O SEGREDO DO SUCESSO

(Publicado em 05/04/2003)



"Pergunte a um empresário bem sucedido qual é o segredo do sucesso da sua empresa.

Ele certamente dirá que, em primeiro lugar, a qualidade do produto (mercadoria ou serviço) é muito boa, que o atendimento aos clientes é um ponto forte da empresa, que a capacidade de enxergar alternativas e nichos de mercado também são coisas que pesam muito. Isto sem falar na disposição para o trabalho duro, os sacrifícios enfrentados, a coragem, a flexibilidade, etc, etc, etc.

Agora pergunte aos concorrentes desse mesmo empresário o que eles acham. Quais são os ingredientes da receita de sucesso dele: você vai ouvir coisas como deslealdade comercial, falta de escrúpulos, produto ou serviço barato associado a baixa qualidade, sorte, corrupção, desonestidade, sonegação de impostos, propaganda enganosa e outras cobras e lagartos.

E daí? Daí que podemos concluir algumas coisas importantes: primeira: não se pode avaliar uma empresa a partir do que dela diz o seu proprietário;
segundo: não se pode avaliar uma empresa pelo que dizem dela os seus principais concorrentes;
terceiro: É praticamente impossível construir, em pouco tempo, uma empresa de sucesso baseada apenas na competência e no trabalho honesto.

Epa! Quer dizer, então, que todas as empresas de sucesso, tem, no fundo de algum armário, o esqueleto de alguma atividade desonesta?

Não, absolutamente. O que se quer dizer é que Qualidade, Bom Atendimento e Honestidade são atributos cujos resultados só se manifestam depois de muito tempo (cinco, dez, quinze anos). E que, nem toda contribuição extra profissional que uma empresa tem para o seu crescimento precisa ser, necessariamente, desonesta ou irregular.

Existem coisas imponderáveis que quase nunca são relacionadas por um empresário ao descrever as razões do sucesso de sua empresa. Por exemplo: um cidadão casado com a filha do homem mais rico da região, dificilmente citará este “detalhe” para explicar o seu acesso fácil a linhas de crédito ou a parcerias comerciais lucrativas.

Da mesma forma, um empresário cuja empresa tenha como ponto de partida ou de sustentação uma herança recebida jamais vai enxergar nesse item alguma relevância, preferindo atribuir os resultados à sua determinação e competência.
Um cidadão cuja empresa é sustentada pela mão de obra (barata, sem impostos e sem causas trabalhistas) de meia dúzia de filhos e filhas também é capaz de acreditar que o crescimento da sua empresa se deve unicamente a qualidade do produto fabricado ou do serviço prestado.

O segredo do sucesso de uma empresa, portanto, não existe. O sucesso de uma empresa é o resultado de muitos fatores, alguns visíveis, outros nem tanto. Alguns perfeitamente controláveis, outros totalmente casuais. Alguns apenas circunstanciais, outros forçados. Alguns engrandecedores, outros indignos de serem mencionados.

Acreditar que a nossa empresa só se dá bem porque tem qualidade e bom atendimento é o mesmo que acreditar que o concorrente só se dá bem, porque é desonesto, inescrupulo e cínico.

Simplifica a questão, mas não acende as luzes sobre os verdadeiros caminhos e obstáculos.





PADILHA, Ênio. 2003





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