SOEAA 2011 EM FLORIANÓPOLIS

(Publicado em 26/09/2011)



Por conta de compromissos profissionais (estarei em Brasília, para aula na pós-graduação em ILUMINAÇÃO E ARQUITETURA DE INTERIORES do IPOG ) não poderei participar do último dia da SOEAA.
É uma pena, pois realmente gostaria de acompanhar a programação desta sexta-feira.
Fica pra próxima!

Conheça o site oficial do evento: www.soeaa.org.br

Acompanhe aqui a nossa cobertura pessoal da abertura e dos dois primeiros dias.

Veja também as fotos e comentários publicados no Twitter @EnioPadilha





08 ALIVANTA, MEU BOI! (29/09/2011 - QUI - 18h00)








O Grupo Folclórico Alivanta Meu Boi fez a festa para quem estava presente na ExpoSoeaa logo depois do almoço.
Trata-se de um grupo Folclórico do Norte da ilha (praia dos Ingleses) com o objetivo de não deixar morrer a nossa tradição junto às crianças e adultos da comunidade.
Show!

Pena que havia poucas pessoas presentes. Infelizmente ainda impera na Soeaa o efeito Confea/Crea Tur. Dos mais de 3.500 participantes inscritos na Soeaa (a imensa maioria com despesas custeadas pelos respectivos Creas ou pelo Confea) muito pouca gente participou efetivamente da programação de atividades.

A maior parte aproveitou o bonito dia que fez em Florianópolis e foi fazer turismo. Passear pelas praias da ilha.
Aparentemente, em momento algum havia mais de 1.500 participantes presentes às atividades da Soeaa. Ou seja, mais de 2.000 turistas em Florianópolis, gastando dinheiro do Sistema.
Dinheiro, é bom lembrar, oriundo das nossas anuidades e taxas de ART.

(Em tempo: Eu, como faço todos os anos, paguei do meu próprio bolso a minha inscrição e todas as minhas despesas. Me sinto meio otário nessas horas)


07 MARINA SILVA (ENFIM FOTOGRAFADA) (29/09/2011 - QUI - 16h00)




Pronto... consegui uma boa foto da ministra Marina Silva na SOEAA.
Capturei do Facebook da Clotilde Paião. Mostra a palestrante com os jovens do Crea-Jr de Brasília, logo depois do evento.

06 ENTREVISTA - RÁDIO EDUCATIVA FM (29/09/2011 - QUI - 14h00)





Pela manhã fui entrevistado pelo Radialista Ernani Magnabosco para o programa Engenharia, Arquitetura, e Agronomia da Radio Educativa de Toledo no Paraná. A transmissão do programa é nos sábados e domingos de 12 a 13 horas. www.fasul.ed.br

05 UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO QUE INDUZ À APROVAÇÃO (29/09/2011 - QUI - 13h00)






A organização da SOEAA2011 incluiu na pasta dos participantes um formulário de avaliação, o que permite aos participantes destacar os pontos positivos e negativos do evento.
Porém, errou a mão ao estabelecer a escala da medição. Das cinco alternativas que o avaliador tem para escolher, quatro delas são, digamos \"avaliações positivas\" (Ótimo, Muito bom, Bom, Regular e Ruim). O mais grave é que, numa escala de cinco pontos, qualquer pesquisador iniciante sabe que existe uma tendência geral de que a maioria dos participantes levemente insatisfeitos cravem a coluna do meio, que, neste caso, classificaria o evento como, vejam só: BOM!
Ou seja. Há uma grande possibilidade de, no fim, o evento ter um registro oficial de uma avaliação positiva, mesmo que existam participantes insatisfeitos.


04 MARINA SILVA E CREA-JR ARRASARAM NO PRIMEIRO DIA(28/09/2011 - QUA - 21h00)






Não. Não tenho fotos da Marina Silva tirada na SOEAA (o espaço tem uma iluminação muito ruim para fazer fotos com celular). Então vai essa aí, capturada do twitter da ex-senadora.
Ela fez um discurso belíssimo e empolgante na manhã desta quarta-feira. O que ela disse é coisa pra lápis e papel. Anotar tudo e não perder de vista os conceitos. Destaco um pequeno trecho do discurso, quando ela falava que ética e justiça não são coisas para seram usadas na autopromoção: "... o bonito pode gabar-se de ser bonito, o forte de ser forte, o rico de ser rico, e assim por diante. Mas o justo e o ético não podem gabar-se de serem éticos e justos. Porque não tem alternativa se de fato justo é. Não tem alternativa se de fato ético é. ele não pode dizer: eu podia te ferrar mas eu não ferrei. Olha como eu sou bom. Eu poderia ter roubado, mas eu não roubei. Olha como eu sou ético... Não pode gabar-se de ser ético. E não existe essa história de uma condição conquistada. É perseguir todos os dias. Vigiar. Isso é a dimensão da sustentabilidade política e da sustentabilidade ética. É você saber que ela deve estar não é na proa como um enfeite. É na popa, como um motor a nos empurrar!"
Aplausos demorados de uma platéia extasiada!











A garotada do Crea-Jr também barbarizou com o seu estande agitado na ExpoSoeaa. Os jovens profissionais e estudantes estão fazendo bonito, com atividades o tempo todo, atraindo a atenção de gente de todas as idades. Um deles, o veterano engenheiro da Paraíba, Adaílton Guimarães, que fez um discurso empolgado aos jovens, finalizando com um poema de exaltação à Engenharia.
Mais aplausos entusiasmados da garotada. coisa bonita de se ver!














No nosso posto de autógrafos do novo livro LER E ESCREVER recebemos muitas visitas ilustres, incluíndo os diretores da Mútua e o grande amigo do Rio Grande do Norte, Engenheiro Anjelo da Costa Neto.
(PS. As duas garotas da primeira foto são Maria Helena (minha filha) e Sarah, estudantes de Arquitetura da Udesc)

03 ABERTURA DO EVENTO(27/09/2011 - TER - 23h00)







Infelizmente a iluminação não era boa (para fotografias com celular). As fotos não ficaram boas. Mas dá pra ter uma idéia da quantidade de pessoas que participaram da abertura.
O presidente do Crea-SC, Raul Zucatto informou que o número de inscritos ultrapassou a 3.230: recorde de inscrições em 68 anos de existência do evento.
A cerimônia de abertura, infelizmente, foi muito monótona, cansativa e demorada. O cerimonial permitiu o discurso de muita gente e os discursos não acrescentaram quase nada de coisa alguma. Deveria ter havido algum limite de oradores ou de tempo para cada um, para dar mais dinâmica ao evento;
O grande momento da noite ficou por conta da apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que foi realmente magnífica, arrancando entusiasmados aplausos dos presentes.












Logo após a cerimônia de abertura houve a inauguração da ExpoSoeaa quando também foi servido um coquetel. Hora de fazer fotografias e registrar a noite. (Maria Helena e Ana Clara, minhas filhas; Sarah, estudante de Arquitetura - UDESC - colega da Maria Helena; e o grande Mario Motta, nosso amigo, que foi o mestre de cerimônia da noite)

02 PRIMEIRAS IMPRESSÕES E UMA BOA NOTÍCIA(27/09/2011 - TER - 14h00)













As fotos acima mostram como as coisas estão sendo preparadas no Centro de Convenções de Florianópolis - CentroSul para a SOEAA 2011 que começa logo mais, às 17h00.
A boa notícia nos vem do setor de inscrições: a informação é de que mais de 3000 mil profissionais e estudantes já efetuaram suas inscrições no evento. Se este número se confirmar a SOEAA 2011 estabelecerá um novo record de participantes inscritos em 68 edições do evento. Até agora a SOEAA com maior número de inscritos tinha sido a de Maceió, em 2006;






O credenciamento está feito. Daqui a pouco começa o trabalho;






Este é o estande da Mútua, onde, a partir de amanhã, estaremos autografando o novo livro LER E ESCREVER. Como diz o Portal do estande, esta será a nossa praia.


01 CONSIDERAÇÕES INICIAIS (27/09/2011 - TER - 8h00)

O Sistema Confea/Crea realiza, todos os anos (há quase 70 anos!) um grande evento que reúne profissionais de todo o país: é a SOEAA – Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. Quem me conhece sabe que eu tenho um carinho muito grande por este evento e sempre me angustiou muito vê-lo tão mal tratado e mal aproveitado.

A primeira vez que participei do evento foi em 1996, quando ela foi realizada em Blumenau, Santa Catarina. Em 2000, 2001 e 2002 fui palestrante (Salvador, Foz do Iguaçu e Goiânia). De lá pra cá sou colecionador assíduo dos seus crachás.
Mas, nesses anos todos, apenas uma única vez pude dizer que a SOEAA teve lampejos da grandeza que dela se deveria esperar: foi em 2006, em Maceió.

Alguns dias antes o presidente do Confea, Marcos Túlio, declarou que a SOEAA-2006 seria um “divisor de águas” na história da “Semana”. Confesso que não levei muita fé na promessa (desculpe, presidente). Mas ele tinha razão. Ou pelo menos, parte da razão. A SOEAA 2006 não foi perfeita, é claro. Mas foi MUITO melhor do que as anteriores. Conseguiu, finalmente, conferir dignidade ao nosso sistema profissional. E permitiu que um profissional como eu, no interior do Brasil, sinta-se orgulhoso de ser engenheiro (ou arquiteto, ou agrônomo). Foi um evento grandioso, com apelo aos profissionais e grande repercussão na mídia nacional. Teve grandes palestrantes (nomes de peso como Ariano Suassuna, Amyr Klink e Marcos Pontes), um debate entre os candidatos à presidência da República e, pela primeira vez, grande participação dos profissionais e de estudantes.
Poderia mesmo ter sido um divisor de águas, presidente. Mas não foi, porque não dividiu as águas. Nos anos seguintes, infelizmente, a SOEAA voltou a ser o que sempre foi: um evento sem graça, sem apelo aos profissionais, sem repercussão na mídia e fundamentalmente, sem conseqüência.

Em dezembro de 2005, escrevi uma “carta ao engenheiro Marcos Túlio”, assim que ele foi eleito presidente do Confea. E falando da SOEAA, fui bastante enfático: “Como é possível, presidente que o maior evento de uma categoria potencialmente expressiva como a nossa, passe completamente em branco nos grandes veículos de comunicação do país? A participação dos profissionais do sistema no evento também é uma coisa que já deveria ter preocupado a instituição. Sinceramente, não me parece razoável que uma entidade com mais de 70 anos de existência e com quase 900 mil filiados só consiga minguados 1200 participantes para seu evento mais importante do ano. Tem alguma coisa errada aí.”

Em 2011 a SOEAA será realizada na minha Bela e Santa Catarina (Florianópolis). Estarei lá, com certeza. E torço para que um novo divisor de águas esteja ocorrendo por aqui. E que, dessa vez, as águas permaneçam divididas.


(Trecho extraído do livro LER E ESCREVER que esta sendo lançado durante a SOEAA 2011)







PADILHA, Ênio. 2011





DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 2995 na caixa ao lado.

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

26/04/2024 01:05:34     6199704

30