ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
DE ARQUITETURA E ENGENHARIA (o livro)


LANÇAMENTO DA SEGUNDA EDIÇÃO - 2014


[IMG2;Livro8_EnioPadilha_capa_20121118a_150x200px.jpg;E]ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA
Os bastidores dos negócios bem sucedidos: do processo de escolha dos sócios à determinação dos preços (passando pelo treinamento dos empregados, sistematização de processos,controle financeiro e Marketing)
.
Ênio Padilha
2ª ed. 2014 - 176 páginas

Apresentação: Ricardo Meira (Arquiteto, Quadrante Arquitetura, Brasília)
Prefácio: Rodrigo Bandeira-de-Melo (Engenheiro e Professor da FGV, SP)






Esta página é especialmente dedicada aos leitores do livro ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA. Aqui apresentamos as conclusões do livro, reproduzidas das últimas páginas (167 e 168)

PALAVRAS FINAIS

Este livro tem Doze Capítulos. E podemos tirar dele uma dúzia de Conclusões (não necessariamente uma por capítulo).

1) Abrir um escritório de Arquitetura/Engenharia requer algumas características ou habilidades de empreendedor. Mas exige, sobretudo, a percepção de que um negócio próprio é uma responsabilidade que vai além das questões meramente técnicas ou financeiras.
Um Escritório de Arquitetura/Engenharia deve servir aos clientes (produzindo serviços de qualidade), aos empregados e fornecedores (inspirando confiança e tranquilidade), aos colegas profissionais (valorizando a profissão) e, principalmente, ao próprio arquiteto/engenheiro (garantindo as melhores condições de exercício profissional digno, produtivo e lucrativo);

2) O primeiro passo para a abertura de um escritório deve ser a análise cuidadosa das alternativas de Modelo de Negócio. Escritório Individual, Sociedade Simples, Associação entre profissionais ou sociedade entre multiplos profissionais são Modelos de Negócios que têm prós e contras que merecem uma atenção detida dos empreendedores iniciantes.

3) É possível abrir uma empresa sem um Plano de Negócio. Muita gente faz isso.
Mas também é possível construir uma casa sem projetos de Arquitetura e de Engenharia. E os arquitetos e engenheiros sabem muito bem o que isso significa.

4) A ESTRATÉGIA é aquilo que a empresa faz, sistematica e deliberadamente, para atingir os seus objetivos e cumprir a sua missão. E a maneira como uma empresa é administrada deve refletir a sua estratégia. Portanto, a estratégia é anterior à Administração e a Administração deve ser entendida como a arte de transformar a ESTRATÉGIA em ROTINA

5) As teorias da Administração (desde Taylor e Fayol até os dias de hoje) são estruturas intelectuais que explicam e sustentam as ações dos administradores. Escritórios de Arquitetura/Engenharia que não adotam as teorias da Administração são geridos como se estivesse na idade da pedra empresarial, onde cada um fazia o que bem entendia dentro da empresa.

6) A Administração é subdividida em quatro grandes áreas: Administração da Produção, Administração de Pessoas (Recursos Humanos), Administração Financeira e Administração do Mercado (Marketing). A simples manutenção do escritório, em todas as suas perspectivas, já é, em si, um investimento de tempo, dinheiro e energia que o profissional não pode desconsiderar no seu planejamento estratégico

7) A administração das rotinas do escritório merece planejamento cuidadoso e o desenvolvimento de instrumentos (manuais, algoritmos, formulários, equipamentos, ferramentas…) tão sofisticados quanto os instrumentos utilizados para a produção dos serviços


8) O exercício da Arquitetura ou da Engenharia, do ponto de vista comercial, não pode ser encarado como uma atividade individual. Grande parte do trabalho, em um escritório de Arquitetura/Engenharia, não exige elaboração intelectual nem decisões que dependem do domínio das ciências de base. Ou seja, podem (e devem) ser realizados por pessoas com formação básica (e salários menos dispendiosos)

9) Uma boa equipe de trabalho (por ser um recurso raro, idiossincrático e dependente do tempo e da trajetória) é, via de regra, um recurso valioso e, portanto, um DIFERENCIAL COMPETITIVO. A Vantagem competitiva é, quase sempre, uma consequencia natural.
Um escritório de Arquitetura/Engenharia que possui uma equipe técnica excelente geralmente estabelece uma Vantagem Competitiva sobre os seus concorrentes.

10) O Conhecimento e o controle dos custos do Escritório de Arquitetura/Engenharia são a base para a Administração Financeira eficaz e eficiente. Sem uma boa administração financeira nenhuma empresa tem futuro.

11) Os modelos de precificação utilizados pela maioria dos Escritórios de Arquitetura/Engenharia são equivocados ou ineficientes ou as duas coisas. É preciso avaliar um novo modelo de precificação que leve em conta todos os custos, a capacidade produtiva do escritório e também seus diferenciais competitivos;

12) A Administração do Mercado (Marketing) não deve ser entendida apenas como esforço de promoção e vendas. A relação com o mercado exige muito conhecimento, experiência e capacidade de ação e reação diante do comportamento dos stakeholders (e não apenas dos clientes).

Espero que você tenha aproveitado a leitura e desejo muito sucesso nos seus negócios. Fique à vontade para escrever aqui os seus comentários a respeito deste livro

ÊNIO PADILHA
Engenheiro Eletricista/Mestre em Administração
professor@eniopadilha.com.br

Comentário #1 — 02/02/2013 00:37

Carlos A Gorges — Arquiteto — Curitiba

Boa Noite, gostaria de informações de como faço para conseguir os modelos de planilhas em Excel do Livro ADM de Escritórios de Arquitetura e Engenharia, pois no livro (pag. 105 diz para pegar os modelos na pag. eniopadilha.com.br/administracao e senha no final do livro) e a mesma não está acessando!

Réplica de Ênio Padilha

A página para obter os materiais citados no livro é www.eniopadilha.com.br/administracao e o login e senha já foi enviado por e-mail para o leitor.
Se você tiver a mesma dúvida, por favor envie e-mail para secretaria@eniopadilha.com.br

Comentário #2 — 14/05/2014 01:29

Alex Yogoro — arquiteto — Uberlândia

Acabei de ler o livro e gostaria de agradecer por compartilhar conhecimentos tão úteis e uma visão abrangente sobre diversos aspectos de um escritório de Arquitetura (ou Engenharia).

Réplica de Ênio Padilha

Obrigado, Alex.
É bacana quando um leitor manifesta satisfação com o trabalho da gente.
Boa sorte com o seu escritório.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4460784

7