POR QUE PARTICIPAR DA SOEA

(Publicado em 21/08/2018)



Tenho 38 anos de Engenharia. E uma das melhores coisas que a Engenharia me deu foi uma quantidade enorme de excelentes amigos. Todos os anos tenho a felicidade de encontrar muitos deles em dois eventos do Sistema Confea/Crea. O primeiro é o ENCONTRO DE LIDERANÇAS que geralmente ocorre em fevereiro, em Brasília. O segundo é a SOEA - SEMANA OFICIAL DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA, que acontece todos os anos em uma cidade diferente, geralmente no mês de agosto.





A primeira vez que participei de uma SOEA foi em 1996, quando ela foi realizada em Blumenau, Santa Catarina. Depois disso participei algumas vezes como palestrante (em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2015) mas estive presente em quase todas as edições. Muitas vezes fui como convidado do Crea-SC ou do Confea. Mas, se não recebo o convite, vou por minha própria conta mesmo. A satisfação de rever os amigos vale o investimento.

Mas não é só por isso que eu acho que vale a pena participar da SOEA e recomendo sempre aos amigos engenheiros, especialmente aos mais jovens.

O mundo da Engenharia e da Agronomia é formado por muitos campos e camadas. É um universo muito complexo onde existem profissionais, empresas, universidades, sindicatos, entidades de classe, conselhos profissionais e ainda as caixas de assistência e as cooperativas de crédito. Em cada um desses grupos existem interesses, desejos, anseios os mais distintos. Existem, sim algumas pessoas mal intencionadas e até mesmo desonestas em todos esses grupos.

Mas, desculpem se eu pareço ingênuo. No geral, as pessoas empenhadas nas diretorias das entidades de classe, nos sindicatos, nas universidades, nos Creas e no Confea são, sim, bem intencionadas. Se fosse um antro de bandidos eu não me sentiria confortável entre eles.

O primeiro texto da série de artigos que eu publiquei entre 2002 e 2004 (POR QUE ODIAMOS TANTO O CREA) explica um pouco os motivos da rejeição que existe e mostra que isso é, muitas vezes, um sentimento injusto. Mas não é disso que queremos falar aqui. Quero apresentar outros bons motivos (além de reencontrar os amigos) para participar, todos os anos, da SOEA.

• Ficar atualizado sobre os temas efervescentes da Engenharia. Na SOEA você consegue conversar sobre um determinado assunto, com muitas pessoas, dos mais diferentes pontos de vista. Vai ouvir argumentos contra e a favor disso ou daquilo. E vai ter muito mais base e argumentos para tomar posição sobre o tema;

• Saber quem é quem e quem faz o que no universo da Engenharia. Especialmente para os mais jovens, isso é muito importante. Cada grupo tem suas próprias verdades e seus próprios dogmas. Na SOEA você entra em contato com todos eles. Conseguirá saber o que está acontecendo em cada instância e quais são os principais projetos que estão em andamento ou gestação;

• Ver o que está sendo produzido nas universidades do país. No CONTECC - Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (que faz parte da programação da SOEA) são discutidos os cenários regionais e nacional, e são apresentados exemplos de inovações em empresas, institutos de pesquisa e instituições de Ensino de todo o país. Visitar os painéis, as exposições e os seminários do CONTECC renova o seu alvará de funcionamento no mundo da ciência e tecnologia.

• Assistir palestras com grandes nomes da Engenharia Nacional ou de outras áreas de grande interesse. Na programação da SOEA muitas vezes estão palestras de grande valor para a cultura geral e cultura tecnológica tão importantes para a formação de um engenheiro.

• Enfim.... se você não veio pra Maceió em 2018, comece a se programar desde já para 2019. Reserve uma semana para fazer amigos e se atualizar sobre ciência e tecnologia no Brasil. Participe da SOEA 2019 (pelo que eu soube, será em Palmas, Tocantins).



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO
[IMG1;Divulga_Livro.png;650;C;http://www.oitonovetres.com.br/loja]




---Padilha, Ênio. 2018

Comentário #1 — 22/08/2018 08:08

ANTONIO VIEIRA BATISTA DE NAZARE — ENGENHEIRO CIVIL E PROFESSOR — Maceió

Parabéns Ênio. Continuo seu leitor assíduo.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4444100

4