PARE DE ATRAIR POLÍTICOS MENTIROSOS

(Publicado em 19/08/2018)



A campanha política para Presidência da República e para o Governo dos Estados segue à todo vapor. E já começo a perceber a preferência de muita gente por candidatos cujas propostas são simples e erradas para problemas difíceis e complexos. No mais das vezes, são apenas promessas impossíveis de serem cumpridas, mas que sempre arregimentam multidões de eleitores incautos.





Henry Louis Mencken, jornalista e crítico social norte-americano, disse, em 1917, que \"Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada.\".

Outro norte-americano, o economista e crítico social Thomas Sowell disse outra frase lapidar, que ilustra este artigo: \"O fato de que muitos políticos de sucesso são mentirosos não é exclusivamente reflexo da classe política. É também um reflexo do eleitorado. Quando as pessoas querem o impossível, somente os mentirosos podem satisfazê-las\".

No Brasil desses últimos três ou quatro anos, a crise econômica, o desencanto com os políticos e as lideranças de redes sociais criaram um terreno fértil para o surgimento de salvadores da pátria irresponsáveis que, para conquistarem eleitores fazem qualquer promessa.

Ok. tudo bem. não há nada que se possa fazer quanto a isso. Esse tipo de político/candidato sempre existiu. Mas, como diz Thomas Sowell, ele só floresce e cresce num terreno onde os eleitores fazem a sua parte, demandando por coisas impossíveis ou improváveis.

Eu gostaria de poder acreditar em algumas promessas, mas sei que não é tão fácil quanto parece. Então procuro estabelecer algumas \"peneiras do bom senso\" para as coisas que eu escuto. Se o candidato diz que vai resolver determinado problema com uma determinada solução eu me pergunto: \"Ele está dizendo de onde vai sair o dinheiro para isso?\"

\"Ele está dizendo como é que irá convencer os deputados e os senadores para apoiarem e votarem a favor dessa proposta?\"

\"Ele já sabe como lidar com o Ministério Público, com os movimentos sociais e com os sindicatos para não ter a sua proposta bombardeada?\"

Se ele não tem respostas para essas perguntas então o que está sendo dito é apenas uma alegoria. Uma fantasia. Uma promessa que tem apenas um propósito: conquistar os eleitores tolos que desejam coisas impossíveis ou improváveis.

• Não existe uma solução simples para o desemprego no Brasil;
• Fazer os trens voltarem a transportar passageiros no Brasil inteiro não é uma solução possível no primeiro mandato de nenhum presidente;
• Aumentar o salário dos professores, dos policiais, ou dos médicos não é uma solução tão fácil quanto muitos imaginam.
• A reforma da previdência, a reforma política e a reforma do estado não pode ser feita somente pela vontade do presidente da república.
• O problema da segurança pública é impossível de ser resolvida com uma canetada…

NESTE PONTO DO ARTIGO ficaria muito interessante se eu citasse dois ou três exemplos de promessas ou propostas absurdas feitas pelo candidato A ou B, em resposta a demandas de eleitores sem noção. Mas aí, você já sabe: seria um Deus-nos-acuda! Eu teria de lidar por uma semana com comentários raivosos de todo tipo de fiel seguidor de candidatos desde a extrema esquerda até a extrema direita. O foco seria perdido e o artigo perderia o sentido.

O objetivo aqui não é discutir os candidatos nem suas propostas. O objetivo aqui é discutir os eleitores e a qualidade e a racionalidade das suas demandas.

Estabeleça você também as suas peneiras do bom senso: pergunte-se se a proposta do seu candidato é viável, se há dinheiro pra fazer o que ele propõe, se depende só dele ou depende do congresso e do judiciário. Você vai ver que, no fim das contas, sobra muito pouca coisa que se aproveite.

Pare de demandar por soluções impossíveis. Pare de atrair e valorizar políticos mentirosos.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO
[IMG1;Divulga_Livro.png;650;C;http://www.oitonovetres.com.br/loja]




---Padilha, Ênio. 2018

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4444106

4