NA DÉCADA DE 1950 FOI O MARKETING.
AGORA É A GESTÃO.

(Publicado em 15/05/2019)





Imagem: OitoNoveTrês



QUANDO O MARKETING CHEGOU AO BRASIL, no início da década de 1950, ele foi logo apropriado por professores, autores, consultores e outros senhores que mal tinham lido a orelha de um ou dois livros e já se apresentavam como especialistas no tal do marketing. E foi nessa tocada que o marketing, no Brasil, se resumiu a comunicação, propaganda e publicidade .

Agora está acontecendo a mesma coisa com a GESTÃO. Temos zilhões de blogueiros, influencers, consultores e outros senhores (e senhoras) apresentando suas dicas e truques de gestão de empresas... Mas quando vamos analisar direitinho o que está sendo dito e escrito, vemos que esses ensinamentos não vão além do marketing. Não passam da superfície do universo da gestão de empresas. Esses gurus raramente fornecem qualquer informação ou orientação consistente sobre administração do processo produtivo, construção e gestão de equipes (recursos humanos) ou gestão empresarial de finanças, que são as outras três grandes áreas que, juntamente com o Marketing, formam a Ciência da Administração.

Enfim, como eu já disse aqui, no artigo ABRE TEU OLHO, COLEGA ARQUITETO não custa ficar atento.





PADILHA, Ênio. 2019





DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 4794 na caixa ao lado.

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

26/04/2024 11:03:45     6211350

252