VINTE ANOS NA INTERNET

(Publicado em 04/01/2016)



[IMG1;Pparede_16x9_KeyNote_2015.png;650;C;http://www.eniopadilha.com.br/artigo/7842]No Brasil a internet existe desde o início dos anos 1990 e hoje ocupa um espaço considerável dos recursos de comunicação e produtividade para muitos profissionais e empresas.

Mas Nem sempre foi assim. Em 1996 muito pouca coisa acontecia na internet: Gilberto Gil lançou uma música pela rede e aquilo foi um acontecimento que rendeu manchetes em muitos jornais e na TV. Somente em 1996 foram lançados os primeiros sites de grandes empresas; Bandas como Biquini Cavadão e Barão Vermelho foram os primeiros (em 1996) a entrar no ar; o portal UOL foi lançado naquele ano (e é o mais antigo entre os atualmente existentes). Em 1996 nem havia consenso sobre a internet. Ainda era grande o número de pessoas que acreditavam que aquilo não passava de uma moda passageira.

Foi naquele contexto, em outubro de 1996 que o nosso escritório de Engenharia (Trifase) lançou sua home page, no endereço http://www.netuno.com.br/~trifase. Na época o site foi hospedado num provedor de Jaraguá do Sul. Foi o primeiro site de Engenharia de Santa Catarina. E, seguramente, um dos primeiros do Brasil.

Em 1998, quando mudei de "Projetos e Consultorias técnicas" para "Cursos, Palestras e Livros", o site passou a se chamar www.eniopadilha.eng.br, mas mantinha a mesma forma e estrutura do site antigo.

Em 2000, com a mudança para Balneário Camboriú, houve a primeira evolução para a estrutura de frames e atualizações mais frequentes.
E o endereço mudou para o atual: www.eniopadilha.com.br.

Com poucas modificações, este site funcionou até agosto de 2006, quando entrou em uma nova fase, com várias e importantes novidades:
• Passou a ser produzido por uma empresa de profissionais (a Área Local)
• Passou a ser administrável;
• Passou a ser atualizado diariamente
• Passou a admitir a participação dos leitores, com espaço para comentários nos posts.
• Foram criados espaços como a Biblioteca (ainda existente) e a Sala dos Professores (extinta em 2010);
• Criação da Loja Virtual (que agora está no site da editora OitoNoveTrês).

Nesses últimos dez anos nosso site passou por diversas "reformas", com atualizações na tecnologia e revisões na política editorial.

E assim chegamos aos 20 anos enfrentando a febre das redes sociais (especialmente o Facebook) que se transformaram em máquinas de triturar blogs e sites. Ainda assim, seguimos apresentando números bem satisfatórios:

• Tivemos 264.988 visitas no período de 01/01/2015 a 31/12/2015 (visitantes únicos)

• Os banners de publicidade do site tiveram mais de 5000 clics em 2015;

• O site mantêm-se economicamente viável (está se pagando).


NOVA FASE
A partir deste ano de 2016 teremos duas pequenas alterações na nossa política editorial:

• PÚBLICO DE INTERESSE: Arquitetos e Engenheiros que atuam em pequenos ou médios escritórios de Arquitetura e Engenharia (como proprietários, sócios ou empregados)

• TEMAS DE INTERESSE: (1) Gestão de carreira; (2) Gestão de Marca Pessoal; (3) Administração de Escritórios; (4) Valorização Profissional.

Embora o publico-alvo do nosso site seja formado por Engenheiros e Arquitetos e demais profissionais da área tecnológica, TODOS SÃO MUITO BEM-VINDOS.

Sintam-se em casa (e deixem seus recados)



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br



---Artigo2016 ---Novo site

Comentário #1 — 01/07/2016 09:19

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK — 29 e 30 de junho de 2016 —



DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4460874

5