ÊNIO PADILHA ESTEVE EM FLORIANÓPOLIS - SC


O EVENTO E OS PARTICIPANTES


Evento: 4º Encontro Estadual do CREAjr-SC
Promotor: CREA-SC
Palestra: Gestão de Carreira e Marca Pessoal
público: Estudantes de Engenharia e de Agronomia de todo o Estado de Santa Catarina, integrantes do Crea-Jr



(Veja as fotos publicadas no Twitter @EnioPadilha e aguarde a publicação aqui)




A PONTE HERCÍLIO LUZ



Saiba algumas coisas interessantes sobre esse ícone da Capital Catarinense


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A ponte Hercílio Luz é o principal cartão postal de Florianópolis.
Foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do estado, na ilha de Santa Catarina, à sua parte continental, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas.

É a maior ponte pênsil do Brasil (e uma das maiores do mundo), com 821,005 m de comprimento total (o vão central tem 339,471 m de extensão) uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Florianópolis tinha, então, 40 mil habitantes.

A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14 250 m³ de concreto. As duas torres principais têm 74,21 m de altura. O vão pênsil tem uma altura média de 30,86 m em relação ao nível da maré.

A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz (engenheiro). Ele, no entanto, não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, doze dias depois de inaugurar uma réplica de madeira, construída na Praça XV especialmente para o ato simbólico. O nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a morte de seu idealizador, em póstuma homenagem.

O projeto é de autoria dos engenheiros norte-americanos Robinson e Steinman, e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos, tendo sido construída por equipe composta de dezenove técnicos especializados norte-americanos e operários catarinenses.

Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro de 1990.

O pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor, entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de idade. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico.

O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade (minha turma, na faculdade, fez as fotografias da formatura justamente ali). Na área também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz (Florianópolis).

Comentário #1 — 28/04/2014 14:47

Lucia Abrão — Administradora Escolar — Salete

Parabéns pela nova versão do Site, está lindo! Adoro ler seus artigos; mesmo não sendo profissional da área de Engenharia e Arquitetura, é muito interessante e produtivo visitar esse espaço. Muito interessante o artigo sobre a Ponte Hercílio Luz, um patrimônio histórico de nosso Estado e que pouco conhecemos sobre história da mesma. Obrigada pelo prazer e alegria que nos proporciona com artigos tão interessantes e que nos leva a viajar através da história...

RÉPLICA DE ÊNIO PADILHA

Lúcia, querida.
Sua presença constante no nosso site é motivo de alegria.
Fico feliz que você goste do que fazemos.
(tá na hora de vir nos visitar em Balneário Camboriú, não é mesmo?)

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