Domingo, 19/01/2020 – Veja todos os posts publicados nesta semana.

ENTRE ASPAS (www.eniopadilha.com.br)

"Quem não evita as pequenas faltas,
pouco a pouco cai nas grandes."

TOMÁS DE KEMPIS

(1380-1471)
Escritor alemão citado em Super Aprender - Dicas e truques de A-Z
de Ursula Oppolzer, página 180

ENTRE ASPAS (www.eniopadilha.com.br)

"Muito do stress que as pessoas sentem não vem de terem coisas demais para fazer. Ele vem de não terminarem o que começaram."

DAVID ALLEN

Autor, consultor de gerenciamento, citado no livro
Tempo Eficiência Makeover de Dorothy K. Breininger, Debby S. Bitticks

ENTRE ASPAS (www.eniopadilha.com.br)

"O exemplo é mais eficaz que os preceitos."

SAMUEL JOHNSON

(1709-1784)
Lexicógrafo inglês no conto O príncipe da Abissínia,
página 36

ENTRE ASPAS (www.eniopadilha.com.br)

"O politicamente correto está gerando uma prole mimada, ressentida, frágil e psicologicamente perturbada.
É uma doença gravíssima que altera e confunde a existência.
Pior ainda, o politicamente correto destrói os nervos, faz com que as pessoas que ainda conservam qualquer sanidade adoeçam."

RODRIGO CONSTANTINO

Economista e autor de livros, no seu blog, discutindo o recente "Um guia para uma comunicação eficaz:
linguagem inclusiva no ambiente de trabalho"
publicado em Londres, onde se orienta, por exemplo, que as mulheres grávidas não devem ser chamadas de "mãe" por que isso seria ofensivo aos trangêneros.

ENTRE ASPAS (www.eniopadilha.com.br)

"Existem dois principais pecados humanos a partir dos quais derivam todos os outros: impaciência e indiferença."

FRANZ KAFKA

(1883-1924)
Escritor, no livro F. Kafka: Reflexões sobre o pecado, a tristeza, a esperança e o verdadeiro caminho (considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX)

BLOG DO ÊNIO PADILHA

ABRIR NEGOCIAÇÕES É TÃO IMPORTANTE QUANTO
FECHAR NEGÓCIOS.

(Publicado em 17/12/2012 -- Atualizado em 11/05/2017)



Recentemente, ao final de uma palestra, na seção de perguntas e respostas, uma engenheira quis saber “Como fazer para chegar aos clientes?”
“Afinal – continuou ela – fazer propaganda, oferecer os serviços ou praticar a busca por clientes através do corpo-a-corpo (ou porta-a-porta) pode parecer desespero e dar às pessoas (ao mercado) a impressão de que o profissional está morrendo de fome...”

Identifiquei claramente um sentimento muito comum aos engenheiros e aos arquitetos. Os profissionais costumam pensar que a busca por clientes é uma atividade desonrosa ou indigna. Ficam esperando que os clientes reconheçam o valor do trabalho e os procurem para negociar. Esquecem que, para fechar um negócio é necessário, antes, que ele seja aberto. Para concluir, com sucesso, uma negociação, é preciso que ela existe. Precisa começar em algum momento.

Escritórios mais antigos e bem posicionados no mercado costumam ter menos dificuldades para abrir negociações, uma vez que já existe um fluxo razoável de clientes que procuram pelos serviços. Mas é preciso entender que essa não é uma coisa normal. O comum mesmo é que o volume de clientes que procuram pelo escritório seja muito menor do que o número necessário para render lucros à empresa.

O ideal seria que tivéssemos um volume de negociações em andamento que nos permitisse uma margem de possibilidades e de tranquilidade em cada uma delas. Isso é o que permite ser mais firme nas nossas posições. Porém, isso é uma condição muito rara, especialmente para profissionais que ainda estão a pouco tempo (geralmente menos de oito a dez anos) no mercado.

É preciso, sim, fazer propaganda. É preciso, sim, oferecer o nosso produto, fazer o corpo-a-corpo, bater de porta em porta. É preciso que o nosso potencial cliente fique sabendo da nossa existência para que o nosso produto seja considerado, por ele, como uma das possibilidades de compra.

Engenheiros e Arquitetos precisam vender mais os seus trabalhos. Oferecer mais os seus serviços. Ter uma atitude mais determinada neste sentido.

Evidentemente que, quando eu recomendo o “porta-a-porta” não me refiro a repetir as estratégias e técnicas dos camelôs ou de vendedores ambulantes. Mas temos de entender que, devido ao foto de que os nossos serviços serem produtos de consumo restrito a comunicação direta e objetiva é uma grande necessidade.

Esta tarefa – a de conquistar a atenção e, eventualmente, a preferência dos clientes – é realizada pelo Marketing.

Engenharia e Arquitetura são atividades profissionais importantes, não resta dúvida. Mas não é só isso. É preciso (aos profissionais) transformar essa ATIVIDADE em um NEGÓCIO.

A atividade profissional segue regras estabelecidas nas técnicas e nas normas. O negócio segue as leis do mercado. As Leis do Marketing .

Um negócio precisa ser lucrativo. Um negócio precisa progredir. Não há nenhuma desonra em ter lucro e progredir. E é possível alcançar esses resultados com Marketing. E isto pode ser feito sem mentiras, sem omissões, sem exageros, sem, enfim, nada que tire da Engenharia e da Arquitetura sua aura de grandeza e dignidade.

Seu escritório precisa estabelecer estratégia visando atrair a atenção do mercado e o interesse dos clientes. Abrir negociações não resolve o problema, mas já é meio caminho andado para fechar negócios.

Boa sorte!



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO




PADILHA, Ênio. 2017 ---Administração ---Marketing

Deixe AQUI seu comentário:

Anotações

RESGATE E RESPEITO PELO PATRIMÔNIO: 16 PROJETOS DE RENOVAÇÃO NA ESPANHA

(Publicado em 02/07/2019)



Nos últimos anos, a arquitetura europeia tem se voltado para a renovação e remodelação de edifícios e centros históricos, visando deminuir a expansão urbana horizontal e promover o readensamento dessas regiões.

Além de adensar zonas anteriormente degradadas, esta tendência permitiu, em alguns casos, que populações deslocadas para as periferias voltassem a habitar os centros, desfrutando de melhores condições de acesso à infraestrutura urbana.

Entre os países europeus que mais se destacam nesse tipo de projeto está a Espanha.



Para obter mais informações visite archdaily

Comentários

ARQUITETURA

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PARA ESCRITÓRIOS É O TEMA DO EMPREENDER ARQUITETURA DESTA SEMANA

(Publicado em 17/02/2020)



Estratégia é aquilo que a empresa faz conscientemente no sentido de atingir os seus objetivos e cumprir a sua missão. Administração pode ser entendido como a arte de transformar a ESTRATÉGIA em ROTINA. A maneira como uma empresa é administrada deve refletir a sua estratégia. Portanto, a estratégia é anterior à Administração. A lição está no segundo vídeo da série “Empreender Arquitetura” que trata de estratégia empresarial para escritórios de arquitetura.

Neste episódio, o professor Ênio Padilha, contratado pelo CAU/SC para oferecer o treinamento, apresenta o conceito, fundamentos e exemplos de estratégia dentro das empresas. Também indica livros que tratam do assunto.



Para obter mais informações visite causc

Cometários

ARQUITETURA

OPORTUNIDADE

(Publicado em 17/01/2020)



O CAU/DF estará recebendo currículos, entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2020, para ocupar cargo temporário de livre provimento e demissão de Assessor Técnico Especial, conforme disposições da Portaria Normativa CAU/DF nº 1, de 15 de janeiro de 2020. Os interessados deverão possuir graduação em arquitetura e urbanismo.



Para obter mais informações visite caudf

Cometários

ARQUITETURA

PESQUISA QUER CONHECER PERFIL DOS ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO

(Publicado em 16/01/2020)



A igualdade de gênero é um princípio fundamental para a convivência e relacionamento entres homens e mulheres na sociedade. Para conhecer o perfil das e dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, a Comissão Temporária para a Equidade de Gênero (CTEG) do CAU/BR, com o apoio da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNea), lançou a pesquisa Equidade na Formação, com perguntas simples, sem a necessidade de identificação, sobre temas como sexo biológico, gênero, orientação sexual, cor/etnia, área de atuação dos sonhos, forma mais confortável para apresentar projetos: coletiva ou individual, entre outras.



Para obter mais informações visite caubr

Cometários

ARQUITETURA

2020, O ANO DA ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL

(Publicado em 15/01/2020)



Estamos no ano da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Pela primeira vez, o país vai sediar o Congresso Mundial de Arquitetos, evento promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA), e o Fórum Mundial de Cidades. A 27ª edição do Congresso – UIA 2020 Rio acontece entre 19 e 23 de julho. As inscrições tem lote especial até 19 de fevereiro.



Para obter mais informações visite causc

Cometários

ARQUITETURA

UMA MÁQUINA PODE EXECUTAR O TRABALHO DE UM ARQUITETO?

(Publicado em 04/12/2019)



Escrito por José Tomás Franco | Traduzido por Eduardo Souza

Muito se falou sobre como a automação afetará a maneira como fazemos a arquitetura e qual será nosso papel quando as tecnologias alcançarem nossas próprias mesas de trabalho. Nos últimos anos, vimos como a robótica e a tecnologia avançada vem ganhando espaço nos processos de construção e fabricação. No entanto, novas ferramentas estão surgindo que prometem automatizar o próprio processo projetual. Isso poderia permitir configurar de forma rápida e fácil os espaços de convivência e suas dimensões nos estágios iniciais do projeto, usando simulações e inteligência artificial.

Será este o futuro do projeto arquitetônico?



Para obter mais informações visite archdaily

Comentários

ENGENHARIA

CONSELHEIROS BARRAM INCLUSÃO DE CURSO EaD SEM
POLO EM GOIÁS

(Publicado em 17/02/2020)



Preocupados com a proliferação de cursos a distância na área tecnológica, com a qualidade da formação de profissionais nesta modalidade e, em especial, com a segurança da sociedade, os conselheiros regionais do Crea-GO, por maioria de votos, negaram a inclusão de cursos de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho para nove profissionais goianos.

As decisões foram tomadas na 828ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO, em 9 de dezembro de 2019, com a presença de 43 conselheiros goianos.



Para obter mais informações visite creago

Cometários

ENGENHARIA

A PONTE TORCIDA DE JECNAKER

(Publicado em 27/09/2019)



O grupo BIG (Bjarke Ingels Group) divulgou novas imagens de uma singular estrutura que acumula as funções de ponte pedonal, edifício museu e obra de arte escultural. A “The Twist“, atravessa o Rio Randselva, na zona de Jevnaker, Noruega, e é parte integrante do parque Kistefos Este é o maior parque de arte ao ar livre da Europa, tendo sido criado em 1996.



Para obter mais informações visite engenhariacivil

Cometários

ENGENHARIA

7 DICAS PARA SER UM ENGENHEIROS(A) DE SUCESSO

(Publicado em 28/06/2019)



Se você faz Engenharia (e sofre horrores nas matérias) – ou mesmo se já formou – é bem provável que sonhe com um final feliz que envolve você sendo um(a) engenheiro(a) de sucesso.



Para obter mais informações visite institutodeengenharia

Comentários

EDUCAÇÃO

MESTRADO PROFISSIONAL DO IPHAN ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

(Publicado em 15/01/2020)



O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional de Preservação do Patrimônio Cultural. Estão sendo oferecidas dez bolsas de estudo, com remuneração mensal de R$ 1.500,00. As inscrições podem ser realizadas até dia 02 de março.

O objetivo do Mestrado é formar, de modo interdisciplinar, profissionais para o campo da preservação do patrimônio cultural, considerando a diversidade de disciplinas, questões e objetos envolvidos, assim como as particularidades regionais. Pretende-se capacitar o aluno para a análise crítica, formulação e desenvolvimento de ações de preservação, a partir de um conhecimento geral e abrangente que envolva aspectos sociais, históricos, jurídicos e tecnológicos aplicados ao campo.



Para obter mais informações visite caubr


Comentários

ADMINISTRAÇÃO - GERAL

O ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA / ARQUITETURA

(Publicado em 13/03/2013)



Abrir um escritório é uma das opções que se apresentam para os engenheiros e arquitetos em qualquer momento de suas carreiras (e não apenas por ocasião da formatura).
Mas esta empreitada geralmente é precedida de muito sonho e pouca luz. E, por conta disso, a maioria dos escritórios de Engenharia e de Arquitetura passa por momentos muito duros nos primeiros anos de vida.
Muitos desses momentos difíceis podem ser evitados com algum conhecimento técnico e planejamento racional.

A primeira coisa a fazer quando se pensa em abrir um escritório de Engenharia é decidir qual é a forma legal da constituição da empresa.
Um profissional de Engenharia ou Arquitetura pode se estabelecer no mercado com um Escritório Profissional sob a forma de Profissional Liberal Autônomo, ou em sociedade com outras pessoas.

A Firma Individual é constituída apenas por uma pessoa, sendo que a Razão social dessa é o Nome do proprietário. Essa forma de constituição é usada quando a pessoa abre uma loja, por exemplo, e não tem sócio. Porém, em algumas atividades de profissão regulamentada (é o caso da Engenharia e da Arquitetura) não é aceita esse tipo de empresa.

No caso de se estabelecer como autônomo o profissional deve se registrar na Prefeitura e no Crea.

Não existe limite quanto ao rendimento mensal ou anual e nem quanto ao número de empregados ou seja: não existem impedimentos para que o profissional contrate trabalhares como empregados, desde que respeite as determinações legais.

As contribuições sociais previdenciárias são:
• 20% sobre a remuneração paga aos empregados e trabalhadores avulsos;
• RAT de 1%, 2% ou 3% sob a remuneração dos empregados, conforme CNAE/Fiscal da atividade principal;
• Terceiros sob a remuneração dos empregados, conforme o FPAS;
• 20% sobre a remuneração paga aos contribuintes individuais;
• 15% sobre o valor bruto da nota fiscal da prestação de serviços de cooperados; devendo ainda reter e recolher as contribuições previdenciárias dos segurados empregados (8%, 9% ou 11%).

Como comprovante (de recibimento de valores) ele deverá fornecer aos seus clientes um RPA (Recibo Profissional Autonomo)

O Profissional autônomo que prestar serviços a outras pessoas físicas deverá fazer Livro Caixa, lançando as receitas e despesas. O calculo do Imposto de Renda será feito sobre o lucro, seguindo a tabela da Receita Federal e deverá ser apresentada na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Fisica do ano seguinte, recolhendo o Imposto de Renda através do Carne Leão, conforme tabela estipulada pela Receita Federal. Para ajustar, se preciso for, recolhe-se mais imposto, ou recebe as restituições devidas, quando for o caso.

Caso o profissional opte por abrir o escritório em Sociedade, ela poderá ser uma Sociedade Simples ou uma Sociedade por Cotas Limitadas.

Sociedade Simples é constituída por dois profis-sionais de áreas afins, a tributação é igual a uma sociedade empresaria Ltda. Na Sociedade Simples há a possibilidade de os sócios serem casados em comunhão universal de bens. Por outro lado devem ser profissionais de áreas afins (ex. Dentista e médico, engenheiro e arquiteto etc)

No caso de Sociedade Ltda., os sócios não podem ser casados em regime universal de bens, os outros tipos de regime não tem impedimentos.

Nesse caso, a sugestão de Marcos Zittei, pelo menos um dos sócios deve ser arquiteto/engenheiro e, pelo Novo Código Civil, se os sócios forem marido e mulher devem necessariamente ser casados com separação total de bens.

Estabelecida a sociedade, é hora do levantamento de toda a documentação dos sócios e do imóvel que servirá de sede (RG, CPF, escritura ou contrato de locação, IPTU, registro do Crea, etc). Os passos seguintes são (1) a contratação de um contador e (2) a elaboração do contrato social.

Por último, quero deixar claro aqui que eu acredito e recomendo para Engenheiros e Arquitetos o modelo de negócios baseado em sociedade de profissionais. Basta escolher com critérios objetivos os futuros sócios: Veja detalhes no artigo PECADOS COMETIDOS POR ENGENHEIROS E ARQUITETOS NA ESCOLHA DE SÓCIOS



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO

Deixe AQUI o seu comentário

AGENDA


Desenvolvido por Área Local