LÍDERES

[IMG2;enio_artigo_liderancas.jpg;C]


Uma boa definição de Lider é aquela feita por John C. Lovas e Thomas W. Fryer no livro Leadership in Governance (San Francisco: Jossey-Bass, 1991. 214p): Lider é o indivíduo capaz de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que ele, o lider, está convencido de que deve ser feito, à serviço da missão da instituição que ele lidera.

Voltaremos a essa definição mais tarde. Antes, quero falar de um evento que irá ocorrer em Brasília, na semana que vem.

O nosso Sistema Profissional (Confea, Creas e Mútua, Entidades de Classe, Sindicatos...) tem centenas de eventos realizados todos os anos. São palestras, cursos, seminários, fóruns, encontros, congressos... Dois desses eventos são nacionais e envolvem profissionais de todas as categorias do sistema: A SOEAA - Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (que já vai para a sua 67ª edição este ano, em Cuiabá) e o Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua (que terá, na próxima semana, em Brasília, sua 5ª edição).

Eu não sei quem foi que criou o Encontro de Lideranças (se alguém souber, por favor, coloque ali embaixo, nos comentários), mas entendo que foi uma idéia muito inteligente.

Veja bem: o Sistema Confea/Crea e Mútua realiza periodicamente (por força do seu regimento) alguns eventos envolvendo lideranças de todo o país, dentre eles os seguintes:
1) CP - Colégio de Presidentes. Acontece três ou quatro vezes por ano. Reúne os presidentes de todos os Creas e da Mútua. É um evento itinerante e é organizado e patrocinado pelo Confea.
2) CDEN - Colégio de Entidades Nacionais. Acontece três ou quatro vezes por ano. Reúne os presidentes de todas as Entidades Nacionais de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e demais profissões da área tecnológica. É um evento itinerante e é organizado e patrocinado pelo Confea.
3) Reunião de Coordenadores de Câmaras Especializadas. Acontece duas ou tres vezes por ano. Reúne os coordenadores das câmaras especializadas dos Creas. É um evento itinerante e é organizado e patrocinado pelo Confea.

Aí alguém teve a idéia de, uma vez por ano, reunir todos esses eventos em Brasília e acrescentar uma série de outros eventos. A esse evento "encorpado", dá-se o apropriado nome de ENCONTRO DE LIDERANÇAS DO SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA.

Geralmente a programação é a seguinte:
Segunda-feira: Abertura do Encontro, Primeira parte do Seminário (com palestrantes nacionais de alto nível como grandes empresários, ministros, Senadores e deputados);
Terça-feira: Segunda Parte do Seminário iniciado no dia anterior);
Quarta-feira: Acão Parlamentar (uma atividade muito interessante e produtiva em que centenas de profissionais de todo o país fazem uma visita organizada (e planejada) ao Congresso Nacional. Os profissionais são divididos em grupos e visitam os parlamentares dos seus respectivos estados;
Ainda na quarta-feira é realizada alguma solenidade formal (Posse solene do Presidente, Posse dos Conselheiros, Lançamentos, Inaugurações...)
Quinta-feira: Colégio de Presidentes, CDEN, Reunião dos Coordenadores de Câmaras Especializadas (primeiro dia)
Sexta-feira: Colégio de Presidentes, CDEN, Reunião dos Coordenadores de Câmaras Especializadas (segundo dia)

Além dos eventos listados acima é previsto, geralmente, uma atividades social. Geralmente um coquetel na segunda-feira ou na quarta-feira à noite.

O evento é realizado e financiado pelo próprio Confea, com o apoio da Mútua.
Trata-se de uma atividade importante, na medida em que otimiza a aplicação de recursos previstos para diversos eventos regulares do sistema e possibilita a reunião dos diversos atores dos processos num único ambiente, promovendo crescimento pessoal e profissional dos participantes e o desenvolvimento institucional do sistema.

Embora ainda não seja um evento “espetacular”, com potencial para atrair a atenção da mídia externa, os números e resultados do ENCONTRO DE LIDERANÇAS já são expressivos e impressionantes:

a) Cerca de 450 participantes, incluíndo TODOS os mais importantes postos de lideranças no sistema Confea/Crea. Conselheiros Federais, Presidentes de Creas, Presidentes de Entidades Nacionais, Coordenadores de Câmaras Especializadas de TODOS os Creas... reunidos durante cinco dias (sem que o evento tenha qualquer atrativo ou apelo de turismo, lazer ou compras);

b) Importantes palestras, paineis e seminários propondo e viabilizando a discussão filosófica e prática das questões que importam e implicam as organizações do sistema profissional;

c) Cerca de 50 horas de trabalho, distribuídos em mais de 20 atividades específicas;

d) Lançamentos de publicações relevantes produzidas pelo Confea.

e) Ação parlamentar cujo objetivo é atingir e mobilizar um percentual expressivo dos senadores e deputados federais;

Isto significa, basicamente, LÍDERES EM AÇÃO! O que nos leva à definição apresentada no primeiro parágrafo deste artigo. E também à algumas considerações a respeito da qualificação dos nossos líderes e "líderes" no Sistema Confea/Crea

O Confea e as demais organizações do Sistema Confea/Crea, em que pese o considerável nível de rejeição que enfrentam entre os profissionais do sistema, tem a seu favor um fato indiscutível: seus representantes (desde os presidentes das entidades de classe nas cidades do interior até o presidente do Confea) são escolhidos em eleições democráticas às quais qualquer um dos mais de 800 mil profissionais do sistema têm acesso, como eleitor ou como candidato. Portanto, praticamente 100% dos 500 participantes do Encontro de Lideranças está lá por conta dos votos que receberam dos seus pares em eleições legítimas.

Muitos desses Líderes realmente merecem o título, por serem profissionais movidos por crenças, valores e princípios muito claros e transparentes. Pessoas que têm uma visão de país e da posição que cabe à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia no processo histórico. Estão sempre na linha de frente e discutem abertamente suas posições e crenças. Têm posições firmes e claras e, não raro, sacrificam posições e postos pessoais para sustentar seus princípios e valores. São, geralmente empreendedores e corajosos. Raramente se rendem às facilidades e armadilhas produzidas pelo sistema.

Além disso, esses Líderes são operários, fazedores. Não ficam esperando convites dourados nem passagens, diárias e outros benefícios para fazerem o que precisa ser feito. Por isso têm legiões de admiradores e seguidores.
Felizmente seria possível citar duzias de gente assim no sistema.

Outros, porém (os que eu chamo de "Líderes", com aspas) infelizmente ainda estão longe disso. Além de serem dirigentes incompetentes, que levam suas entidades ao desprestígio e à indigência, são pessoas movidas por interesses mesquinhos, subalternos ou subterrâneos. Estão sempre nos bastidores, articulando estratégias e negociando apoios e votos. Suas posições pessoais estão sempre acima dos interesses dos seus "liderados".

Nunca sabemos de onde eles surgiram e nem como chegaram àquela posição de liderança. Não têm talentos nem características de líderes ou empreendedores sociais. São, antes de mais nada, alpinistas e sistemeiros. Seus posicionamentos diante das grandes questões nacionais são obscuros e nunca são manifestados aberta e claramente. Trabalham com um universo que atende apenas seus interesses e projetos pessoais.

Infelizmente esses "líderes" existem (e não é privilégio do nosso sistema profissional).

Combatê-los é simples. Está ao alcance de qualquer profissional: basta fazer o seguinte: na próxima vez que houver eleição para Diretoria da sua entidade de classe, para conselheiro do seu Crea, para Conselheiro Federal do seu Estado, para Presidente do Crea, da Mútua ou do Confea... preste atenção. Veja se o seu voto está sendo creditado para alguém capaz de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que ele está convencido que deve ser feito e se esse "algo" está, realmente, à serviço da missão da instituição. Ou se é alguém que ganha os votos no cansaço e apostando sempre no quorum mínimo para obter, no futuro, cobrança zero.

Você verá que alguns colegas fazem por merecer o título de Líder. Os outros são apenas aventureiros, oportunistas e, em última análise, estelionatários travestidos de líderes profissionais.


ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br
(artigo_ep)

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 4467 na caixa ao lado.

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

26/04/2024 22:11:11     6211520

195