O RAIO CAI, SIM, DUAS VEZES NO MESMO LUGAR

Este vídeo já está na internet há algum tempo. Hoje recebi um e-mail de um colega me pedindo pra explicar isso.

Não é fácil, mas... lá vai:

O fato de ele ter sido atingido duas vezes é perfeitamente explicável... afinal, ao contrário do que todo mundo pensa, um raio cai, sim, duas (ou mais) vezes no mesmo lugar;
Para o fato de ter sobrevivido eu só consigo pensar em uma explicação: a roupa que ele está usando deve ter algum elemento metálico condutor de eletricidade. Isso explica tanto o fato de ele ter sido \"preferido\" pelo raio como o fato de ele ter sobrevivido. Se a roupa fosse metálica e boa condutora de eletricidade a corrente elétrica (a descarga) se daria por fora do corpo e ele não sofreria efeitos elétricos (tipo queimaduras) sofreria apenas o choque físico correspondente ao impacto.


Que tal? Você tem alguma explicação melhor

Comentário #1 — 26/07/2011 10:52

Luiz Roberto — engº civil — Ribeirão Preto

Pois é. Em teoria a roupa com componentes metálicos é pertinente, mas mesmo não sendo da área acho que isso não explica tudo...teria que haver muita área periférica metalica para a descarga passar superficialmente correto? E qual roupa teria componentes metálicos? Se ele for um operário saindo do trabalho e ainda estivesse usando uma roupa especial protetora pode ser...mas infelizmente o video não mostra..Será que ele tem uma perna mecanica? E talvez um celular no bolso possa ter atraido o raio?

Réplica de Ênio Padilha

Poisé, Luiz Roberto... o problema é que a outra explicação que me ocorre é... MILAGRE!

Não... celular no bolso (ou qualquer coisa metálica no bolso) não seria uma boa explicação. Se ele estivesse falando ao celular aí sim, poderia ser uma.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4443839

4