É SIMPLES, MAS NÃO É FÁCIL

(Publicado em 20/07/2004)



Se você quer escrever e ser lido por milhares de leitores... aqui vai algumas dicas, truques e atalhos: minta, omita, seja condescendente com as fraquezas do leitor, encha o balão dele de gás... E você será um autor de muito sucesso.

Digo isso porque estou farto dessa literatura de aeroporto que vende facilidades, dicas, truques, fórmulas de sucesso, atalhos... tudo sob medida para pessoas que não querem ter trabalho de fazer a lição de casa. Gente que não quer admitir que é despreparado para certos empreendimentos ou tarefas e que precisaria, não de dicas, truques, fórmulas ou atalhos, mas de um caminho que, muitas vezes, é SIMPLES, mas nunca é FÁCIL

Talento, conhecimento, visão, inteligência, experiência, organização e disciplina não são características que se encontram em muita gente. Mas são características essenciais para transformar uma boa ideia em um empreendimento de sucesso.

Há um mito, fortemente estimulado por essa literatura de aeroporto: a de que é fácil ser empreendedor, criar e manter o seu próprio negócio.
Apenas um mito, infelizmente.

Os números não confirmam essa ideia. A grande quantidade de empresas que não completa seu primeiro ano de existência é assustador. O número (pequeno) das que conseguem comemorar cinco anos de atividade é igualmente impressionante.

A conclusão objetiva é a seguinte: tem alguma coisa que está sendo omitida pelos autores de livros, artigos, palestras e cursos sobre o assunto.

Essa coisa se chama realidade por inteiro.
Acontece que, escrever um livro, apresentar uma palestra ou ministar um curso e dizer aos leitores (ou a quem está na platéia) que existe apenas 20 por cento de chances de o empreendimento que ele tem em mente ser bem sucedido seria o mesmo que dar um tiro no próprio pé. Não é isso que o leitor quer ler nem é isso que a platéia quer ouvir. Os aplausos serão minguados e os lucros serão mínimos.
Esses autores sabem muito bem qual é o caminho das pedras (tanto é que eles próprios fazem muito sucesso). Mas o que eles dizem é o que o leitor quer ler ou ouvir: "Vai que é tua, Tafarel!"

Uma vez, numa entrevista, o jornalista me fez uma pergunta muito comum: "qual é o segredo do marketing empresarial bem feito?". Respondi o que eu respondo sempre: não existe SEGREDO. Tudo o que faz uma empresa ser melhor sucedida do que outra são técnicas ou recursos que todo mundo sabe que funcionam. São coisas simples baseadas naquelas qualidades citadas há pouco (talento, conhecimento, visão, inteligência, experiência, organização e disciplina). Reunir e gerir essas qualidades é o caminho simples que precisa ser percorrido. É simples, mas não é fácil.

Mas as pessoas querem outra coisa: querem fazer faculdade em dois anos em cursos noturnos (de preferência sem aulas na sextas-feiras, que é dia da cerveja); Querem ler drops (textos curtos e mastigadinhos, com letras grandes e muitas ilustrações); Querem cursos divertidos, dinâmicos e interativos (nada de reflexões ou filosofias); Querem trabalhar em ambientes sem pressão e em mercados protegidos; Querem que não sejam feitas comparações (especialmente as que levem em conta qualidades que elas não têm, porque não se deram ao trabalho de conquistar).

Querem, essencialmente, ser estimuladas a acreditar que bastam as boas intençòes, a força de vontade, pensamento positivo e a auto-estima em alta.

Essa gente está enriquecendo muitos espertos!





PADILHA, Ênio. 2004




Comentário #1 — 07/09/2006 12:19

solimar de castro bastos — ex-engenheirocivilcassadopelaanuidadecreamg — itapagipe mg

olá colega motivador, estou me habituando a ler constantemente seu site. uns dos poucos com assuntos da classe atualizados diariamente é uma vergonha os sites das associações sem nada a nos dizer, quanto ao artigo que tal aderir as palestras em ead.p; veja o sucesso e o congestionamento dos sites www.aulavox.com; onde alem da exposição e narrativa ainda podemos interagir por voz e chat ao vivo e em tempo real com o palestrante... aguardamos tambem este sucesso ao seu portifolio. solimar itapagipe mg

Comentário #2 — 26/03/2015 09:47

Jean Tosetto — Arquiteto — Paulinia

Assim como existe comida \"fast-food\", existe leitura \"fast-read\" ou \"easy-read\", tão saudável quanto.

Comentário #3 — 21/11/2021 22:24

Sabrina Justa — Engenheira Civil — Rio Branco - AC

Encontrei esse tesouro guardado por aqui. Tanto conhecimento disponível, mas tanto medo de textos grandes. O senhor foi preciso, professor: é simples, mas não é fácil.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 601 na caixa ao lado.

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

26/04/2024 17:46:14     6211454

388