OS DOIS PRINCIPAIS RECURSOS DE
MARKETING DO CREA

Duas coisas são essenciais para o marketing do Crea: os eventos e as publicações.

Promover eventos e fazer publicações(*) são as principais atividades meio de um Conselho Profissional, uma vez que são os eventos, juntamente com as publicações, as ações pelas quais a organização reúne e obtém o envolvimento de pessoas visando a consecução dos seus objetivos finais.





Imagem: OitoNoveTrês



(Ano 01 – Número 05 – Publicado em 10/11/2020)



É através dos eventos que o Crea promove as interações e oportunidades de intervenção (através de ações esclarecedoras e produtivas) sobre as percepções dos envolvidos (sejam os profissionais ou a sociedade).

Um evento é um acontecimento que tem (a) um momento definido para começar, (b) um tempo de duração estabelecido e (c) um ou mais objetivos a serem atingidos.

Os eventos podem ser culturais, esportivos, empresariais, técnicos, fechados ou abertos, gratuitos ou pagos e de abrangência local, regional, estadual, nacional, internacional.

Nos Creas, os eventos importantes são, geralmente, EVENTOS EMPRESARIAIS.

São eventos que envolvem profissionais, com objetivos de aprimoramento técnico, gerencial ou político. Caracteriza-se por seu público de interesse (empresários, profissionais liberais ou autônomos, estudantes de áreas profissionalizantes) e pelos temas centrais (desenvolvimento profissional, aquisição de informações...).

Os exemplos mais típicos de eventos empresariais são os cursos, seminários, palestras, painéis, oficinas e congressos.

O Crea realiza e/ou apoia/patrocina eventos empresariais em todo o seu território de jurisdição dispensando para essa atividade uma considerável soma de recursos, sendo razoável, portanto, que se avalie o potencial de marketing que esses eventos apresentam para a organização.
A maioria dos problemas identificados na organização e promoção de eventos pelos Creas (ou por entidades patrocinadas) está ligada ao processo decisório.

Uma das características fundamentais dos eventos é a sua hora marcada. Uma vez determinado, o evento não espera. Ele irá acontecer no momento previsto. Isto é dado como variável incontrolável. As outras coisas é que vão variar de acordo com as decisões dos organizadores.

A qualidade do evento bem como seus custos são resultados diretamente vinculados à antecedência das decisões tomadas. Em linguagem de engenheiro podemos dizer que a qualidade do evento (Qe) é diretamente proporcional ao tempo decorrido entre a Tomada de Decisão (TDe) e a realização do evento; por outro lado, os custos do evento (Ce) são inversamente proporcionais ao tempo decorrido entre a Tomada de Decisão (TDe) e a realização do evento.

Assim, (1) Qe = k * TDe

e (2) Ce = k * 1 / TDe

A combinação das equações (1) e (2) pode ser enunciada da seguinte forma: “quanto mais demorada é a decisão sobre o evento, menor será a sua qualidade e maior será o seu custo”.

Esta conclusão, por mais óbvia que possa parecer, não tem sido observada por quem decide sobre os eventos, gerando enormes desgastes e prejuízos para o Crea e para o Sistema Profissional como um todo.

É preciso um planejamento estratégico cuidadoso para a escolha dos eventos que serão organizados, promovidos, patrocinados ou apoiados, visando otimizar os resultados esperados para o marketing da instituição
.





PADILHA, Ênio. 2020




(*) Trataremos das publicações em outra edição.




Leia também: CARTA AOS PRESIDENTES ELEITOS DOS CREAS
Uma eleição cria, em torno do candidato, uma bolha de otimismo e de apoio. Nesta bolha ninguém (a não ser que seja muito amigo) irá apontar o dedo e dizer que você está errado. Isso é um perigo. Você não pode levar essa bolha para dentro do Crea. Lembre-se da frase de Santo Agostinho: "Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem."

O QUE O CREA PODE FAZER PELA ENGENHARIA
A falta de conhecimento científico da nossa população afeta profundamente o desenvolvimento da Engenharia nacional. O despreparo científico das pessoas que vão trabalhar na construção civil ou mesmo ser nossos clientes compromete a qualidade dos nossos trabalhos. Muito das nossas soluções de projeto, obtidas como resultado de anos e anos de estudos e pesquisa se perdem nas obras porque o executor não sabe ler direito.

TRANSPARENTE. NÃO APENAS TRANSLÚCIDO
Desde 2006 tanto o Confea quanto alguns Creas já transmitem suas reuniões plenárias ao vivo pela internet. Aplaudimos a iniciativa que certamente torna as atividades dos conselhos mais transparentes.

FISCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
É comum que o presidente do Crea defina a si mesmo como um Gestor. Mas não foi para isso que ele foi eleito. Ele foi escolhido para liderar. Existe uma diferença entre essas duas coisas.

OS DOIS PRINCIPAIS RECURSOS DE MARKETING DO CREA
Promover eventos e fazer publicações são as principais atividades MEIO de um Conselho Profissional, uma vez que são os eventos, juntamente com as publicações, as ações pelas quais a organização reúne e obtém o envolvimento de pessoas visando a consecução dos seus objetivos finais

ELEIÇÕES NO SISTEMA CONFEA CREA 2020 (RESULTADOS)
Relação dos candidatos eleitos em todos os Creas





DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 7603 na caixa ao lado.

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

26/04/2024 19:22:18     6211474

328