FOI SÓ UM SUSTO.

(Publicado em 14/09/2018)



Neste fim de semana (sexta-feira, sábado e domingo) eu deveria estar em Manaus, apresentando mais uma aula para a turma IEMAO1701 de Manaus, no curso de pós-graduação do qual sou também coordenador: PROJETOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS.

Infelizmente tive um contratempo médico. E escrevo aqui apenas para tranquilizar aos que tiveram alguma informação incompleta e tenham, por acaso, ficado preocupados.

Ontem minha viagem para Manaus estava marcada para 18h40min. Por volta de meio dia me senti mal. Tonturas, náuseas, fraqueza. Por recomendação da minha filha, fui na farmácia da minha rua e medi a pressão: 16 por 9. Alta!

Nunca tive problemas com a pressão, de sorte que não fiquei muito preocupado. Descansei um pouco e segui os preparativos para a viagem. Voltei à farmacia uma hora mais tarde. A pressão havia subido para 17 por 9. O farmacêutico recomendou que eu fosse para um pronto socorro. Foi o que fizemos.

Fui atendido na emergência. A pressão estava em 19 por 10. Altíssima. Fui imediatamente medicado e aguardei nova avaliação. Uma hora depois a pressão estava em 21 por 12. Gravíssimo, segundo o médico. Tive um reforço na medicação e fui proibido de viajar até que o quadro se estabilizasse. ("nem pensar!" disse o médico. "É muito arriscado, enquanto não soubermos o que está acontecendo")

Nesse ponto eu já estava ajustando com a equipe do Instituto ESB e com a turma para a qual eu daria aula o processo de cancelamento da viagem.

Depois de uma hora e meia (e por força dos remédios) a pressão voltou para 15 por 9. Ainda alta, mas aceitável. Fui liberado e voltei pra casa, com a instrução de fazer nova verificação da pressão por volta de 20h00. Nessa medição das 20h estava novamente em 19 por 12. Acabei tendo de ir para o Hospital do Coração, em Balneário Camboriú.

Mediram a pressão (que confirmou os 19/12). Fizeram imediatamente um eletrocardiograma que deu resultado positivo (isto é, nenhum problema detectado). Fizeram um exame de sangue (enzimas cardíacas) que ficaria pronto em uma hora. Fui medicado e depois fiz um raioX do peito.

Nenhum problema foi detectado no exame de sangue nem no RaioX. De tal maneira que estão descartados os riscos iminentes de coisas graves como AVC ou infarto. Isso é ótimo.

Fui liberado por volta de meia noite, com outros remédios para tomar a partir de agora até que o quadro se estabilize. Aparentemente foi só uma crise de hipertensão que precisará ser controlada com alguns remédios, com exercícios e cuidados com a alimentação.

Agradeço a todos que estão enviando mensagens de preocupação. Vamo-que-vamo. Semana que vem estarei firme e forte na ativa.





PADILHA, Ênio. 2018






DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 5984 na caixa ao lado.

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

24/04/2024 22:13:48     6198102

185