OS DOIS PRINCIPAIS RECURSOS DE
MARKETING DO CREA

Duas coisas são essenciais para o marketing do Crea: os eventos e as publicações.

Promover eventos e fazer publicações(*) são as principais atividades meio de um Conselho Profissional, uma vez que são os eventos, juntamente com as publicações, as ações pelas quais a organização reúne e obtém o envolvimento de pessoas visando a consecução dos seus objetivos finais.





Imagem: OitoNoveTrês



(Ano 01 – Número 05 – Publicado em 10/11/2020)



É através dos eventos que o Crea promove as interações e oportunidades de intervenção (através de ações esclarecedoras e produtivas) sobre as percepções dos envolvidos (sejam os profissionais ou a sociedade).

Um evento é um acontecimento que tem (a) um momento definido para começar, (b) um tempo de duração estabelecido e (c) um ou mais objetivos a serem atingidos.

Os eventos podem ser culturais, esportivos, empresariais, técnicos, fechados ou abertos, gratuitos ou pagos e de abrangência local, regional, estadual, nacional, internacional.

Nos Creas, os eventos importantes são, geralmente, EVENTOS EMPRESARIAIS.

São eventos que envolvem profissionais, com objetivos de aprimoramento técnico, gerencial ou político. Caracteriza-se por seu público de interesse (empresários, profissionais liberais ou autônomos, estudantes de áreas profissionalizantes) e pelos temas centrais (desenvolvimento profissional, aquisição de informações...).

Os exemplos mais típicos de eventos empresariais são os cursos, seminários, palestras, painéis, oficinas e congressos.

O Crea realiza e/ou apoia/patrocina eventos empresariais em todo o seu território de jurisdição dispensando para essa atividade uma considerável soma de recursos, sendo razoável, portanto, que se avalie o potencial de marketing que esses eventos apresentam para a organização.
A maioria dos problemas identificados na organização e promoção de eventos pelos Creas (ou por entidades patrocinadas) está ligada ao processo decisório.

Uma das características fundamentais dos eventos é a sua hora marcada. Uma vez determinado, o evento não espera. Ele irá acontecer no momento previsto. Isto é dado como variável incontrolável. As outras coisas é que vão variar de acordo com as decisões dos organizadores.

A qualidade do evento bem como seus custos são resultados diretamente vinculados à antecedência das decisões tomadas. Em linguagem de engenheiro podemos dizer que a qualidade do evento (Qe) é diretamente proporcional ao tempo decorrido entre a Tomada de Decisão (TDe) e a realização do evento; por outro lado, os custos do evento (Ce) são inversamente proporcionais ao tempo decorrido entre a Tomada de Decisão (TDe) e a realização do evento.

Assim, (1) Qe = k * TDe

e (2) Ce = k * 1 / TDe

A combinação das equações (1) e (2) pode ser enunciada da seguinte forma: “quanto mais demorada é a decisão sobre o evento, menor será a sua qualidade e maior será o seu custo”.

Esta conclusão, por mais óbvia que possa parecer, não tem sido observada por quem decide sobre os eventos, gerando enormes desgastes e prejuízos para o Crea e para o Sistema Profissional como um todo.

É preciso um planejamento estratégico cuidadoso para a escolha dos eventos que serão organizados, promovidos, patrocinados ou apoiados, visando otimizar os resultados esperados para o marketing da instituição
.





PADILHA, Ênio. 2020




(*) Trataremos das publicações em outra edição.




Leia também: CARTA AOS PRESIDENTES ELEITOS DOS CREAS
Uma eleição cria, em torno do candidato, uma bolha de otimismo e de apoio. Nesta bolha ninguém (a não ser que seja muito amigo) irá apontar o dedo e dizer que você está errado. Isso é um perigo. Você não pode levar essa bolha para dentro do Crea. Lembre-se da frase de Santo Agostinho: "Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem."

O QUE O CREA PODE FAZER PELA ENGENHARIA
A falta de conhecimento científico da nossa população afeta profundamente o desenvolvimento da Engenharia nacional. O despreparo científico das pessoas que vão trabalhar na construção civil ou mesmo ser nossos clientes compromete a qualidade dos nossos trabalhos. Muito das nossas soluções de projeto, obtidas como resultado de anos e anos de estudos e pesquisa se perdem nas obras porque o executor não sabe ler direito.

TRANSPARENTE. NÃO APENAS TRANSLÚCIDO
Desde 2006 tanto o Confea quanto alguns Creas já transmitem suas reuniões plenárias ao vivo pela internet. Aplaudimos a iniciativa que certamente torna as atividades dos conselhos mais transparentes.

FISCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
É comum que o presidente do Crea defina a si mesmo como um Gestor. Mas não foi para isso que ele foi eleito. Ele foi escolhido para liderar. Existe uma diferença entre essas duas coisas.





DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 6017 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

5038695

196