Warning: mysql_connect(): No such file or directory in /home/eniopadilha/www/lereescrever/lereescrever_00_contador.php on line 9

Warning: mysql_select_db(): No such file or directory in /home/eniopadilha/www/lereescrever/lereescrever_00_contador.php on line 10

Warning: mysql_select_db(): A link to the server could not be established in /home/eniopadilha/www/lereescrever/lereescrever_00_contador.php on line 10

Warning: mysql_query(): No such file or directory in /home/eniopadilha/www/lereescrever/lereescrever_00_contador.php on line 13

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/eniopadilha/www/lereescrever/lereescrever_00_contador.php on line 13

Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/eniopadilha/www/lereescrever/lereescrever_00_contador.php on line 14

Warning: mysql_query(): No such file or directory in /home/eniopadilha/www/lereescrever/lereescrever_00_contador.php on line 24

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/eniopadilha/www/lereescrever/lereescrever_00_contador.php on line 24
Ler e Escrever - Novo livro de Ênio Padilha (2011)


Em setembro
Novo livro de Ênio Padilha


título:   LER E ESCREVER
Coletânea de Artigos e Ensaios sobre a Valorização Profissional
de Engenheiros e Arquitetos
1a edição, 2011

texto:  

Ênio Padilha

ilustrações:  

Nono Nonono

apresentação:  

Maristela Macedo Poleza (Arquiteta)

prefácio:  

Sebastião Lauro Nau (Engenheiro Eletricista)

capa:  

Márcio Shalinski
Ênio Padilha

foto na 4a capa:  

Helena Loch

produção executiva:  

Ana Maria Drummond
Carolina da Silva
Áurea Loch

projeto gráfico:  

Márcio Shalinski
Ênio Padilha

revisão gramatical e ortográfica:  

Nononon no Nononon

editoração eletrônica:  

Márcio Shalinski

revisão editorial:  

Carolina da Silva

fotolitos impressão e acabamentos:  

Gráfica e Editora Pallotti

© Copyright e direitos autorais  
reservados na forma da lei para:
  


Ênio Padilha

Catalogação na fonte:  

Nonono Nonon (Bibliotecária - CRB-99/999)


Engenheiros encontram nos seus livros
a verdade absoluta.
E na vida real não há verdades absolutas.
Há coisas insondáveis no comportamento humano que as escolas de engenharia não ensinam aos seus alunos.
Elas estão preocupadas em ensinar coisas concretas, que podem ser quantificadas matematicamentee o comportamento humano não pode

Engenheiro Weber Figueiredo
Professor na Escola de Engenharia da UERJ e no CEFET

Poucas profissões exercem igual fascínio.
Poucas profissões oferecem tão largo campo ao trabalho da criação.
A arquitetura reúne em si duas atividades aparentemente antagônicas, mas que se completam: a poesia e a construção; a intenção plástica presidindo o trabalho de concepção. Imposta ao estudo do homem, do seu comportamento em sociedade, das suas necessidades e aspirações; no conhecimento das técnicas e dos meios de realização.

Arquiteto Affonso Eduardo Reidy
(1909–1964)


SUMÁRIO (Artigos e ensaios publicados no livro)

♦ Prefácio

Engenheiro Eletricista Sebastião Lauro Nau

♦ Ler e escrever

Artigo publicado em 1987 e que discorre sobre a necessidade de agir no mundo, assumindo as responsabilidades para as quais estamos preparados

♦ A cruzada

Artigo, resposta a um leitor, explica por que não posso deixar de falar sobre as questões que envolvem as entidades de classe e suas lideranças

♦ Valorização profissional

Este artigo e os seguintes correspondem à coletânea publicada em 2003 e que serviu de base para um dos Textos Referenciais do 7º Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea

♦ Dignidade

♦ Realização

♦ Reconhecimento

♦ Segurança

♦ Futuro

♦ Por que é que a gente é assim?

Escrito em fevereiro de 2002, este artigo já pode ser considerado "famoso", pois foi publicado em centenas de jornais, revistas, websites e outros veículos de comunicação de entidades de classe, conselhos profissionais e escolas de engenharia. Apresenta uma explicação para o comportamento dos profissionais de Engenharia no mercado e na sociedade. Não encerra "a verdade" sobre o tema. Apenas uma das explicações que devem ser consideradas por quem esteja honestamente interessado em enfrentar e resolver este problema real.

♦ Carta a um engenheiro recém-formado

Meia dúzia de conselhos para um profissional recém-formado.

♦ Segunda carta ao engenheiro recém-formado (Capitalizar virtudes e defeitos)

Um segundo olhar sobre as características que os recém-formados costumam considerar como pontos fracos e que podem perfeitamente constituir pontos fortes. Fortíssimos!

♦ Por que odiamos tanto o Crea (1)

Esta sequência de artigos exploram as considerações feitas pela maioria dos profissionais do sistema, geralmente motivadas menos pelos reais defeitos do Crea e mais pela sua comunicação inconsistente ou insuficiente

♦ Por que odiamos tanto o Crea (2)

♦ Por que odiamos tanto o Crea (3)

♦ Por que odiamos tanto o Crea (4)

♦ SOEAA – o nosso maior evento

A SOEAA é o maior evento do Sistema Confea/Crea. E já é realizada há quase 70 anos. Por que ainda não aprendemos a fazer isso direito?

♦ Odeio Política!

O artigo tenta mostrar que detestar a política e desprezar os políticos não aborrece os poderosos. Muito pelo contrário. Isto é tudo o que eles mais querem.

♦ Eleições no sistema CONFEA/CREA

Algumas considerações sobre as características particulares do tipo de eleição que temos no nosso sistema profissional (em quem se beneficia disto)

♦ Que tipo de líderes temos em nosso Sistema profissional?

Que tipo de perfil predomina entre os gestores das nossas entidades profissionais

♦ Felizmente a maioria das entidades não é assim

Um relato indignado sobre um episódio envolvendo uma "liderança" profissional.

♦ Nossas entidades de classe não são empreendedoras

Análise e discussão sobre um "efeito colateral" do Retorno dos 10% das ARTs para as entidades de classe

♦ Vale a pena participar de entidades de classe?

Sim. Vale a pena. Aqui tentamos demonstrar isso com alguns argumentos interessantes.

♦ Valor e responsabilidade do engenheiro e do arquiteto

O artigo mostra que somos responsáveis não apenas pelas obras que fazemos mas também pelas obras que não fazemos (e permitimos, por omissão, que sejam feitas por quem não sabe fazer direito)

♦ Carnaval, futebol, engenharia e arquitetura e a lógica de operação das nossas profissões

Como Engenheiros (nas construções) e Arquitetos (nos projetos de interiores) abriram mão de estabelecer um estilo próprio para trabalho, limitando-se a reproduzir o modus operandi dos que já ocupavam esse espaço antes deles

♦ Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Por mais que possa parecer fácil (para quem é arquiteto ou engenheiro) a noção de fácil ou difícil precisa ser melhor entendida por eles antes de conversar com seus clientes.

♦ Não é tão obvio quanto parece

Mesmo tema do artigo anterior. Discute-se a necessidade de observar as diferenças de perspectiva entre o cliente e o profissional, especialmente durante as negociações

♦ Engenheiros não são ouvidos (ou não se fazem ouvir?)

Por que, no Brasil, os engenheiros não são chamados para dar opinião sobre nada (nem mesmo em assuntos de engenharia)?

♦ Não sou um idealista!

O texto mostra que (1) ser idealista nem é tão bom assim; (2) todas as propostas devem ter consistência e exiquibilidade.

♦ É só uma idéia

Mas vale a pena dar uma olhada nisso.

♦ Devagar com o andor!

Discussão sobre a febre da falta de engenheiros no Brasil dos anos 2000

♦ Mais engenheiros, por favor!

É importante que os engenheiros de hoje não cometam os mesmos erros cometidos pelos engenheiros das décadas de 1950, 1960 e 1970... porque o tempo de vacas gordas pode não durar pra sempre.

♦ Luz de alerta para engenheiros e arquitetos

Engenheiros e arquitetos podem acabar levando as culpas quando as obras da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos começarem a se tornar problemas

♦ O que é que a engenharia e a arquitetura têm a ver com isso

Onde é que a Engenharia e a Arquitetura entram na questão das obras do PAC e do Programa Minha Casa Minha Vida?

♦ Dois engenheiros, oito milhões

Três coisas me aborrecem muito: Um, quando se faz apologia do sucesso de quem não estuda menosprezando ou descrevendo como tolo aquele que estudou; Dois, quando uma história sem pé nem cabeça é "vendida" como verdade absoluta só porque "deu na internet"; Três, quando engenheiros ou arquitetos são ridicularizados em público por alguém que nunca sentou num banco de faculdade de Engenharia ou de Arquitetura e, portanto, não sabe do que está falando....

♦ Parece mentira

A questão da Placa de Obra vista por outro ângulo

♦ Ser competente é um compromisso ético

A Ética Profissional vista pelo ângulo da utilidade mercadológica

♦ Engenharia e administração: um casamento por Conveniência

A importância que a Administração profissional tem para a Engenharia (e vice-versa)

♦ Água e vinho (nossas intermináveis brigas internas)

♦ Engenheiros e engenheiros

♦ O quinto mandamento

Os três últimos deste livro estão conectados por três idéias importantes: 1) Arquitetura e Engenharia são duas profissões diferentes e praticadas por pessoas diferentes que tiveram formações diferentes e que, por conseqüência têm visões de mundo completamente diferentes; 2) Engenharia e Arquitetura são profissões interligadas pela realidade do dia-a-dia. Dependemos uns dos outros para garantir o sucesso do nosso trabalho. A interdisciplinaridade é uma marca forte da nossa realidade profissional. 3) Precisamos tirar o foco do nosso próprio umbigo (nosso sistema profissional e seu emaranhado de portarias, resoluções, e leis) e olhar para o mercado. É lá, naquele campo, que o jogo está acontecendo.



QUERO SER INFORMADO QUANDO A VENDA DO LIVRO FOR INICIADA
Você receberá um e-mail com o aviso de que o livro foi disponibilizado para venda no site www.eniopadilha.com.br
   
Nome: 
Profissão: 

Engenheiro Civil, Arquiteto, Agrônomo, Engenheiro Químico, Administrador...

Cidade:    UF:
E-mail: 
Observações: 

Escreva, no campo acima, uma mensagem para o autor ou para a Editora
(dúvidas, solicitações, informações importantes, etc)

 








ORGANIZE E PROMOVA O LANÇAMENTO DO LIVRO NA SUA CIDADE
CLIQUE AQUI E SAIBA COMO


1