ARARANGUÁ-SC

O Turista Acidental (Ênio Padilha) esteve em Araranguá-SC, para o curso ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS EM ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA com organização da AESC Associação dos Arquitetos e engenheiros do Extremo sul Catarinense




A VIAGEM


(estradas, aeroportos, hotéis, restaurantes e... eventualmente, pontos turísticos)
Veja as fotos publicadas em instagram.com/enio.padilha
(algumas serão publicadas aqui)





ARARANGUÁ


[IMG;ta_20140913.jpg;640;C]Araranguá é um município brasileiro litorâneo do extremo sul do estado de Santa Catarina. Desmembrado de Laguna, foi elevado à categoria de município em 3 de abril de 1880, cuja instalação se deu em fevereiro de 1883, com 61.339 habitantes, é uma das cidades mais prósperas do Sul catarinense. O município é cortado pelo Rio Araranguá e se divide em duas áreas distintas: O Centro e suas proximidades, próximo a BR-101, com largas avenidas e comércio intenso, e o litoral, dotado de natureza privilegiada, o que faz a cidade ser conhecida por suas belezas naturais.






IGREJA MATRIZ DE ARARANGUÁ


[IMG;ta_20140912_ararangua_igreja.jpg;640;C]
A Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens é a mais antiga da Diocese de Criciúma. Sua sede é a cidade de Araranguá. Criada em 1848

Segundo o historiador Daniel Alves Bronstrup, em 1816 o Alferes Lino dos Santos fez a solicitação ao bispo do Rio de Janeiro, para este enviar uma imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Naquele momento, o provável destino seria a Capela de Cangicas, a única existente na região. É interessante salientar que no pedido constava o interesse em uma imagem bastante grande. Quando da criação da Freguesia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em 04 de maio de 1848, o local escolhido para ser a sede foi a região onde hoje se encontra o centro da cidade, localidade chamada naquele momento de Campinas.

No ano de 1902, a região central passou a ser remodelada, seguindo o que determinava a planta da cidade de Antônio Lopes de Mesquita (conhecido Engenheiro Mesquita). A Igreja passa agora a ser de alvenaria, mas não tão grande como a atual.

A atual Igreja Matriz de Araranguá foi inaugurada em 1958, e apresenta traços arquitetônicos bem diferentes da antiga.

A imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que fica na igreja matriz, no centro de Araranguá, chegou em 1872. Inicialmente a estátua, esculpida na Bahia, havia ficado em Laguna-SC durante meses, até que se decidisse um lugar definitivo. Ao chegar no então distrito, a imagem foi guardada em casas particulares até que a igreja nova, inaugurada em 1902 (já demolida).





O EVENTO E OS PARTICIPANTES


Promotor: AESC
Curso: Administração de Processos Produtivos em Escritórios de Arquitetura e Engenharia
Local e data: ACIVA, 13/09 - 09h00



Veja as fotos publicadas em instagram.com/enio.padilha




O título desta seção é uma referência ao livro \"O Turista Acidental\" da escritora norteamericana Anne Tyler.

Comentário #1 — 12/07/2019 20:36

Pedro — programador — Bolsa



Ola

Comentário #2 — 12/07/2019 20:39

Pedro — programador — Bolsa

Ola

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 6257 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

5381753

231