A HISTÓRIA DE UM VENCEDOR NO ESPORTE E NA VIDA

JOSÉ MARIA NUNES



Se hoje, perto de completar 70 anos, José Maria Nunes ainda fosse o Zeca, morasse num barraco simples, numa fazenda qualquer no interior de Santa Catarina e vivesse com os parcos recursos de uma aposentadoria minguada, enfrentando as dificuldades do analfabetismo e da pobreza absoluta... ele estaria apenas cumprindo o seu destino natural.

Mas ele mudou seu destino aos 18 anos, quando descobriu e foi descoberto pelo atletismo, em pleno Exército Brasileiro. Era então analfabeto e miserável.

As transformações na sua vida foram muitas e importantes. Mas elas não caíram do céu, não foram fáceis nem rápidas e nem foram apenas para ele. As vitórias pessoais de José Maria Nunes foram combustível para transformações na vida de muita gente.

O atleta campeão, o professor renomado e o profissional reverenciado que ele é hoje foi forjado em centenas de batalhas com todos os ingredientes de uma história brasileira, que combina sorte, azar, fama, brigas, política, dinheiro, família, mudanças de cidades e de trabalhos, adversários fortes, amigos importantes, fãs apaixonados, muito talento, muita disciplina… e muita luta.

Mas o que essa história tem de mais extraordinária, além do imenso talento de atleta campeão é a espetacular capacidade de se adaptar, de enfrentar e vencer desafios pessoais, conquistando centenas de medalhas e troféus, uma legião de fãs e seguidores, obtendo conhecimentos e diplomas universitários, conquistando posições de comando e liderança e, finalmente, o respeito de todos os que o conhecem e com ele convivem.

Tudo isso é a receita perfeita para um livro que certamente despertará o interesse de muitos leitores de Santa Catarina e do Brasil. Leitores que, nos anos 1970, não sabiam de onde tinha surgido aquele fenômeno que assombrou as pistas de atletismo. Leitores que hoje se perguntam: o que foi feito dele? O que ele fez, depois que parou de correr? E de muitos outros leitores que conhecerem o Professor Nunes depois de 1990 e que, talvez nem saibam que ele foi um grande campeão no atletismo.

Uma busca feita na internet em outubro de 2015 com o nome “José Maria Nunes” resultava (acredite!) nenhuma página com referências a este que ainda é o atleta vencedor do maior número de medalhas de ouro (atletismo masculino) dos Jogos Abertos de Santa Catarina, a competição mais importante do estado. Durante mais de uma década (de 1968 até 1982) José Maria Nunes imperou absoluto nas pistas e nas corridas de rua. Depois de encerrar a sua carreira de atleta e treinador de atletismo, seguiu sua trajetória de professor, tendo importante participação na implantação do IFTSC, unidade de Jaraguá do Sul. Mais tarde, já aposentado, continuou trabalhando na sua formação em Quiropraxia, com milhares de clientes na sua cidade (Jaraguá do Sul) e no estado de Santa Catarina.

Existe, portanto, uma legião de ex-alunos das escolas técnicas nas quais ele atuou, como professor e diretor, de pacientes da sua clínica de Quiropraxia e de pessoas que o conhecem de outros trabalhos sociais, e que não fazem ideia de que estão tratando de um campeão brasileiro e multi campeão de Santa Catarina. Além disso, não fazem ideia de que ele, aos 19 anos era analfabeto e aos 29 anos estava formado em um curso superior -- Educação Física (e que, depois disso, concluiu outros dois cursos superiores: Pedagogia e Administração Escolar e uma pós graduação em Educação Física).

Por essas razões entendemos que a história de José Maria Nunes, um vencedor, no esporte e na vida, merece ser contada. Merece ser conhecida de todos os catarinenses e brasileiros.

No que depender de mim, essa história será bem contada!

ÊNIO PADILHA
Engenheiro, professor, autor e ex-atleta (atletismo - 1975 a 1984)

Comentário #1 — 15/07/2016 14:28

Afonso Gentil Ramos — Comerciário — Florianópolis

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4444096

4