isso é só impressão. Na verdade, muitas regras do mundo “real” continuam valendo no mundo virtual. A questão dos direitos do autor sobre a propriedade intelectual é uma delas.



(Ler o texto completo...)



• VENDE-SE PROJETOS (PADRÃO) DE ARQUITETURA



(16/01/2015)



No ano passado fui contratado para fazer uma palestra num evento de arquitetos. Na verdade, o seminário era organizado e promovido pelo CAU local. Eu faria a segunda palestra. Antes de mim seria apresentada uma palestra sobre Empreendedorismo e Inovação na Arquitetura, por uma palestrante que representava o SEBRAE.

Como sempre, nesses casos, cheguei cedo e pude ver a palestra inicial. Nada de mais. Apenas aquele bla-bla-blá de quem pesquisou no google e os inevitáveis videozinhos manjados do YouTube (tenho horror a isso!).



(Ler o texto completo...)




• UMA NOTA SOBRE O AEROPORTO SANTOS DUMONT,
NO RIO DE JANEIRO.



(26/01/2015)



Desde 1565 há uma coisa que se sabe a respeito do Rio de Janeiro: o sol é forte. O calor é intenso. A expressão “Rio 40 graus” não surgiu por acaso.
Tendo isso como FATO, qual seria a melhor solução de arquitetura para um aeroporto? Os arquitetos responsáveis pelo projeto do novo aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro não tiveram dúvidas: uma estufa!



(Ler o texto completo...)



• O QUE FAZER SE A FACULDADE QUE EU FIZ ERA RUIM?



(28/01/2015)



Prezado professor Ênio Padilha.
Sou Técnico em Edificações por uma Instituição Federal e estudante do curso de Engenharia Civil de uma IES privada no meu estado, estou a caminho do quinto semestre e uma duvida tem tirado meu sono desde que passei no vestibular, sou bolsista do Programa Universidade para todos(ProUni) e também passei em outros dois vestibulares para o mesmo curso em Universidades Federais, optei por cursar em uma Instituição privada por influência de amigos que já cursavam em faculdades particulares e que me afirmavam ser o melhor pois poderia começar a estagiar desde cedo adquirindo mais experiência.



(Ler o texto completo...)



• EM QUAL PROFISSÃO POSSO TER PAZ E TRANQUILIDADE?



(12/02/2015)



Olá Professor,

Eu gosto de paz, tranquilidade. Qual carreira devo seguir? Odontologia?



(Ler o texto completo...)



• MODELO DE NEGÓCIO E PLANO DE NEGÓCIO



(05/03/2015)



Quando eu comecei a estudar os conceitos de Plano de Negócio e Modelo de Negócio uma coisa me chamou atenção: o fato de que muitos consultores confundem uma coisa com a outra. Pior: ensinam que é possível, por exemplo, substituir o Plano de Negócio pelo Modelo de negócio, como se fosse a mesma coisa (ou coisas semelhantes).



(Ler o texto completo...)



• FACULDADE É PRA APRENDER TEORIA



(06/03/2015)



Minha opinião sobre este assunto contraria meio mundo. Ou melhor, contraria quase todo mundo: eu defendo o ensino de mais teoria e menos prática nas faculdades de Engenharia e Arquitetura.

Não. Não pare de ler, por favor. Nem me atire pedras antes de dar um pouquinho de atenção aos meus argumentos.



(Ler o texto completo...)



• EXAME DE ORDEM NA ENGENHARIA, JÁ



(09/03/2015)



Nessa eu sou voto vencido. Há muito anos defendo que a Engenharia deveria ter um exame de acesso ao registro no Crea, como é feito pela OAB.
A proposta tem sido apresentada sistematicamente em todas as edições do Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea. E tem sido, sistematicamente massacrada.
Nem mesmo a proliferação de escolas de engenharia de qualidade duvidosa, geridas por instituições flagrantemente “caça-níqueis” é capaz de alterar a disposição dos nossos “legisladores” para mudar essa regra. Ainda será necessário muito prédio cair até que a luz vermelha acenda e pisque no Sistema Profissional.



(Ler o texto completo...)



• MARCA BRASIL - DEZ ANOS



(20/03/2015)



Em Fevereiro de 2005 (quando o governo Lula surfava na mais alta popularidade) eu escrevi isso aí, no meu site:
O governo brasileiro perdeu uma grande oportunidade de economizar dinheiro público. Gastou uma fortuna com pesquisa e designers para compor uma marca visual que represente o país no exterior, servindo como indicador de procedência, especialmente para os produtos exportados.

Passados 10 anos, fica uma pergunta. A tal marca Brasil valeu o investimento? Foi adotada pela indústria, pelo comercio e pelas operadoras de turismo no mundo? Os brasileiros que viajam para o exterior usam essa marca? são identificados com ela? Já viram alguma vez?
Os brasileiros que moram no exterior, costumam ver essa marca nos restaurantes ou nos supermercados ou nas lojas, identificando os produtos brasileiros?



(Ler o texto completo...)



• POSSIBILIDADES NA CARREIRA PARA ARQUITETOS



(23/03/2015)



Desde 2009 tenho apresentado um curso de 16 horas sobre GESTÃO DE CARREIRA E MARCA PESSOAL (para Arquitetos e Engenheiros), que também é uma aula em curso de pós graduação (que já foi ministrada para mais de 60 turmas).

Um dos tópicos abordados nesta aula discorre sobre as alternativas de exercício profissional que se apresentam aos arquitetos, assim que eles terminam a faculdade. Sempre percebo uma certa surpresa (principalmente dos mais jovens). Eles não imaginam que tem tanto mundo e tantas oportunidades pela frente.

Eu divido a coisa em duas abordagens: (1) o “modelo de negócio” e a especialidade ou área de atuação.



(Ler o texto completo...)



• OS INOVADORES (livro de Walter Isaacson)



(06/04/2015)



Primeiro, é importante dizer que a minha literatura preferida (nos últimos anos) tem sido história econômica e biografias. Só por isso Walter Isaacson já é candidato a meu autor favorito, uma vez que a maior parte dos livros que ele escreve são biografias.

Neste livro, em particular, o que encontramos é uma coleção completa de biografias encadeadas e unidas por um fio condutor, uma coincidência de interesses: a inovação nas tecnologias que sustentam a ciência da computação. Um prato cheio. Cheio e saboroso, posso garantir.



(Ler o texto completo...)




• OS CONGRESSOS VIRTUAIS



(15/04/2015)



Em 1996 eu dirigia o meu escritório de Engenharia Elétrica em Jaraguá do Sul-SC e estava envolvido numa negociação de um projeto elétrico para um edifício grande a ser construído na cidade. O cliente, uma importante construtora da região, tinha um negociador duro cujo objetivo, evidentemente, era baixar o meu preço de qualquer maneira.

Esgotada a \"série básica\" de argumentos ele começou a tentar me convencer de que fazer aquele projeto (importante) seria muito bom para o marketing da minha empresa e que a divulgação obtida deveria ser entendida como parte do meu pagamento.



(Ler o texto completo...)




• O FACEBOOK E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS



(30/04/2015)



Eu sou um internauta de primeira hora. Em 1994 já utilizava o \"Boletim Eletrônico\" da FURB, recurso pré internet que eu compartilhava, por curiosidade tecnológica, com meu amigo Paulo Grunwald, de Rio do Sul. Quando a Internet finalmente chegou a minha cidade (Jaraguá do Sul-SC) em 1996, eu entrei na primeira semana. Meu escritório abriu uma \"home page\" imediatamente e tornou-se a primeira empresa de Engenharia de Santa Catarina a ter um endereço na web.



(Ler o texto completo...)



• PIERRE BOULLE, SUAS PONTES E MACACOS.



(21/05/2015)



Os mais jovens talvez nunca tenham ouvido falar de Pierre Boulle. Os mais velhos dificilmente ligarão o nome à pessoa. Mas todos, provavelmente já tiveram contato com a sua obra. Ele é o autor dos livros que resultaram em dois grandes clássicos da história do cinema: \"A Ponte do Rio Kwai\" e \"O Planeta dos Macacos\".

Na semana passada estava numa livraria de aeroporto e me deparei com uma edição especial com o texto original do livro \"O Planeta dos Macacos\" escrito em 1963, contendo ainda uma entrevista do autor à revista Cinefantastique em 1972 e um artigo escrito por Hugh Schofield (para a BBC News Paris) sobre o grande sucesso do filme original (em 1968) e de suas sequências (nos primeiros anos da década de 1970). Comprei, evidentemente, com o entusiasmo de uma criança que encontra numa loja o boneco do seu super herói.



(Ler o texto completo...)




• DO ARTESÃO AO STAKEHOLDER
Quinhentos anos de história nas relações de mercado



(18/06/2015)




Antes do século XV toda a produção de bens de consumo era artesanal. Qualquer coisa que se quisesse obter, fosse um tecido, um móvel, um artefato de cozinha ou uma ferramenta, teria de ser produzida inteiramente por uma única pessoa. As relações de mercado eram individuais. Um a um. Cada comprador/consumidor negociava diretamente com o fornecedor/fabricante.

No fim da idade média por volta de 1500 o artesanato foi substituído pela manufatura, o processo no qual o trabalho de produzir alguma coisa é dividido entre várias pessoas. Foi um grande avanço na forma de produção e organização do trabalho e também permitiu que um número maior de pessoas pudesse ter acesso aos bens de consumo, antes acessíveis apenas aos nobres e senhores feudais. O comprador negociava com o fornecedor, que, no caso, era o pessoa que reunia, organizava e comandava os fabricantes. A produção aumentou, mas havia uma demanda pelos produtos que era, ainda, muito maior do que a oferta possível, o que mantinha os preços altos e a posse desses bens de consumo um privilégio das famílias mais abastadas.



(Ler o texto completo...)




• CARGOS E FUNÇÕES NUM PEQUENO ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA
OU DE ENGENHARIA



(22/06/2015)



Não importa quantas pessoas efetivamente trabalham no seu escritório. A primeira coisa que você precisa fazer é organizar os Cargos e Funções para distribuir as tarefas e responsabilidades de forma inteligente e produtiva.

Os cargos e funções típicos de um pequeno escritório de Arquitetura ou de Engenharia são:



(Ler o texto completo...)




• UM MANUAL PARA O ENGENHEIRO DO SÉCULO XXI



(29/06/2015)



Em 2009 eu fui convidado para dar aula em um curso de pós-graduação para arquitetos, engenheiros e designers de interiores. A disciplina: Gestão de Carreira e Marca Pessoal. Tema fascinante, um desafio que me permitiu mergulhar na literatura sobre o tema e estudar casos e mais casos de profissionais (recém-formados e veteranos) e suas jornadas vencedoras (ou nem tanto).

Aos poucos fui começando a perceber um fenômeno recorrente: muitas pessoas, num determinado ponto da carreira, buscavam obter (sem sucesso) resultados que só seriam possíveis se determinadas ações ou comportamentos tivessem ocorrido muitos anos antes.



(Ler o texto completo...)




• AS ILUSTRAÇÕES DO MANUAL



(01/07/2015)



Convidei um grande amigo para fazer as ilustrações do meu mais novo livro, MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADO, que será lançado pelo Crea-SC no próximo dia 17 de julho.

Dá só uma olhada: (abaixo de cada ilustração estão os tópicos do capítulo)



(Ler o texto completo...)




• HOMENAGEADOS NO MEU NOVO LIVRO



(06/07/2015)



Em cada um dos meus livros busco homenagear pessoas que sejam importantes e que tenham alguma relação com o tema do trabalho. Neste novo MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADO, cuja primeira edição será lançada pelo Crea-SC no dia 17/07/2015, em Florianópolis, resolvi homenagear oito profissionais que foram muito importantes para os primeiros anos da minha formação de profissional da engenharia.
A maioria deles não conhece todos os outros nomes da lista. Por isto escrevi a eles um e-mail, com o objetivo de apresentar uns aos outros.
Como eu gostei do resultado, resolvi publicar aqui para, enfim, apresentar a todos os meus amigos e leitores esse time especial de seres humanos.
Antes, é importante dizer, a lista no livro foi apresenta pela ordem cronológica da \"entrada em cena\" de cada um na minha carreira profissional.



(Ler o texto completo...)




• UM MANUAL PARA ENGENHEIRO DO SÉCULO XXI (2)



(17/07/2015)



Não tá fácil pra ninguém. Imagina para os recém-formados da área de Engenharia!

Ingressar no mercado de trabalho nos dias de hoje é uma tarefa muito complicada. Existem dificuldades reais na economia do país e um clima de insegurança para os investimentos de empresas e financiadores. E os engenheiros (de qualquer área) precisam de um ambiente de planejamento e investimentos. A percepção de crise que permeia a sociedade não é uma coisa boa para quem está iniciando uma carreira na engenharia.



(Ler o texto completo...)




• CANDANGO OLÍMPICO



(15/08/2015)



Se você é fã de atletismo, se acompanhou a trajetória de Joaquim Cruz, nos anos 1980... prepare o seu coração antes de começar a ler MATADOR DE DRAGÕES, biografia do atleta, escrito pelo jornalista Rafael De Marco (Editora Multiesportes, 2015, 395 páginas).



(Ler o texto completo...)




• ABRE TEU OLHO, COLEGA ARQUITETO



(15/08/2015)



Lá pelos idos de 1989 um colega me recomendou (entusiasmado) a leitura do livro “GANHAR”, uma autobiografia do empresário francês Bernard Tapie, que, na época, era presidente da Adidas, marca alemã de material esportivo.

Li, mas não gostei. O que estava escrito no livro causava em mim um certo desconforto. As soluções e os caminhos apontados pelo autor como as melhores alternativas para conduzir os negócios (e a vida), ainda que surtissem efetivos resultados para os negócios do autor, me pareciam transitar perigosamente próximas do estelionato, da deslealdade, da ganância e da mesquinharia.



(Ler o texto completo...)




• VITÓRIA DO ESPÍRITO EMPREENDEDOR



(08/11/2015)



Alguns colegas arquitetos e engenheiros, sócios do escritório UrbemRB de Rio Branco, capital do Acre, queriam fazer o nosso curso de ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA. Como não encontraram interesse nem apoio de nenhuma instituição ou empresa eles resolveram fazer o que os empreendedores fazem: REALIZAR



(Ler o texto completo...)




• DEU NA TÉCHNE!



(08/11/2015)



A edição de outubro da mais importante revista brasileira de Engenharia traz uma divulgação do nosso livro MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADO.

Agradecemos pela publicação. Estamos muito honrados.



(Ler o texto completo...)




• SERÁ QUE A HISTÓRIA ESTÁ SE REPETINDO?



(18/11/2015)



Até muito pouco tempo existia aqui em Balneário Camboriú uma coisa que eu chamava de \"Monumento à Corrupção\". A verba saiu, mas a ponte nunca foi construída (apenas os pilares de uma das cabeceiras). Custou a carreira política do prefeito. Bem feito!
Corta para 2015. O que temos, no mesmo lugar onde teria sido construída a famigerada Ponte Presidente Figueiredo? Uma obra que está ali, quase pronta, com as suas duas torres ligadas por uma passarela erguida a mais de 25 metros de altura (sem rampas nem alças de acesso).

Vou resumir a história para não encher o saco do leitor com detalhes desnecessários: já se vão quatro anos (quase três vezes o prazo previsto), e já há quem fale que o custo já está batendo nos 50 milhões. Pior: já há quem fale que a obra nunca será concluída, à exemplo de sua finada antecessora, porque meio mundo já foi preso e está respondendo a processos por corrupção, desvios de verbas e outras práticas, infelizmente muito comuns por aqui.

Será que a história está se repetindo?



(Ler o texto completo...)




• DOIS MANUAIS PARA OS ARQUITETOS



(16/12/2015)



IMAGINA VOCÊ LANÇAR UM LIVRO, PARA ARQUITETOS, E DESCOBRIR, UMA SEMANA DEPOIS, QUE O CAU/BR LANÇOU OUTRO LIVRO IGUAL AO SEU.

Essa foi a primeira sensação que a gente teve ao saber do lançamento do livro MANUAL DO ARQUITETO E URBANISTA, uma publicação do CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo.



(Ler o texto completo...)




• SEGUNDA CARTA PARA MARIA HELENA



(18/12/2015)



A segunda carta de um pai coruja, encantado e apaixonado, no dia que a filha recebe o diploma de Arquiteta e Urbanista na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.
(se você for pai, mãe ou irmã de um formando, vai curtir. Senão, deixa pra lá)



(Ler o texto completo...)

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4448769

4