UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

(Publicado em 21/08/2006)



Ano passado não fui para a SOEAA (Semana Oficial da Engenhria, da Arquitetura e da Agronomia), por razões que deixei claro em artigo que publiquei algumas semanas antes do evento: a SOEAA não teria (e não teve) nenhum atrativo que valesse o sacrifício e o investimento.

Neste ano também não fui à SOEAA. Mas desta vez foi por conta do meu mestrado (que está consumindo minhas energias, embora seja um investimento pessoal muito importante).

Há alguns dias o presidente do Confea, Marcos Túlio, declarou que a SOEAA-2006 seria um \"divisor de águas\" na história da \"Semana\". Confesso que não levei muita fé na promessa. Desculpe, presidente.
Hoje, no entanto, estou convencido de que o senhor tinha razão.

A SOEAA 2006 não está perfeita, é claro. Mas está MUITO melhor do que as anteriores. Está, finalmente, conferindo dignidade ao nosso sistema profissional. Está permitindo que um profissional como eu, no interior do Brasil, sinta-se orgulhoso de ser engenheiro (ou arquiteto, ou agrônomo).

Acompanhei, agora de manhã, pela internet, o debate entre os candidatos a presidência da república. O primeiro evento da SOEAA depois da abertura ontem à noite.
Mesmo sem a presença de Alckmin (que foi representado pelo candidato a vice-presidente, José Jorge) e de Lula (que não participa de nenhum debate) o evento foi um sucesso, com as presenças ainda de Heloisa Helena e Cristóvam Buarque (além da mediação do debate, feita pelo renomadíssimo jornalista Paulo Markun). Atraiu público, atraiu o interesse da mídia (já foi notícia nos noticiários nacionais de TV ao meio dia), e conseguiu, pela primeira vez nos últimos 10 anos, o interesse dos próprios participantes da SOEAA, que lotaram o auditório, quando, em anos anteriores, aproveitariam a manhã para fazer turismo.
A transmissào, pela internet, do ponto de vista técnico, foi um primor de competência. Do ponto de vista do conteúdo, milhares de profissionais no Brasil inteiro puderam usufruir do evento tanto quanto os que estavam presentes no auditório. Isso se chama democratizar a participação.

A programação do evento traz ainda grandes nomes para apresentações de conferências, hoje (21), amanhã (22) e quarta-feira (23). Nomes de peso como Ariano Suassuna, Amyr Klink, Marcos Pontes, Renan Calheiros, Carlos Maxmiliano Fayet, Luiz Fernando Heneck, Mércia Maria Botturade Barros, Adriana de Oliveira, Carla Vasconcelos, Bernardo Fonseca Tutikian e Maurício Moreira da Silva Bernardes. Um grande time, sem dúvida.
Mesmo que algumas dessas presenças não sejam confirmadas, a promessa do presidente de que essa SOEAA seria um divisor de águas já está cumprida. Parabéns.

Some-se a isso tudo a escolha (no sábado, dia 19) de Anjelo da Costa Neto para presidência da Mutua e podemos dizer que existe, sim, algo de novo no comando do Sistema Confea/Crea/Mútua. Parece que há uma luz no fim do túnel.

É esperar para ver. E ver para crer.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO
[IMG1;Divulga_Livro.png;650;C;http://www.oitonovetres.com.br/loja]




---Artigo2006

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4444395

4