EM CAUSA PRÓPRIA



(Publicado em 31/08/2011)



Um autor deveria ter a paciência de esperar que os outros escrevam elogiando e recomendando o seu trabalho. Não deveria fazer autopropaganda nem destilar sua vaidade desmesurada falando bem do seu próprio livro.

Poisé... mas eu não sou perfeito. Me desculpe, leitor. Este artigo aqui é pura propaganda. Eu não resisti.

Aviso assim, logo no início do texto pois, caso você queira abandonar a leitura por aqui, fique certo de que eu vou entender e respeitar a sua posição. Tudo bem. Ninguém precisa ficar ouvindo rasgação de seda em causa própria, não é?

(...)

Bom, já que você continuou a leitura, antes que você mude de página... é o seguinte: chegaram hoje da gráfica as caixas com o meu novo livro \"VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL - Artigos e ensaios sobre a valorização profissional de engenheiros e arquitetos\" (que estará à venda no nosso website e nos eventos dos quais eu participo).

Este artigo pretende dar a você meia dúzia de razões para ler o livro:

Primeira: O livro reúne alguns artigos que são inéditos e outros que já foram publicados no meu web site. Mas são justamente aqueles que transcendem ao momento em que foram escritos. São artigos que permaneceram interessantes, seja pela abordagem, seja pelos conceitos apresentados, mesmo depois de muitos anos.

Segunda: Os artigos foram escritos entre 1987 e 2011. Mas não estão apresentados em ordem cronológica. No livro eles preenchem espaços em uma linha de pensamento que começa com a explicação do porquê escrever (e porquê escrever sobre questões ligadas à valorização profissional, especificamente) e vai até as questões mais recentes, como a necessidade de enfrentar com serenidade o processo de transição dos Arquitetos para seu novo Conselho Profissional.

Terceira: Alguns artigos receberam uma revisão ou foram atualizados. Outros receberam um pequeno texto de apresentação (contextualização) para facilitar o entendimento ou para esclarecer as circunstâncias em que foram escritos.

Quarta: O tema central, que permeia todos os textos, é a Valorização Profissional. E aqui o limite não é apenas a questão financeira. Tento demonstrar que ser bem remunerado não resolve a questão da valorização profissional. É preciso muito mais do que isso e é disso que o livro trata.

Quinta: Os estudantes e os recém-formados também são alvos da atenção do livro. Tanto para discutir as dificuldades típicas do momento quanto para mostrar as possibilidades e as vantagens competitivas escondidas nas aparentes fragilidades da condição;

Sexta: finalmente, uma discussão inadiável: as relações turbulentas dos profissionais com o sistema Confea/Crea; a defesa da participação ativa de todos nos processos eleitorais do sistema e a discussão sobre a qualidade das nossas Lideranças.
Boa vontade e boas intenções não bastam para fazer de um profissional um líder produtivo.


Sim, é claro que eu acho que o livro é bom! É claro que eu penso que você deveria ler. Se não pelo que eu escrevi, pelo menos pela belíssima apresentação feita pela brilhante arquiteta Maristela Macedo Poleza ou pelo prefácio, escrito pelo inteligentíssimo engenheiro Sebastião Lauro Nau.
São dois profissionais exemplares, coroados pelo sucesso. Tenho muito orgulho em tê-los no meu time de grandes amigos. Eles foram bastante generosos no que escreveram a respeito do livro (e de mim). Mas foram, acima de tudo, precisos na análise que fizeram do contexto no qual o livro surge e da relevância dos temas abordados.

Aliás, esta é uma posição que eu tenho defendido sempre: você pode não concordar com o que eu escrevo (ou achar que eu escrevo mal). Mas eu peço que considere a relevância dos temas abordados. A discussão levantada. O tópico proposto para a discussão.
A minha opinião pode ser imperfeita. A minha análise pode ser fraca. As minhas conclusões podem ser inúteis... mas isso não diminui a importância do tema que deve ser discutido inclusive por pessoas mais inteligentes e capazes de conduzir essa discussão a um ponto de chegada que seja interessante para todos os profissionais.

Uma dessas pessoas pode ser você.

Acredite: este artigo aqui é pura propaganda, sim. Mas NÃO É propaganda enganosa!



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO
[IMG1;Divulga_Livro.png;650;C;http://www.oitonovetres.com.br/loja]





Artigos e ensaios sobre a Valorização Profissional de Engenheiros e Arquitetos

ÊNIO PADILHA
2ª ed. 2014 (IMPORTANTE: na 1ª edição o título deste livro era LER E ESCREVER)
108 páginas
ISBN: 978-85-62689-53-6 - OitoNoveTrês Editora
Apresentação de Maristela Macedo Poleza (Arquiteta)
Prefácio de Sebastião Lauro Nau (Engenheiro)

Clique AQUI e leia as primeiras páginas do livro



---Divulgação

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4448769

4