ERP/SIGE - SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL
(Publicado em 27/01/2020)
ERP (Enterprise Resource Planning), no Brasil também conhecido como SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) são sistemas, geralmente softwares aplicativos, utilizados pelas empresas para fazer registro e controle de TODAS as atividades da empresa de forma integrada.
Assim, por exemplo, as informações registradas durante uma negociação são integradas (automaticamente) ao registro do serviço, caso o contrato seja efetivado.
E todas as informações do andamento do serviço são integradas ao controle financeiro e ao registro das atividades da equipe de trabalho
e tudo integrado às determinações estratégicas da empresa.
Imagem: OitoNoveTrês
Existem dezenas de sistemas ERP disponíveis no mercado. Alguns são residentes, outros online; Alguns gratuitos, outros com custo de instalação ou de utilização.
Também é possível (embora muito mais difícil e, normalmente, desnecessário) criar um sistema ERP físico, fora do ambiente eletrônico.
O importante é que o sistema obedeça o princípio fundamental de INTEGRAR todos os processos de gerenciamento da empresa: marketing, negociação e vendas, processos de produção, gestão de pessoas, gestão financeira e controle das atividades estratégicas
POR FALAR EM ESTRATÉGIA
É importante lembrar que ferramentas ou softwares de gestão empresarial não resolvem problemas estratégicos. Existem decisões que precisam ser tomadas ANTES da aplicação de um ERP. Por exemplo:
Definição do portifólio de produtos
Programa de treinamento da equipe de trabalho
Sistematização dos processos produtivos
Políticas de Negociação
Objetivos de gestão financeira
Políticas de cobranças e pagamentos
Políticas de precificação
Todas essas coisas são decisões tomadas fora do ERP. Entretanto, depois de implementado o ERP, as informações obtidas nele podem ser (e geralmente são) muito úteis e essenciais para os ajustes nessas decisões estratégicas.
Sistemas ERP não existem para resolver problemas na sua empresa. Existem para tornar rotineiras as soluções encontradas e dar estabilidade para a gestão do negócio.
Uma vez implementado um sistema de ERP será possível
ANÁLISE, DIAGNÓSTICO E DISCUSSÃO DAS ESTRATÉGIAS DA EMPRESA
Análise da Indústria (Ramo de Negócio) na qual a empresa atua, de acordo com a teoria das forças competitivas (Porter)
Análise SWOT (Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e desafios) da empresa
Análise dos Recursos da Empresa. Identificação dos Recursos Valiosos, capazes de constituírem Diferenciais Competitivos, que levam à Vantagem Competitiva;
Análise do Contrato Social e proposição de ajustes/inclusões para futura revisão
Estabelecimento de Indicadores de Desempenho para as diversas áreas de Administração
do Escritório
Definição dos principais Indicadores de Desempenho da Empresa (bem como mecanismos para medição e controle);
Elaboração de um Plano Integrado de Códigos para a empresa, abrangendo
# Códigos para as negociações da empresa
# Códigos para o cadastro e Clientes, Fornecedores e Parceiros.
# Códigos para os Produtos da empresa
# Códigos para registro dos serviços realizados pela empresa
# Códigos para o cadastro de Pessoas (Recursos Humanos)
# Códigos para cargos, funções, tarefas e responsabilidades na empresa
# Códigos para os algoritmos de serviços
# Códigos para os algoritmos de tarefas
# Códigos para os checklists de atividades
# Códigos para listas de compras
# Códigos para as rotinas do dia a dia do escritório
# Códigos para as Contas a Receber e Contas a Pagar
# Códigos para o cadastro de patrimônio material e imaterial da empresa
# Códigos para a biblioteca da empresa
Elaboração ou Reestruturação da Estratégia da Empresa
Elaboração ou Reestruturação do Plano de Negócio
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Descrição do escopo dos produtos disponibilizados ao mercado com respectiva codificação;
Registro e Controle dos Serviços Contratados;
Definição dos Algoritmos de Serviço (que organiza e controla os serviços contratados);
Definição e descrição das rotinas do dia a dia (algoritmos e protocolos);
Definição de um sistema de distribuição de tarefas não rotineiras;
Definição de um sistema de lista de compras para os serviços contratados
Definição de um sistema de lista de compras para os materiais de consumo
Definição de um sistema de Agenda para o Escritório;
Estruturação de um Manual Interno de Procedimentos;
Criação de Modelo para Protocolo de Entrevista com Cliente;
Criação de Modelo para Protocolo de Levantamento de Campo;
Registro e Controle dos Processos junto a Órgãos reguladores (Prefeitura, Concessionárias)
Criação de Modelo para Protocolo de Entrega de Serviço;
Definição de um sistema de Ordem de Serviço
Registro e Controle de materiais de consumo
Registro e Controle de matéria prima
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Registro do Cadastro de Recursos Humanos da Empresa (Sócios, Empregados, Estagiários)
Definição de Cargos e Funções;
Definição das Tarefas e Responsabilidades de cada Cargo ou função (Diretores, Gerentes, Técnicos, Estagiários etc)
Registro e Controle das Tarefas do dia-a-dia (Ordem do Dia)
Definição dos processos seletivos para empregados e estagiários (com formulários e modelos)
Determinação detalhada da forma de remuneração de empregados e sócios
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Registro do Cadastro do patrimônio físico da empresa;
Registro do Cadastro do patrimônio imaterial da empresa;
Registro de Contas a Receber e Contas a Pagar;
Rotinas de Controle Financeiro (Fluxo de Caixa, previsão de extratos de conta);
Definição detalhada do Custo Fixo Operacional (custo de manter o escritório funcionando, mesmo sem serviços contratados);
Definição detalhada do Custo 1201 (os custos de manter o escritório funcionando nos meses de maiores despesas e menores faturamento: dezembro e janeiro);
Definição de um sistema de precificação dos produtos
Controle da execução financeira dos contratos
Emissão de recibos e notas fiscais
Controle de cobranças
Avaliação de propostas recebidas
Registro e Controle de ativos da empresa
Registro e Controle de documentos fiscais
ADMINISTRAÇÃO DO MERCADO (Marketing)
Registro do Cadastro Integrado de Clientes, Fornecedores e Parceiros da Empresa
Registro e Controle da Biblioteca (livros, artigos, dissertações, teses, catálogos e portifólios)
Discussão da Identidade Empresarial
Discussão da Identidade Visual da Empresa (cores, logo, linhas visuais)
Discussão e Definição de Diferenciais Competitivos (possíveis) para o Escritório e das estratégias a serem adotadas para este fim.
Discussão e Definição das estratégias de Promoção da Empresa e dos seus produtos
Criação de Modelo para Propostas Comerciais
Preparação e envio de propostas comerciais
Criação de Modelo para Contratos de Prestação de Serviços
Registro e Controle das Negociações
Registro e Controle do ciclo de relacionamento com clientes.
PADILHA, Ênio. 2020
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