A ELETRICIDADE NÃO ACEITA DESAFOROS

(Publicado em 06/09/2018)



Levantamentos realizados pelo Corpo de Bombeiros de diversas cidades pelo mundo dão conta de que grande parte (mais de 90%) dos incêndios têm como causa primária um curto circuito, uma sobrecarga elétrica ou uma descarga atmosférica. E que, em todos esses casos, os danos poderiam ter sido evitados ou os prejuízos minimizados por instalações elétricas corretamente realizadas.





Imagem: Pixabay



Incêndios são desastres que causam grandes prejuízos. Mas, numa indústria, este é apenas um dos muitos problemas que podem ser causados por instalações elétricas mal projetadas, mal executadas ou cuja manutenção é mal feita. Pode ocorrer interrupção da produção, destruição de equipamentos, queda na produtividade por conta de ambientes mal iluminados, incompatibilidades eletromagnéticas e dificuldades para ampliação ou reparo de sistemas. Sem contar os eventuais acidentes com vítimas por conta de instalações inseguras.

No Brasil, infelizmente, grande parte das pequenas e médias empresas industriais (e até mesmo algumas grandes) apresentam instalações elétricas inadequadas e inseguras. Isso se deve ao fato de que, geralmente, essas instalações são executadas (sem projeto) pelas equipes internas, normalmente compostas por pessoas sem formação específica e despreparadas para a complexidade do trabalho.

Isto ocorre principalmente devido ao fato de que existe pouca oferta de profissionais especialistas (realmente especialistas!) no mercado, o que dá aos operadores da indústria a falsa noção de que este trabalho não é importante.

A elaboração de um projeto elétrico industrial é uma tarefa que exige muito conhecimento de Engenharia Elétrica e também de outras áreas, como Arquitetura, Engenharia Mecânica, Engenharia de Construção Civil e Processos de Produção Industrial. Além disso, é importante que esse profissional esteja permanentemente atualizado sobre as técnicas e tecnologias.

Um especialista em Projetos e Instalações Elétricas Industriais é um profissional com uma cultura tecnológica ampliada pois precisa entender não apenas de instalações elétricas. Tem de entender o universo industrial e os interesses e motivações das pessoas que operam as fábricas.

A especialização nessa área exige dedicação e curiosidade tecnológica. O profissional precisa ter o gosto pela ciência, pela tecnologia e pelos processos produtivos.

Um curso de Especialização em Projetos e Instalações elétricas Industriais deve dar ao profissional informações, num nível superior de profundidade, possibilitando que ele possa capacitar-se para atuar no desenvolvimento de projetos de instalações elétricos industriais, atuar na gestão de obras de instalações elétricos industriais, ocupar cargos técnicos e/ou gerenciais em indústrias, empresas de engenharia consultiva e da cadeia de fornecedores de bens e serviços, além de desenvolver as competências para elaboração de propostas técnicas e comerciais e na gestão de pessoas, liderança e formação de equipes de projetos.

Se você é um engenheiro eletricista e procura por uma excelente área para especialização, o curso de Projetos e Instalações Elétricas Industriais é, na minha opinião, uma excelente escolha.





PADILHA, Ênio. 2018





DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 1232 na caixa ao lado.

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

18/04/2024 01:53:41     6196501

11