APRENDENDO COM OS FREELAS

(Publicado em 02/08/2009)



No prefácio do livro "Marketing para Serviços Profissionais" (1984), Philip Kotler e Paul N. Bloom (dois ícones da área) escrevem que "os profissionais de uma área podem obter discernimentos úteis para seus próprios problemas lendo e aprendendo a respeito dos problemas de profissionais de outras áreas".
Nunca isso havia sido tão verdadeiro pra mim quanto na semana passada, quando recebi, o livro que havia comprado pela Internet, sobre gestão de negócios para... designers freelancers!

Isso mesmo: comprei o livro "Manual do Freela - quanto custa meu design? - gestão financeira para freelancers" de André Beltrão (editora 2AB). Foi uma agradável surpresa. O autor (a quem eu não conheço ainda) deve ser aquele tipo de sujeito que vale a pena convidar para um almoço. A conversa é boa. Ele tem bons argumentos e boas histórias para ilustrar todos os casos. E, além de tudo, escreve bem. O livro é ótimo! Recomendo, claro.

Sim, recomendo para engenheiros e arquitetos (meu publico-alvo, cuja atividade profissional é o objeto dos meus estudos). Recomendo sem medo de afirmar que o livro inteiro se aplica à nossa realidade. Basta ao engenheiro ou arquiteto, quando estiver lendo, toda vez que encontrar a palavra designer freelancer (ou freela) substitua por engenheiro/arquiteto (ou profissional autônomo). Tenho certeza de que não haverá perda de conteúdo.

O livro ensina o profissional a ter uma visão gerencial do seu negócio com lições de economia e de marketing. Mostra os custos "invisíveis" que acabam surpreendendo os profissionais no dia-a-dia do trabalho. Ensina a lidar com conceitos de receita, despesa, lucro, custo, benefício... essas coisas que não se aprende na faculdade (nem sempre por culpa da faculdade, é justo que se diga).
Apresenta, de forma detalhada (e didática) o caminho das pedras para a construção de ferramentas de gestão financeira como o controle dos custos e o fluxo de caixa, utilizando softwares convencionais, como o MS Excel.
E tudo com "um olho no padre e outro na missa" (ou seja: um olhar para o trabalho e para os custos e outro olhar para o marketing e a necessidade de se adaptar, conquistar e manter o mercado).

Trata-se de um trabalho magnífico. Gostei muito mesmo. Arrisco-me a dizer que era um trabalho que faltava para cobrir essa lacuna da literatura técnica. Eu tenho um curso que apresento desde 2007 que trata de "Como Organizar e Administrar Escritórios de Engenharia e de Arquitetura". Das quatro grandes áreas da Administração (Produção, Pessoal, Financeiro e Mercado) a parte sobre Administração Financeira era justamente a que eu tinha menos literatura qualificada disponível. Agora encontrei um bom trabalho para recomendar aos colegas que participam do curso.

Não foi escrito para Engenheiros e Arquitetos, mas eles poderão obter discernimentos úteis para os seus próprios problemas lendo e aprendendo a respeito dos problemas dos designers freelancers, graças ao talento de André Beltrão.





PADILHA, Ênio. 2009






DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 5904 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

5347487

174