PRÊMIO NOBEL 2020

(Publicado em 01/10/2020)



Primeira quinzena de outubro e os olhos do mundo se voltam
para o norte da Europa.
Nesta semana serão anunciados os vencedores do Prêmio Nobel - 2020.
E o nosso site, como faz todos os anos, acompanhará tudo de perto
(pela internet, é claro)



(Este post será atualizado cada vez que houver um anúncio ou qualquer novidade. Fique atento.)



Todos os anúncios serão transmitidos ao vivo em nobelprize.org.

As instituições premiadas decidiram anunciar suas decisões de premiação para 2020 da seguinte forma:




Segunda-feira, 5 de outubro, 11h30 - Estocolmo (6h30 - Brasília)
PRÊMIO NOBEL DE FISIOLOGIA OU MEDICINA
Karolinska Institutet, Wallenbergsalen





O Prêmio Nobel deste ano é concedido a três cientistas que deram uma contribuição decisiva para a luta contra a hepatite transmitida pelo sangue, um grande problema de saúde global que causa a cirrose e câncer de fígado em pessoas ao redor do mundo.

Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice fizeram descobertas seminais que levaram a identificação de um novo vírus, o vírus da hepatite C. Antes deles já haviam sido descobertos os vírus da hepatite A e B, mas a maioria dos vírus transmitidos pelo sangue permaneceram sem explicação. A descoberta do vírus da Hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crônica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas.



Em meados da década de 1970, Harvey J. Alter, coordenador da Secção de Doenças Infecciosas no Departamento de Medicina de Transfusão nos Institutos Nacionais da Saúde, e a sua equipe de investigação demonstraram que a maior parte dos casos de hepatite registados após transfusões de sangue não se deviam aos vírus quer da hepatite A quer da B. Apesar desta descoberta e do esforço internacional para a identificação do vírus, inicialmente descrito como "vírus da hepatite não A e não B", tal só seria conseguido mais de uma década depois. Em 1987, Michael Houghton, Qui-Lim Choo, e George Kuo da Chiron Corporation, em colaboração com D.W. Bradley do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, recorreram a uma nova abordagem baseada na clonagem molecular de modo a identificar o organismo ainda desconhecido e criar um teste de diagnóstico. Em 1988, a existência do vírus foi confirmada por Alter ao verificar a sua presença numa cultura de vírus não A e não B. Em Abril de 1989, a descoberta do VHC foi publicada ao longo de dois artigos na revista Science.
A descoberta veio permitir melhorias substanciais no diagnóstico e no tratamento antiviral.[79] Em 2000, Alter e Houghton foram laureados com o Prémio Lasker para a Investigação Clínica em Medicina, pelo seu trabalho de pioneirismo na descoberta do vírus da hepatite C e pelo desenvolvimento de métodos de diagnóstico, que reduziram o risco de hepatite associada à transfusão de sangue nos Estados Unidos de 30% em 1970 para virtualmente zero em 2000.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hepatite_C)





Terça-feira, 6 de outubro, 11h45 - Estocolmo (6h45 - Brasília)
PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA
Real Academia Sueca de Ciências





O Prêmio Nobel de Física de 2020 foi concedido a três cientistas: Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez, por descobertas sobre buracos negros, um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz consegue escapar dela.

Buraco negro é um dos fenômenos mais exóticos do universo. Roger Penrose mostrou que a teoria geral da relatividade leva à formação de buracos negros. Reinhard Genzel e Andrea Ghez descobriram que um objeto invisível e extremamente pesado governa as órbitas das estrelas no centro de nossa galáxia. Um buraco negro supermassivo é a única explicação atualmente conhecida.



Um buraco negro supermassivo é uma classe de buracos negros encontrados principalmente no centro das galáxias. Ao contrário dos buracos negros estelares, que são originados a partir da evolução de estrelas de massa elevada, os buracos negros supermassivos foram formados por imensas nuvens de gás ou por aglomerados de milhões de estrelas que colapsaram sobre a sua própria gravidade quando o universo ainda era bem mais jovem e denso.

Os buracos negros supermassivos possuem uma massa milhões ou até bilhões de vezes maior que a massa do Sol. A maioria dos buracos negros supermassivos já catalogados estão em forte atividade, ou seja, continuam atraindo matéria para si, aumentando ainda mais a sua massa.

Acredita-se que buracos negros supermassivos existam nos centros de quase todas as galáxias. O buraco negro no centro da Via Láctea, denominado Sagittarius A, tem uma massa de aproximadamente quatro milhões de vezes a massa solar, determinada diretamente a partir da observação de órbitas estelares.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro_supermassivo)





Quarta-feira, 7 de outubro, 11h45 - Estocolmo (6h45 - Brasília)
PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA
Real Academia Sueca de Ciências, Estocolmo





Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna descobriram uma das ferramentas mais afiadas da tecnologia genética: a tesoura genética CRISPR / Cas9. Usando isso, os pesquisadores podem alterar o DNA de animais, plantas e microrganismos com extrema precisão. Essa tecnologia teve um impacto revolucionário nas ciências da vida, está contribuindo para novas terapias contra o câncer e pode tornar realidade o sonho de curar doenças hereditárias.



Em Biologia Molecular, CRISPR/Cas é uma ferramenta de edição de genoma que consiste em dois componentes: uma transcrição do locus CRISPR que resulta em curtos fragmentos de RNA com capacidade de desempenhar o reconhecimento de um DNA exógeno específico e atua como um guia a um local particular no genoma, e uma proteína chamada Cas9 que corta o DNA nesse local.

Para efeitos de edição de gene, os cientistas podem controlar onde a proteína parte o genoma, inserir um novo gene no corte e juntá-lo novamente. A "faca" é uma proteína chamada Cas9 (A estrutura de cristal de S. pyogenes que, em 2012, os pesquisadores mostraram que poderiam usá-la como um bisturi para realizar microcirurgia em genes). Cientistas podem usar CRISPR/Cas9 não somente para agir como um par de tesouras moleculares para precisamente cortar ou editar seções específicas de DNA, mas, recentemente, começaram a manipular CRISPR/Cas9 variantes como instrumentos de regulação gênica, a fim de reversivelmente controlar genes ativados ou desativadosl
Em 2017, cientistas descobriram novos tipos de sistemas CRISPR/Cas de imunidade bacteriana adaptativa. Os genes desses sistemas são bastante incomuns, e os sistemas CRISPR/Cas são diferentes dos estudados anteriormente. Os cientistas acreditam que todos os principais tipos de sistemas CRISPR/Cas foram classificados. Essa técnica permite que os pesquisadores pesquisem e substituam seções inteiras de filamentos de DNA, tudo sem quebras ou danos ao DNA doador. Com esse método, os pesquisadores esperam corrigir com precisão e eficiência até 89% das doenças genéticas causadoras de doenças conhecidas.

A metodologia CRISPR/Cas ofuscou rapidamente TALEN, ZFN, Gene Cutter BRCA1 e outras ferramentas de edição. Esta técnica de "edição" do genoma humano, em 2015, foi usada pela primeira vez para "cortar e colar" os genes de um tipo de células imunitárias chave envolvidas na proteção do organismo contra uma ampla gama de doenças, que vai de vírus como gripe ou ebola, diabetes, ectrodactilia, HIV a cancer.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/CRISPR/Cas)





Quinta-feira, 8 de outubro, 13h00 - Estocolmo (8h00 - Brasília)
PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA
Academia Sueca, Estocolmo





A poetisa norte-americana Louise Glück foi laureada com o Prêmio Nobel de Literatura 2020. Ela recebeu a honraria “por sua inconfundível voz poética que com austera beleza torna universal a existência individual”.



Louise Elisabeth Glück, nascida em 22 de abril de 1943, é uma poetisa e ensaísta americana. Ela ganhou muitos prêmios literários importantes nos Estados Unidos, incluindo a Medalha Nacional de Humanidades, Prêmio Pulitzer, Prêmio Nacional do Livro, Prêmio National Book Critics Circle Award e Prêmio Bollingen, entre outros. De 2003 a 2004, ela foi a Poetisa Laureada dos Estados Unidos. Glück é frequentemente descrita como uma poeta autobiográfica; seu trabalho é conhecido por sua intensidade emocional e por frequentemente se basear em mitos, história ou natureza para meditar sobre experiências pessoais e a vida moderna.

Glück nasceu na cidade de Nova York e foi criado em Long Island, em Nova York. Ela começou a sofrer de anorexia nervosa durante o ensino médio e mais tarde superou a doença. Ela teve aulas na Sarah Lawrence College e na Columbia University, mas não obteve um diploma. Além da carreira de autora, fez carreira na academia como professora de poesia em diversas instituições.

Em seu trabalho, Glück se concentrou em iluminar aspectos do trauma, desejo e natureza. Ao explorar esses temas amplos, sua poesia se tornou conhecida por suas expressões francas de tristeza e isolamento. Os estudiosos também se concentraram na construção de personas poéticas e na relação, em seus poemas, entre a autobiografia e o mito clássico.

Atualmente, Glück é professora adjuntoa e escritora residente da Rosenkranz na Universidade de Yale. Ela mora em Cambridge, Massachusetts .
(Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Louise_Gl%C3%BCck)





Quinta-feira, 9 de outubro, 11h00 - Estocolmo (6h00 - Brasília)
PRÊMIO NOBEL DA PAZ
Instituto Norueguês do Nobel, Oslo





O prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU, que combate a fome no mundo "pelos seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição para melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito".



O Programa Alimentar Mundial, Programa Mundial de Alimentos ou Programa Alimentos para o Mundo é a maior agência humanitária do mundo que fornece em média a cada ano, alimentos a 90 milhões de pessoas em 80 países, incluindo 58 milhões de crianças. A PMA é a filial de auxílio alimentar da Organização das Nações Unidas. De sua sede em Roma e de escritórios em mais de 80 países ao redor do mundo, as ações da PMA ajudam pessoas incapazes de produzir ou obter alimento suficiente para si e para suas famílias.

A PMA inicialmente foi concebida na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) de 1961, quando o diretor dos programas de alimentação para a paz dos Estados Unidos, George McGovern, propôs estabelecer um programa de ajuda alimentar multilateral. A PMA foi estabelecida formalmente em 1963 pelo FAO e pela assembléia geral da ONU pelo período experimental de três anos. Em 1965, o programa foi estendido de forma contínua.

A PMA é governada por seu comitê executivo que consiste em 36 estados membros. David Beasley é o diretor executivo atual, apontado conjuntamente pelo secretário geral da ONU e pelo diretor geral do FAO para um mandato de cinco anos. Ela lidera o secretariado da PMA. A PMA tem uma equipe de 10.587 funcionários (2006), sendo 92% diretamente responsáveis pelas operações.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Alimentar_Mundial)






Segunda-feira, 12 de outubro, 11h45 - Estocolmo (6h45 - Brasília)
PRÊMIO SVERIGES RIKSBANK EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS NA MEMÓRIA DE ALFRED NOBEL
The Royal Swedish Academy of Sciences, Estocolmo





O Prêmio Sveriges Riksbank de 2020 em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel foi concedido a Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson por melhorias na teoria do leilão e invenções de novos formatos de leilão



A teoria dos leilões é um ramo da Teoria dos jogos que estuda o comportamento dos participantes de leilões, bem como as diversas possibilidades de formatação destes mecanismos.

O leilão é um mecanismo econômico de negociação definido por uma série de regras para especificar a forma de determinação do vencedor e quanto este deve pagar. Uma característica marcante para os leilões é a presença de assimetria de informações, que faz com que a caracterização deste mecanismo se torne necessária, uma vez que diferentes tipos de leilões podem levar a resultados divergentes.

Os leilões podem ser definidos quanto à sua natureza (oferta, demanda ou duplo), forma como os lances são oferecidos (aberto ou fechado) e método de determinação do preço de fechamento (primeiro ou segundo preço). Além disso, pode ou não possuir preço de reserva, que é o menor lance válido para participação no leilão. O preço de reserva é usado apenas em casos onde compradores/vendedores especificam preços, acima/abaixo do qual não estão dispostos a negociar.

Leilões podem ainda ser usados sequencialmente (multi-round), por meio de procedimento interativo de atualização dos lances a cada interação. Alguns economistas acreditam que leilões sequenciais permitam que participantes alcancem um despacho final adequado com respeito à operação e rentabilidade. As maiores desvantagens desse leilão são o risco de colusão e a dificuldade de implementação.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leil%C3%A3o)






PADILHA, Ênio. 2020



Comentário #1 — 05/10/2020 09:53

Farlley — Músico — Brasília-DF

Ótimo. Vou acompanhar a premiação.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 9063 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4872520

546