O EINSTEIN DE ISAACSON



(Publicado em 23/02/2019)



Você sabe que acabou de ler um bom livro quando chega na última página e volta à primeira, como se estivesse procurando por alguma coisa nova ou esperando que uma segunda leitura possa revelar algo inesperado.

Essa sensação eu experimento de vez em quando, e foi o caso com a maravilhosa biografia de Albert Einstein escrita pelo extraordinário Walter Isaacson.

Isaacson é um grande autor de biografias sobre personagens do mundo da ciência.
Wise Men: Six Friends and the World They Made (1986) (não chegou ao Brasil)
Kissinger: A Biography (1992) (não li ainda. Mas está na lista.)
Benjamin Franklin: An American Life (2003) (Já li. Sensacional)
Einstein, Sua Vida, Seu Universo (2007) (Já vou falar dele)
Steve Jobs (2011) (Já li. Duvido que exista uma biografia mais completa)
Os Inovadores - Uma Biografia da Revolução Digital (2014) (Escrevi uma resenha: AQUI)
Leonardo da Vinci (2017) (Excelente. Escrevi uma resenha: AQUI)



Dezenas (talvez centenas) de livros foram escritos sobre Albert Einstein. Porque este livro seria diferente? Eu, por exemplo, já tinha lido uma biografia de Einstein (lá na década de 1980, nos tempos da faculdade), além de alguns livros escritos pelo próprio Einstein, do qual sempre fui fã.

O que este livro tem de especial é o fato de que ele utiliza como importante referência (e pela primeira vez) um dos mais importantes tesouros do século XXI: a correspondência de Einstein com seus amigos e parentes ao longo de décadas e que ficaram disponíveis somente em 2006.

Imagine que um biografo, no futuro, pudesse retratar um personagem do nosso tempo tendo acesso às suas conversas no Whatsapp. Pois foi isso que Walter Isaacson teve nas suas mãos, uma vez que a correspondência (por cartas) no início do século XX era intensa e praticamente diária. Em outras palavras, as cartas que Einstein escreveu e recebeu deixam sua história muito mais clara e preenche lacunas que nenhum outro livro sobre ele havia conseguido preencher.



Einstein foi contemporâneo e interlocutor de praticamente todas as pessoas importantes da sua época. Existem histórias interessantíssimas e Isaacson nos dá um panorama geral do desenvolvimento da ciência num dos períodos mais fascinantes da história da humanidade.

Ao mesmo tempo, desfaz muitos mitos sobre Einstein. O principal deles (que sempre me incomodou muito, por sinal) é o mito de que Einstein foi um aluno fraco e que tinha notas baixas na escola. Isso nunca foi verdade (sorry, bobalhões que divulgam com entusiasmo essas bobagens nas redes sociais). Só serve para garantir que certas pessoas se sintam confortáveis na sua mediocridade.

Einstein foi, talvez, o único cientista que era reconhecido como celebridade mundial. Um homem cuja opinião era levada à sério por muitos governos. Uma pessoa que era assediada na rua para dar autógrafos e posar para fotografias. Por isto é normal que várias coisas que \"se sabe\" sobre a vida dele sejam apenas fofocas ou mentiras criadas por múltiplos interesses.

Uma biografia sobre ele, escrita por um \"Pelé\" como o Walter Isaacson era tudo o que a gente precisava. Não deixe de ler. O Einstein de Isaacson não é um livro qualquer. É o livro. A biografia.






ISAACSON, Walter. Einstein: sua vida, seu universo. Tradução: Celso Nogueira... et. al. — São Paulo: Companhia das Letras, 2007



DIVULGAÇÃO
[IMG1;Divulga_Livro.png;650;C;http://www.oitonovetres.com.br/loja]



PADILHA, Ênio. 2019

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4448090

4